Sem categoria

O que você precisa saber para fazer um curso nos EUA – Parte I

Published

on

Essa dica é importante para todos que sonham em estudar no exterior. Seja em Nova York, seja em qualquer lugar. Vou contar como foi que fui aos pouquinhos fazendo minhas escolhas até encontrar dois cursos que se encaixavam perfeitamente no que eu estava procurando.

Minha ideia inicial era morar em Nova York por um tempo. E aproveitando que já estaria lá, aprimoraria meu inglês e faria algum curso relacionado às áreas de meu interesse.

Como escolher um curso de inglês nos EUA?

Escolher o curso de inglês em Nova York foi mais simples, existem inúmeras escolas e os cursos são bem parecidos. O seu nível, você só saberá no primeiro dia de aula quando terá que passar por um teste para saber em que classe irá ficar e também o horário da sua turma.

Assim, dei uma procurada por ‘cursos de inglês em Nova York‘ no Google para ver o que aparecia. Existiam alguns bem estranhos, outros melhores e mais confiáveis. Cursos de inglês dentro de faculdade também pareciam interessantes, os chamados ESL – English as a Second Language, mas a burocracia para esses também era maior. Você tem que passar por um processo seletivo bem parecido com o de qualquer outro curso da faculdade e respeitar o deadline restrito deles. Por conta própria, acabei conseguindo ter um panorama geral das escolas de inglês que existiam pela cidade, mas ainda não estava 100% segura sobre elas.

Acabei indo ao STB para saber mais sobre os cursos e escolas e me sentir mais confiante sobre as minhas escolhas. O que aconteceu é que o processo pelo STB era muito mais simples, além de eles terem parceria com a escola que eu já tinha em mente. Acabou facilitando muito e não digo isso porque estou blogando aqui agora, fechei todos os meus cursos com a agência bem antes de saber da oportunidade de blogar.

Vi que não era um bom negócio fechar diretamente com a escola por conta da grande burocracia e tempo de espera. Para fazer a inscrição em qualquer escola, você deve responder alguns formulários e também comprovar que possui fundos suficientes para se manter na cidade (aluguel + alimentação + transporte + lazer + outras despesas) durante o período da sua estadia.

Visto de estudante para os EUA

Com o visto de ‘estudante’ não é permitido que você trabalhe nos EUA. Em outros países – como Inglaterra e Austrália – a lei é diferente. Só assim eles enviarão um formulário chamado de I-20 que é necessário para poder tirar o F1, também conhecido como ‘visto de estudante’ (mais detalhes sobre visto americano para estudantes). Com o STB não era necessária toda essa burocracia, pois eles já tem um contato mais direto com as escolas e além disso dá para dividir o valor do curso (coisa que não aconteceria se eu fechasse diretamente pela escola).

Tendo em mente que estou falando do processo nos EUA, o visto de estudante dura cerca de 4 anos, porém você deve estar estudando durante esse tempo. Caso seu curso seja, por exemplo, de 6 meses, você terá o visto para esse período, mais 30 dias depois que suas aulas acabarem. Terminado esse tempo, você deverá sair do país ou começar um novo curso e pedir transferência do visto para a nova escola para que sua situação no país seja legalizada.

Assim, começando com um curso de inglês para poder me virar melhor, entender 100% dos outros cursos e poder prestar o TOEFL e conseguir uma nota boa, vou fazer um curso de 12 semanas na Embassy. O TOEFL é um teste de inglês que as pessoas que não tenham o inglês como idioma principal precisam fazer para poder cursar quase que qualquer faculdade ou curso nos EUA. Então, se você pensa em fazer algum curso por aqui, pergunte na escola se é necessário ter o TOEFL e a pontuação exigida.

Quanto tempo é necessário para melhorar o inglês nos EUA?

Dizem que cada 4 semanas de um curso de inglês nos Estados Unidos equivalem a 1 semestre de inglês em um curso no Brasil, ou seja, 12 semanas equivalem a 1 ano e meio. Assim você talvez consiga saber mais ou menos quantas semanas são necessárias para você melhorar seu inglês.

Curso de inglês, escolhido. Próximo passo, cursos relacionados à minha área. Continuo contando minha experiência no próximo post!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.