DICAS

DICAS DE ESPECIALISTAS PARA CUIDAR DA SAÚDE MENTAL

Confira sugestões de como enfrentar a quarentena e cuidar da sua saúde emocional

Published

on

Em uma medida que seria inimaginável há alguns meses, o distanciamento social se tornou rotina em todo o mundo, iniciativa que tem a missão de reduzir a propagação do COVID-19.

Um estudo recente da revista médica The Lancet alerta que, embora extremamente necessária, o impacto psicológico da quarentena deve ser levado em conta. Por isso, especialistas ao redor do planeta estão unidos para disseminar as melhores dicas para manter o bem-estar neste período delicado.

Abaixo, reunimos boas sugestões de especialistas em psicologia e órgãos de saúde para ajuda-lx a cuidar da sua saúde emocional. Confira!

Tente criar uma rotina

A gente sabe que nem todo dia vai ser possível, mas quando der, substitua o pijama por uma roupa confortável e faça uma lista de tudo o que você espera resolver no dia. O objetivo é criar uma sensação de normalidade.  Transformar um ambiente específico da sua casa em área de trabalho pode ajudar a manter a produtividade e dar ânimo para cumprir a sua lista de tarefas.

Não deixe sua saúde física de lado

O exercício pode ser um aliado e tanto da saúde mental. Em dias de deslocamento limitado, é necessário ser criativo. Busque atividades que você se identifique e comece a praticar com o apoio de aplicativos ou vídeo-aulas.   Se puder, consuma de pequenos produtores e tente manter uma rotina de alimentação mais saudável, cozinhando sempre que possível. Outra dica que pode ajudar é estipular horários para dormir e para acordar.  

Se possível, ajude outras pessoas

Se você não estiver sujeito a regras restritas de isolamento e estiver em condições de fazê-lo, encontre maneiras de apoiar quem precisa. Pequenas ações de solidariedade no seu condomínio ou até mesmo doações para vaquinhas virtuais podem ser boas oportunidades. Além de fazer o bem, ajudar é um ótimo combustível para a saúde emocional.  

Mantenha-se ligado, mas aprenda a desconectar

Ao mesmo tempo em que a tecnologia é uma aliada incrível, permitindo o contato com amigos e familiares durante a quarentena, passar o dia inteiro conectado pode sobrecarrega-lo com informações desnecessárias.  Por isso, aproveite o melhor da tecnologia, mas saiba desligar quando necessário.  

Procure se manter informado por meio de fontes confiáveis, mas limite o seu acesso à notícias a duas ou três vezes por dia, no máximo.

Ressignifique os momentos de lazer

A criatividade será a sua maior aliada na busca por ressignificar os momentos de lazer durante a quarentena. Enquanto não é possível ir à praia, conhecer outro destino e reunir os amigos, busque atividades alternativas que também tragam bem-estar.

Reunir os amigos para um happy hour virtual, finalmente terminar aquele livro ou atualizar o catálogo de filmes e séries são apenas algumas ações que podem ajudar a liberar a energia e manter o pensamento positivo.

Lembre-se de que essas são medidas temporárias e que você não está sozinho.  Não desista dos seus sonhos e, caso queira conversar sobre seus planos de intercâmbio, nossos especialistas estão à disposição para atendimento online.