DICAS

7 DICAS PARA SE PREPARAR PARA UM EXAME DE PROFICIÊNCIA

Investir na preparação pode fazer toda a diferença no resultado!

Published

on

Seja para ingressar em uma universidade no exterior ou até mesmo para comprovar suas habilidades e fluência em um idioma, os exames de proficiência são fundamentais para avaliar a sua compreensão e capacidade de se comunicar em outra língua.

Quando se trata do inglês, algumas das provas mais populares são o TOEFL, IELTS e Cambridge, mas cada vez mais opções também são aceitas pelas instituições de ensino. Por isso, compreender as especificidades da prova escolhida pode fazer toda a diferença no resultado.

Abaixo, separamos algumas dicas que podem te ajudar a se sair bem em um teste de proficiência:

1. PESQUISE SOBRE OS TESTES

Embora a maioria dos testes tenha o mesmo objetivo, eles diferem em sua abordagem, estrutura e critério de avaliação. Por isso, compará-los pode ser uma boa maneira de acertar ao optar pelo teste ideal.

VOCÊ PODE GOSTAR: DIFERENÇAS ENTRE TOEFL E IELTS

2. COMECE A TREINAR SEU OUVIDO

Dependendo da prova que você escolher, sua compreensão oral pode ser testada, em fases como entender e responder perguntas com base no idioma falado ou gravado. Portanto, comece a praticar o mais rápido possível, com músicas, séries e filmes no idioma que você pretende ser testado.

3. FALE PARA PRATICAR

Falar pode ser a habilidade mais difícil de dominar, especialmente se você não tiver com quem praticar. O objetivo é ganhar confiança para se sair bem na prova e conversar com outras pessoas é a melhor forma de se sentir mais confortável durante o teste.

4. DEIXE A MEMÓRIA EM DIA

No processo de preparação para um teste, estar com a memória em dia pode fazer toda a diferença. E não tem milagre, a principal dica é exercitar o cérebro. 

No caso dos testes de proficiência, há elementos como palavras de vocabulário específicas ou regras gramaticais que podem ser memorizados. Uma dica de estudo é o uso de flashcards para testar a memória.

5. TESTE O SEU TEMPO

Preparar-se para um exame de proficiência não significa apenas aprender as regras do idioma e requer também estar preparado para responder às perguntas no tempo alocado.

Alguns testes têm um tempo mais rígido do que outros, portanto, certifique-se de entender os requisitos do teste que deseja aplicar. A melhor maneira de se sentir confiante sobre o seu tempo em qualquer exame é com muita prática.

6. ESCREVA

A escrita mais eficaz é aquela que transmite claramente uma ideia específica. Nesse caso, praticar bastante, delineando e fazendo um brainstorming de toda a sua escrita antes de colocar no papel pode ajudar.

O tempo que você gasta na pré-escrita será amplamente recompensado quando você for capaz de criar rapidamente um primeiro rascunho sólido que transmita todos os seus argumentos.

7. INVISTA NA PREPARAÇÃO

No caso de provas especificas, quanto mais treino, melhor será o desempenho. Por isso, investir em um curso de preparação pode ser decisivo para o resultado.

Preparar-se no exterior risca praticamente todos os itens dessa lista, pois além de preparar para as questões específicas da prova, o curso dará ao estudante a oportunidade de praticar o idioma in loco e conquistar a segurança para se sair bem na prova.

Saiba mais sobre os cursos de preparação para exames de proficiência no exterior. Fale com um dos nossos especialistas!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.