DICAS

TRADIÇÕES DE VALENTINE’S DAY PELO MUNDO

Conheça mais sobre como outros países celebram o dia do amor

Published

on

Em fevereiro,  pessoas de diversos países se preparam para declarar o amor que sentem por seus parceiros, amigos e familiares com a chegada do Valentine’s Day, celebrado tradicionalmente no dia 14.

No entanto, nem todos os países comemoram a data da mesma forma. Enquanto no Brasil utilizamos o dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, o “Santo Casamenteiro”, para celebrar o amor, algumas culturas separam outros dias especiais (ou até uma semana!) para a ocasião.

Como é o Valentine’s Day pelo mundo?

Há diversas formas de conhecer as tradições do Valentine`s Day ao redor do mundo, livros e filmes são algumas delas, mas nenhuma pode ser comparada a imersão que acontece durante um intercâmbio.

Para te inspirar, listamos dez diferentes tradições de Valentine’s Day ao redor do mundo. Confira!

China

Se você pretende fazer uma viagem para a China, saiba que mesmo com a recente popularização do 14 de fevereiro, os chineses mantêm uma tradição de séculos. O festival Qixi recorda a lenda em que um pastor e a filha de um rei se apaixonam e são forçados a se separar. Eles só poderiam se encontrar uma vez por ano, na sétima noite da sétima lua do calendário chinês.

No festival, os casais vão aos templos e rezam por prosperidade. À noite, olham aos céus enquanto as estrelas Vega e Altair (que representam o rapaz e a moça) se aproximam uma da outra.

Noruega

Se formos traduzir para o português ao pé da letra o significado de Gaekkebrev teremos algo parecido com “cartas de piadas”. Porém, essa tradição norueguesa do século 18 é mais romântica do que parece. Admiradores secretos escrevem poemas à pessoa amada com belos recortes e fundo branco por dentro.

A “piada” é a falta de assinatura na carta ou apenas uma indicação de quantas letras o nome do remetente tem. Se a pessoa adivinhar quem é o seu admirador secreto, ganhará um ovo de páscoa quando a data chegar. Se não adivinhar, é ela quem deve o presente.

Finlândia e Estônia

Nestes dois países, o 14 de fevereiro tem um significado mais leve. Para os finlandeses, a data se chama Ystävän Päivä; para os estonianos, Sõbrapäev. É uma celebração de amizade, na qual as pessoas trocam presentes e cartões e dizem “Feliz Dia do Amigo”.

Japão

No Japão, os casais se presenteiam com chocolates no dia 14 de fevereiro. Nesse caso, o tipo de chocolate faz toda a diferença: para maridos e namorados, são oferecidos chocolates de maior qualidade, conhecidos como honmei choco; para colegas ou conhecidos, os giri choco, um chocolate mais barato.

Se você não for muito querido, poderá receber o cho-giri choco, presente obrigatório reservado apenas aos conhecidos menos populares. No White Day, em 14 de março, aqueles que receberam um honmei-choco devem retribuir o favor oferecendo a pessoa amada presentes três vezes mais caros aos chocolates que receberam (normalmente joias ou lingeries).

Coreia do Sul

Como no Japão, na Coreia do Sul a pessoa amada também é presenteada com chocolates no Valentine’s Day, presente que deve ser retribuído no mês seguinte, no White Day.

Os sul-coreanos também inventaram uma nova data: o Black Day, em 14 de abril, para quem deseja celebrar a vida de solteiro. Nessa data, os que não têm um par se vestem de preto, reúnem-se com os amigos e comem o jajangmyeon, um noodle coreano com molho de feijão preto.

Argentina

Um dia não é o suficiente para os nossos hermanos argentinos. Por isso, eles dedicam uma semana inteira em julho à comemoração. Chamada Semana de la Dulzura, a celebração costuma acontecer entre os dias 1 e 7 de julho.

Com o lema “una golosina por un beso”, a ideia é que todos troquem doces por beijos – vale ganhar um beso na bochecha dos seus amigos e familiares!

Filipinas

Se você já sonhou em se casar junto aos seus melhores amigos, conhecidos, vizinhos e colegas, o Valentine’s Day nas Filipinas é a ocasião perfeita!

Todo dia 14 de fevereiro, milhares de casais se reúnem em locais públicos para casar em massa. Geralmente, essas celebrações são financiadas pelo governo como um serviço público, permitindo que todos realizem a cerimônia.

Eslovênia

São Valentim é o santo padroeiro da primavera na Eslovênia e 14 de fevereiro marca o primeiro dia de trabalho nos campos para o ano recém-chegado. Lá, as pessoas acreditam que é nessa data que as plantas começam a crescer e há até um provérbio que diz que “São Valentim traz as chaves das raízes”.

Há também a crença de que os pássaros pedem uns aos outros em casamento nesse dia (que marca o início da temporada de acasalamento). Para testemunhar a ocasião, você deve andar descalço pelos campos, que normalmente ainda estão congelados.

Apenas em 12 de março, no dia de São Gregório, as pessoas celebram o amor (quando o clima já está mais ameno).

África do Sul

Os sul-africanos costumam comemorar o Valentine’s Day com chocolates, flores e jantares românticos. Mas eles também seguem uma tradição que vem da Roma Antiga: as mulheres prendem um coração com o nome da pessoa amada nas mangas de suas camisas. Essa tradição é conhecida como “Lupercalia”.

País de Gales

Já imaginou receber uma colher de madeira no Dia dos Namorados? No País de Gales, além de festejarem o Valentine’s Day, é celebrada a união no dia de St. Dwynwen (o padroeiro galês do amor), em 25 de janeiro.

Porém, em vez de presentearem a pessoa amada com flores e chocolates, os galeses dão “colheres do amor” feitas de madeira. É uma tradição antiga, inspirada nos marinheiros do século 16, que deixavam artigos esculpidos à mão com as esposas enquanto navegavam.

Gostou dessas curiosidades? Aproveite a oportunidade de conhecer novas tradições de perto e comece agora a planejar  o seu intercâmbio!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.