Sem categoria

O que você precisa saber para fazer um curso nos EUA – Parte II

Published

on

Voltando a falar dos cursos que decidi fazer em Nova York, como e porquê. No post anterior contei um pouco sobre o curso de inglês na Embassy, terminado esse, irei fazer um outro mais relacionado à minha área profissional.

Como escolher um curso com foco em profissão?

No Brasil, trabalhava na Bullet desenvolvendo planejamentos estratégicos relacionados à internet para clientes na área promocional. Sempre fui apaixonada por internet, tecnologia e novas mídias, então estava a procura de um curso que fosse relacionado a esses tópicos. Além disso, devido ao meu blog Smelly Cat, onde escrevo sobre animação, e ao meu programa na MTV, buscava um curso que também abordasse esses assuntos.

Ou seja, é extremamente importante nessa hora você parar e analisar ‘O que eu gosto? O que vai melhorar meu currículo e me fazer feliz? Sobre o que eu realmente quero aprender?’.

Determinar esses objetivos é o passo inicial para você saber o tipo de curso que você irá procurar. Depois de pensar no meu histórico e no que eu tinha vontade de trabalhar, acabei basicamente com os seguintes assuntos: tecnologia, internet, animação, vídeo e novas mídias. Assim, tinha o pontapé inicial na minha busca por cursos.

O próximo passo foi que tipo de curso buscar. Já tenho diploma de graduação, então busquei algo complementar. Minhas opções ficam então: pós-graduação, curso de extensão, cursos rápidos e cursos intensivos.

Como funciona a Pós-graduação no exterior?

Quero muito fazer uma pós, mas diferentemente do Brasil que você paga a faculdade mensalmente, aqui você paga o semestre ou todo o ano letivo de uma vez, chega a ser assustador o valor. Tenha em mente cerca de US$20 mil o semestre, sendo que o pagamento é sempre à vista. É claro que tem várias formas de se conseguir bolsa escolar, mas mesmo assim, tem-se que ter em mente que o valor é maior do que no Brasil, pois afinal, os melhores cursos e faculdades do mundo estão aqui.

Para fazer uma pós-graduação (chamada aqui de ‘graduate’ ou ‘master’), ou mesmo para a graduação normal (‘undergraduate’ ou ‘degree’), é necessário também passar por um intenso processo seletivo onde, diferente do Brasil no qual você tem que fazer o vestibular, aqui você normalmente tem que:

  1. preparar duas ou três cartas de recomendação,
  2. currículo, portfólio,
  3. carta de apresentação dizendo porque é importante para você fazer aquele curso,
  4. diversas cópias de diplomas de outras faculdades e
  5. histórico escolar. Ou seja, um trabalhinho um tanto cansativo.

Não é difícil não (honestamente acho melhor do que vestibular), mas exige dedicação e para isso você pode contar com a super ajuda do STB. Eles te orientam em como conseguir todos os documentos e tiram todas as dúvidas.

Uma boa saída (e é exatamente o que eu estou fazendo) é, antes de gastar uma pequena fortuna na pós/graduação, fazer um curso de curta duração do curso que você quer fazer. Eles normalmente são oferecidos durante o verão, são chamados de summer intensive e duram cerca de um mês. Em algumas instituições eles também são oferecidos no decorrer do semestre. Assim, você tem uma prévia do que será o curso (se é exatamente isso que você quer) e também já ajuda a melhorar seu portfólio para quando for se inscrever no processo seletivo.

De acordo com minhas escolhas profissionais e, como eu já havia decidido por Nova York, o STB me indicou a faculdade e minha escolha foi pelo curso de Design & Tecnologia, que se encaixava mais que perfeitamente no que eu estava buscando.

O curso intensivo não tem muito tempo para teorias, é mais prática mesmo. E prática no sentido de não somente utilizar toda a tecnologia na sala de aula, mas como também fora dela. Nesse, por exemplo, vamos sair por Manhattan filmando parques, fotografando museus, buscando inspiração nas ruas e nas diferentes tribos e culturas nova-iorquinas para depois voltarmos para a sala de aula e juntar tudo isso usando as mais novas tecnologias. Basicamente, tudo o que eu sempre quis. Vamos ver como será, começo esse curso apenas no final de Junho!

Quer encontrar um curso no exterior que combine com você? Fale com o especialista em intercâmbio do STB!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.