INTERCÂMBIO

Solicitação de visto – Dicas

Confira dicas essenciais para te ajudar no processo de solicitação de visto

Published

on

Um dos medos mais comuns dos intercambistas é o processo para a solicitação de visto. Desde o preenchimento dos formulários, agendamento e entrevista, esse processo pode se tornar mais simples, desde que o estudante esteja atento a algumas dicas essenciais. 

Pensando nisso, reunimos conselhos de nossos especialistas, com informações importantes que podem auxiliar nas etapas de solicitação do visto. 

Primeiro passo: a importância de preencher o formulário corretamente 

Preencher os formulários de solicitação de visto para o consulado de maneira incorreta é um dos principais motivos que levam a ter o visto negado. Esses formulários contêm questões específicas sobre o perfil de cada pessoa, além de perguntas a respeito dos motivos da viagem e à maneira como ela será financiada.  

Dicas para preencher o formulário corretamente:

  • Tenha em mãos os principais documentos, como RG, passaportes e vistos anteriores (se houver)
  • A maioria dos formulários deve ser respondida no idioma local. Caso não conte com ajuda profissional, é importante ter consciência de que será necessário ter alguma noção da língua para preencher os formulários corretamente 
  • Cheque todos os dados várias vezes. Qualquer informação incorreta ou conflitante pode levar a um visto negado 
  • Seja sincero. Não há motivos para mentir se a sua intenção de visitar o país é genuína e o seus documentos estão corretos 
  • Não omita e nem exagere nenhum fato. Mais uma vez: sinceridade é tudo no processo de solicitação do visto

Segundo passo: a entrevista para a solicitação de visto

O momento da entrevista no consulado pode deixar muita gente apreensiva, mas as conversas costumam ser rápidas e tranquilas, abordando poucas questões, sempre de maneira objetiva. 

Embora as perguntas sejam normalmente as mesmas, não existe um roteiro para se preparar. A dica é não enrolar para responder e nem falar mais do que for perguntado. Também não apresente documentos que não foram solicitados. É importante manter a calma e responder tudo com sinceridade. Tenha em mente que você deve falar exatamente o que você escreveu nos formulários. 

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), uma das coisas mais importantes da entrevista é a comprovação de vínculos diretos no Brasil e que, por isso, não há a intenção de ficar no exterior. Neste contexto, embora não estejam listados como documentos obrigatórios para levar à entrevista no consulado, certificados de hospedagem, comprovantes do objetivo da viagem, cartas-convite e bilhetes de retorno ao Brasil podem ajudar a evitar problemas com a imigração durante a entrevista. 

Você pode se interessar: Países para estudar sem visto em 2023 

Principais perguntas feitas no consulado 

O objetivo dos oficiais é identificar qual a motivação da viagem, se você tem recursos financeiros e se retornará ao Brasil. Portanto, as perguntas costumam ser baseada nestes fatores. Algumas perguntas comuns são: 

  • Para onde você pretende ir e quanto tempo deseja ficar? 
  • O que você faz no Brasil? 
  • Há quanto tempo está empregado? 
  • Quanto é o seu salário? 
  • Você é formado em quê? 
  • Qual o objetivo da sua viagem? 
  • Você já viajou a outros países? 

Checklist de documentos importantes:   

  • Passaporte nacional válido, página de confirmação de preenchimento do formulário e o comprovante de agendamento de entrevista são documentos obrigatórios
  • Carteira de trabalho (se tiver), documento de bens, como carro ou imóveis (se tiver), declaração da escola e/ou diplomas de formação e atestado de matrícula da faculdade são documentos para gerar vínculos sociais
  • Declaração de imposto de renda de pessoa física e jurídica (se tiver), três últimos holerites e/ou comprovantes de rendimento e extratos bancários dos últimos três meses são documentos para gerar vínculos financeiros

Outros documentos 

Caso tenha passaportes anteriores, recibos de pagamentos ou vouchers referentes à viagem, como passagem, hotel, passeios etc. Se existir uma terceira pessoa ajudando ou arcando com a viagem, utilize também os documentos financeiros desta pessoa, incluindo uma carta simples assinada informando quem está auxiliando nos custos. 

Essas dicas para a solicitação do visto foram úteis para você? Conte com o STB para planejar seu intercâmbio! Fale com nossos especialistas e tire seus sonhos do papel!