DICAS

5 DICAS PARA PRATICAR O IDIOMA ANTES DO INTERCÂMBIO

Saiba como se preparar para aproveitar ao máximo sua experiência no exterior!

Published

on

Aprender um novo idioma é uma experiência desafiadora e fascinante, especialmente para quem tem interesse por novas culturas. E fazer um intercâmbio é uma das melhores (e mais eficazes) ferramentas para obter fluência.

No entanto, é válido saber que a preparação para o período de estudos no exterior pode fazer a diferença na assimilação do aprendizado e na adaptação ao novo destino. Isso porque, quanto mais familiarizado o estudante estiver com a cultura e com o idioma, maiores serão as suas chances de se comunicar e estabelecer conexões ao desembarcar em um país.

Existem diversas maneiras de estimular o contato com uma nova língua antes de embarcar para a experiência no exterior. Confira algumas dicas que podem ajudar a absorver um idioma de forma eficiente:

1. Comece a treinar o seu ouvido

Uma das formas mais divertidas de se conectar com a cultura de um destino e ainda estimular o aprendizado do idioma é consumir o entretenimento local, o que inclui buscar por músicas, filmes, séries, canais de notícias e podcasts produzidos no destino.

Ouvir e prestar atenção ao que é dito é uma excelente maneira de expandir o vocabulário e de se familiarizar com o sotaque de uma região. Outra boa dica é buscar por traduções de músicas que você já conhece para começar a compreender o significado de algumas palavras.

É claro que você não precisará falar como nativos do idioma, mas isso fará com que seus ouvidos comecem a se acostumar aos sons emitidos – o que, mais pra frente, poderá ajudar na enunciação correta das palavras.

2. Ler também pode ajudar

Ao iniciar o curso no exterior, você terá livros didáticos e materiais de leitura recomendados, mas uma boa forma de se preparar para o conteúdo das aulas antes mesmo do intercâmbio é começar por textos mais leves.

Uma das principais dicas é reler algum livro no idioma que pretende aprender. O fato de já conhecer a história, permite que você se concentre na linguagem utilizada e não no enredo, focando na relação entre as palavras, na gramática e na estrutura do idioma.

Notícias de portais e revistas locais, histórias em quadrinhos e artigos online também são boas opções de textos curtos e rápidos para quem quer começar a se familiarizar com um idioma.

3. Aproveite as facilidades do ensino remoto

No último ano, o ensino remoto ganhou destaque e encurtou as distâncias em muitos aspectos. Embora não substitua a experiência de viver no exterior, fazer um curso online antes do intercâmbio pode ser uma excelente forma de iniciar o contato com o idioma.

O STB oferece a possibilidade de os estudantes iniciarem o curso remotamente, com professores internacionais e colegas de sala de diversas partes do mundo. Além de quebrar o gelo e estimular a conexão com pessoas de outras nacionalidades, praticar a conversação em um ambiente de aprendizado faz toda a diferença.

4. Configure seus dispositivos para o idioma que pretende aprender

Pode parecer confuso inicialmente, mas configurar dispositivos como celulares, relógios, televisão e computadores para o idioma que deseja aprender pode ser uma excelente maneira de assimilar algumas palavras.

Além disso, acionar os mecanismos de buscas em inglês, inclusive por voz, além de muito divertido, é uma excelente maneira de praticar para situações que você provavelmente irá viver no exterior.

5. Bora tentar escrever?

Quanto maior o contato com o idioma, mais confiante você se sentirá para conversar durante o intercâmbio. E escrever para praticar pode ajudar a melhorar a organização do seu pensamento antes de um diálogo.

Você pode começar escrevendo algumas frases por dia ou escolher manter um diário. Criar seu próprio dicionário de palavras também ajuda a ampliar o vocabulário. A dica é: sempre que aprender uma nova palavra, anote.

Outra boa estratégia, principalmente para estudantes com pouco conhecimento do idioma, é etiquetar coisas em casa. Isso o ajudará a memorizar as palavras, associando-as aos objetos ao qual foram anexadas.

Bônus: ao passar um tempo vivendo no exterior, você aprenderá muito mais do que o idioma. Você estará imerso na cultura e poderá compreender profundamente a história de um país por meio das expressões, do sotaque e até mesmo comida típica de cada região.

Além disso, prática e paciência são dois ingredientes fundamentais para o domínio de qualquer língua estrangeira e também partes importantes de uma experiência de intercâmbio. Seja qual for o seu estilo de aprendizagem, saiba que sempre haverá uma boa estratégia para você se destacar e atingir os seus objetivos. Conte com os nossos especialistas para descobrir as melhores possibilidades no exterior!