Sem categoria

Como circular em Nova York?

Published

on

Faz exatamente uma semana que cheguei na cidade e parece que sempre estive aqui. Isso porque é muito fácil mesmo circular em Nova York. Existem estações de metrô para todos os lugares e quase que em toda esquina. Mas a melhor maneira de conhecer a cidade ainda é caminhando.

Manhattan é a ilha principal com 22km de comprimento, 3,5km de largura e – o melhor – plana! Ou seja, sem se cansar, você consegue facilmente passear pela cidade e visitar os principais pontos de Nova York. Além de seguro dia e noite, é muito gostoso fazer isso pois o que não faltam são lojas, restaurantes, galerias de arte, praças e muita coisa a ser fotografada. Os motoristas também respeitam demais os pedestres, então por mais distraído que você seja, é quase impossível ser atropelado. Não importa se está vermelho ou verde para o pedestre, o carro para e aguarda sem reclamar.

Para conhecer Nova York, em 3 minutinhos você consegue entender qual a lógica da ilha e saber que direção deve tomar para o lugar que está indo.

Como são as ruas de Nova York:

Primeiro tenha em mente o mapa de Manhattan com o Central Park como ponto central. As ruas e avenidas da ilha – com algumas exceções, como a Broadway (cruzando a cidade na diagonal) e Lower Manhattan – são como uma grade e são numeradas. Mega inteligente. Aqui eles respeitam bastante a bússola, parece que cada nova iorquino tem uma instalada no cérebro e sabe muito bem o que está fazendo, as ruas funcionam da seguinte forma:

  1. As Ruas seguem de Leste a Oeste, começando logo após a Houston Street (Lower Manhattan) com a chamada 1st Street, depois a 2nd Street e assim por diante até a 220th Street.
  2. Já as avenidas seguem do Norte para o Sul, começam na Avenue D, depois C, B e A e depois disso seguem pela mesma lógica que as ruas, da 1st Avenue até a 12th Avenue. Dê uma olhadela no mapa que vai sacar rapidinho!

Mosaico na entrada da estação 14th Street da linha 1 do metrô de Nova YorkMosaico na entrada da estação da 14th Street da Linha 1 do metrô

Como andar de metrô em Nova York?

Tendo isso em mente só falta a terminologia do metrô para saber para que lado você vai. Não importa onde você esteja, se quer ir para uma rua no Norte (algum número mais alto de onde você está agora) é Uptown, o contrário, para o Sul (alguma rua com um número mais baixo de onde você está) é Downtown. Ou seja, tanto no metrô de Nova York, como andando nas ruas, se você está na 34th Street e quer ir para a 56th Street, você vai Uptown. Agora, a 5th Avenue divide a ilha em dois lados East Side e West Side. Se você quer ir de um lado para o outro, é Crosstown.

Metrô de Nova York

Com o metrô é a mesma coisa, tenha sempre o mapinha das linhas do metrô no bolso e consulte a linha mais próxima para o lugar que deseja ir. Feito isso, é só escolher Uptown ou Downtown e esperar o próximo trem. Não importa o que veio fazer em NY, compre o MetroCard ilimitado em qualquer estação do metrô. Assim você fica livre para pegar o metrô quantas vezes quiser no mesmo dia. Só não se esqueça que, se passar o cartão sem querer e não entrar ou entrar na estação errada, precisa esperar 18 minutos para passá-lo novamente.

Mapa do metrô para circular em Nova YorkMapa do metrô de Nova York

Táxis também são relativamente baratos mas, assim como os ônibus, enfrentam o trânsito da cidade. Apesar do metrô ser 24 horas e ser ultra seguro, mesmo de madrugada, recomendo pegar um táxi na volta da balada ou do barzinho. Isso porque, devido à baixa quantidade de pessoas circulando essas horas, existem menos trens também e você pode ficar até 20 minutos na plataforma aguardando pelo próximo.

Pronto para circular em Nova York? Fale com um especialista em intercâmbio do STB!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.