DICAS

COMO ESCOLHER A ACOMODAÇÃO IDEAL?

Está em dúvida de como escolher a melhor acomodação para o seu intercâmbio? Confira essas dicas!

Published

on

Atualizado em 07/02/23

Escolher a melhor acomodação para o seu intercâmbio pode parecer difícil quando você não conhece bem as particularidades de cada tipo de moradia. No entanto, concluir esta missão com sucesso é imprescindível para que os dias vivendo fora do país sejam tranquilos e proveitosos.

Para acertar na escolha, é importante entender que a acomodação de intercâmbio ideal depende das necessidades individuais, disponibilidade financeira, objetivos de intercâmbio e, principalmente, do perfil de cada viajante. Portanto, é preciso deixar de lado aquela velha pergunta sobre “qual é a melhor acomodação de intercâmbio?” e se questionar sobre “qual é a melhor acomodação de intercâmbio para mim?”.

Para ajudá-lx a descobrir a melhor acomodação para o seu intercâmbio, listamos abaixo as características dos principais tipos de acomodação. Confira!

Casa de família: contato com o dia a dia dos moradores 

Localizadas em bairros residenciais (em média, a 1 hora de transporte público do centro da cidade ou do campus da escola), as casas de família são indicadas para quem deseja conhecer um pouco mais da rotina dos moradores do país escolhido durante o intercâmbio.

Isso porque, ao escolher se hospedar em uma casa de família, o estudante tem a oportunidade de acompanhar os seus hábitos e costumes. Outro benefício que este tipo de acomodação pode proporcionar, é a prática do idioma em situações cotidianas (o que contribui significativamente para o processo de aprendizado)! 

Hoje em dia, o perfil das famílias que recebem os estudantes está cada vez mais diverso, por isso, o estudante que escolhe essa opção precisa ter em mente que vai encontrar algumas diferenças culturais, principalmente em relação a organização e a alimentação. E aqui vale destacar um ponto: fora do Brasil, é comum as refeições serem pequenos lanches e não refeições completas como encontramos por aqui.

O fato de poder contar com café da manhã e jantar foi um dos motivos que levou o estudante de administração Felipe de Oliveira Pezzato optar por uma casa de família quando fez curso de inglês na EC de Los Angeles. “É uma boa opção para quem não quer economizar. A família me recebeu de forma muito acolhedora e me ajudaram muito em todas as questões. Além disso, é ótimo para praticar o idioma e conhecer mais sobre as notícias da região onde está”, afirma.

A presença de um responsável na casa costuma proporcionar maior sensação de segurança, muitas vezes, necessária para quem viaja sozinho pela primeira vez. Por outro lado, é preciso levar em consideração que optar por morar em uma homestay significa aceitar as regras da família em relação aos horários e às tarefas da casa.

Residência estudantil: para fazer amizades e se divertir 

Ótima oportunidade para quem deseja fazer amizades e interagir com outros estudantes durante o intercâmbio, as residências estudantis costumam ficar localizadas mais próximas às escolas e hospedam alunos de diferentes nacionalidades.

Neste tipo de acomodação, é possível escolher entre ficar hospedado em quarto individual ou compartilhado, sendo que, em ambos os casos, as áreas comuns como cozinha, lavanderia e sala de estar são compartilhadas por todos os moradores da residência, o que proporciona inúmeros momentos de troca cultural. 

Quem opta por se hospedar em uma residência estudantil consegue desfrutar de maior liberdade em relação aos horários. Em contrapartida, o clima de confraternização nas residências estudantis pode incomodar quem possui um estilo de vida mais reservado ou que deseja focar mais nos estudos. Além disso, também existem regras a serem seguidas, por exemplo, em relação ao silêncio, que deve ser respeitado durante a noite, e regras em relação à limpeza e organização dos quartos, banheiros e das áreas em comum. 

As residências possuem características diversas, podendo ser casas ou apartamentos, outras podem oferecer mais opções de lazer do que outras, como sala de jogos, piscina e academia. Ou seja, tudo isso também precisa ser levado em consideração quando você estiver escolhendo sua opção de acomodação. 

Apartamentos alugados: independência e foco nos estudos

Indicados para quem procura maior conforto e privacidade, os apartamentos costumam atrair, geralmente, aqueles que vão fazer cursos de educação superior, casais viajando juntos, famílias ou servir como segunda moradia para estudantes cujo intercâmbio tem longa duração. Isso porque é bastante comum que, após certo período vivendo em casa de família ou em residência estudantil, alunos que ainda possuem um longo tempo de intercâmbio pela frente, acabem mudando para um apartamento em busca de maior conforto, liberdade e independência.

É importante lembrar, no entanto, que este tipo de acomodação tem custo mais elevado e que também reduz consideravelmente o contato com o idioma e cultura locais. Como alternativa, é possível optar por dividir a moradia com um ou mais colegas. 

Campus universitários: uma experiência de filmes no exterior 

Quem sempre sonhou em ter uma experiência como a dos filmes em uma residência dentro de uma universidade, tem a opção de escolher esse tipo de acomodação ao participar de alguns tipos de programas, como os Programas de Férias para Adolescentes do STB ou programas de idiomas onde as escolas ficam localizadas dentro das universidades.

Ao escolher uma acomodação em um campus universitário, o estudante pode desfrutar da mesma estrutura que os alunos da faculdade: em geral, são separados por gênero e os quartos podem ser individuais ou duplos. Já as áreas comuns, como cozinha e banheiro, costumam ser compartilhadas. As regras aplicadas para hóspedes temporários também são as mesmas das válidas para alunos da instituição e podem valer para quesitos como horários, possibilidade de visita etc.

Um dos principais benefícios da hospedagem em campus é a possibilidade de aproveitar a infraestrutura do local, como o refeitório, lojinhas, quadras esportivas, biblioteca e computadores, entre outras coisas.

Agora que você já sabe mais sobre as possibilidades de acomodação, que tal começar a planejar o seu intercâmbio? No site do STB, você encontra mais informações sobre os nossos programas e destinos onde são oferecidos. Aproveite para solicitar o contato de um de nossos especialistas por WhatsApp!