DICAS

CONHEÇA MUSEUS DIFERENTES PELO MUNDO

Published

on

Esqueça as pinturas clássicas ou qualquer outro clichê que naturalmente vêm à mente quando falamos sobre museus!  A verdade é que, dependendo da perspectiva com que se observa, quase tudo pode ser encarado como arte. Duvida? Então se liga nessa lista de museus diferentes pelo mundo que a gente preparou:

Bata Shoe Museum (Canadá)

Mais de 4500 anos de história estão reunidos no acervo do Bata Shoe Museum, que ilustra os hábitos, culturas, religiões e costumes da humanidade nos últimos séculos de uma forma diferente: por meio de uma enorme coleção de sapatos.

batashoej

Das sandálias egípcias aos sapatos mais modernos do nosso século, o museu possui a maior coleção de calçados do mundo! São mais de 13 mil itens – entre sapatos, meias e acessórios que, juntos, ajudam a retratar as tendências de moda e as mudanças comportamentais e culturais que as acompanharam.

Dublinia (Irlanda)

Onde a história da Irlanda ganha vida! O legado viking do país está em todos os cantos, mas este museu reúne os seus maiores tesouros: barcos, armas, roupas e utensílios domésticos, além dos mitos e mistérios. Na seção Medieval, os cheiros e sons de uma feira da época te transportam ao passado.

Por lá, é possível caminhar pelas “ruas” cenográficas, sentir o peso das correntes que prendiam os escravos, espiar seu alfabeto aprender mais sobre os crimes e respectivas punições da época. Em uma sala dedicada apenas a doenças, o destaque fica por conta dos bonecos que retratam os aspectos da lepra e da peste negra – doenças que assolaram a Europa Medieval.

Broken Relationships Museum (Croácia)

Como o nome já diz, este museu transformou em exposição uma situação bastante cotidiana: o fim dos relacionamentos amorosos. “ É um museu sobre você, sobre nós, sobre as maneiras que amamos e perdemos.”, diz o site da instituição que, em 2010, ganhou o Prêmio EMYA Kenneth Hudson de “mais inovador e ousado projeto de museu da Europa”.
gvadsbroken

Ursinhos de pelúcia, joias, quadros, coleiras de pets e objetos de decoração fazem parte do acervo, construído com a colaboração de doadores de diversas partes do mundo. Ao lado e cada objeto, é possível ler um depoimento de seu doador sobre a importância dele para a relação. A ideia é ressignificar o processo de luto pelo final do relacionamento, por meio da criatividade, transformando-o em arte.

MUSA (México)

As águas cristalinas de Cancun servem de lente para observar (de snorkel  ou a bordo de um barco de fundo transparente)  as mais 500 esculturas submersas do primeiro museu subaquático do mundo!
Silent-Evolution-Jason-DeCaires-Taylor-underwater-sculpture

A maioria das obras é de autoria do artista britânico Jason de Caires Taylor e foram criadas com o objetivo de recuperar a vida marinha na região. Isso porque os materiais usados na elaboração das esculturas incentivam o desenvolvimento de algas, peixes e corais. Muito legal, né?

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.