IDIOMAS

Desenvolvendo soft skills no intercâmbio

Entenda a importância das soft skills e como desenvolver essas habilidades enquanto estuda no exterior

Published

on

As soft skills são habilidades comportamentais muito valorizadas atualmente. Competências subjetivas e difíceis de avaliar, também conhecidas como habilidades pessoais ou interpessoais. Um importante diferencial não só no mercado de trabalho, mas nas relações com pessoas. 

Para quem pretende desenvolver um currículo global, as soft skills são essenciais, pois demonstram que o profissional está qualificado para assumir responsabilidades e apto para lidar com colegas de trabalho em um ambiente multicultural. 

Embora as competências técnicas sejam fundamentais, as soft skills podem dar uma vantagem significativa no mercado de trabalho. Diversas empresas reconhecem que as competências técnicas podem ser ensinadas, mas as competências interpessoais são ainda mais difíceis de se desenvolver, indicando a vantagem do profissional de se integrar numa equipe, saber lidar com desafios e contribuir positivamente para o sucesso da organização.  

As pessoas que investem no desenvolvimento de suas competências interpessoais, têm mais chances de se destacar em suas carreiras. Nesta lista, separamos 3 soft skills e 6 cursos para desenvolvê-las: 

Você pode se interessar: 5 benefícios do intercâmbio para a sua carreira 

Liderança e Gestão 

A capacidade de motivar e inspirar outras pessoas, delegar tarefas de forma eficaz e fornecer orientação, contribui para um ambiente de trabalho positivo e oportunidades de crescimento na carreira. Mesmo se o profissional busque cargos como especialista, é fundamental que saiba liderar e gerenciar suas próprias demandas. 

Liderança e Gestão – UC San Diego 

O Certificado de Liderança e Gestão da UC San Diego é voltado para profissionais que desejam desenvolver suas competências no ambiente de trabalho. A dinâmica do curso envolve a construção de liderança em uma equipe, comunicação com ideias persuasivas e gerenciamento de projetos em grupo.   

Curso de Inglês para Negócios e Liderança  – Kings Boston 

O programa de Inglês para Negócios e Liderança oferece uma vivência prática no mundo dos negócios, permitindo que os alunos aprimorem seus conhecimentos de inglês por meio de estudos de casos, visitas a empresas e oportunidades de networking. Essas visitas proporcionarão uma experiência prática, permitindo que conheçam de perto o funcionamento das empresas e tenham insights valiosos sobre o empreendedorismo e a dinâmica do mundo dos negócios. 

Comunicação eficaz 

As habilidades de comunicação são essenciais não só nas relações interpessoais, como no ambiente de trabalho. Ser capaz de transmitir informações com clareza e ouvir ativamente, ajuda a evitar mal-entendidos, promove um trabalho em equipe eficiente e melhora as interações com clientes. Uma boa comunicação também ajuda a dar e receber feedback de forma construtiva. 

Diploma em Comunicação para Negócios com CO-OP – Greystone College 

O curso possibilita que os estudantes desenvolvam um conjunto de habilidades de comunicação fundamentais para construir e manter relacionamentos de negócios. Poderão aprender estratégias de desenvolvimento pessoal e autoconsciência, essenciais para desenvolver uma carreira de sucesso no mercado de trabalho.   

Aulas de Conversação 

As Aulas de Conversação da ES English são ideais para quem deseja falar inglês com confiança. Os estudantes terão a oportunidade de participar de discussões, debates e simulações de situações reais, para melhorar a expressão oral. Isso ajuda o aluno a desenvolver a confiança necessária para se comunicar efetivamente no idioma, se expressando de forma clara e fluida. Proporcionando um ambiente estimulante e prático para aprimorar suas habilidades de comunicação oral, fazendo com que esteja pronto para se expressar com confiança em situações da vida real. 

Solução de problemas e pensamento crítico 

Habilidades interpessoais como pensamento crítico e resolução de problemas são essenciais na carreira profissional nos dias de hoje. Analisar situações complexas, pensar fora da caixa, inovar, identificar soluções e fazer escolhas seguras, são competências que contribuem para a solução eficiente de problemas e o pensamento criativo no local de trabalho.  

Certificado de Estudos Gerais de Negócios com foco em Empreendedorismo – UCLA 

Esse curso aborda conceitos primordiais para empreendedores, como publicidade, marketing e gestão. Os alunos aprendem a criar e desenvolver um plano de negócios, conceitos práticos de administração, além de conceitos sobre gestão de projetos. 

Inovação e Empreendedorismo – UC Berkeley 

O programa de Inovação e Empreendedorismo é ministrado pela escola de Business da UC Berkeley (Haas School), combina a experiência acadêmica, visita a empresas e a dinâmica de um programa prático voltado para profissionais. Com conteúdo e estrutura de alto padrão, o curso tem foco em conceitos do Vale do Silício, como inovação, negócios e empreendedorismo. O programa da HAAS, onde é ministrado esse certificado, ficou na 11ª posição de melhores MBA’s do mundo. Na América do Norte, ocupa a 6ª posição. O estudante terá a oportunidade de estudar em uma instituição premiada internacionalmente, podendo até mesmo cursar matérias em conjunto com o programa contemplado.

Gostou do conteúdo? Quer encontrar o programa ideal para desenvolver suas soft skills? Converse com um Especialista STB e encontre o intercâmbio ideal para você!