DICAS

VIAJAR FAZ DE VOCÊ UMA PESSOA MELHOR

Published

on

Há poucas coisas mais enriquecedoras no mundo do que realizar uma viagem. Apesar de sabermos que a experiência pode mudar a vida de quem embarca, poucas pessoas param para pensar no quão transformadora ela pode ser tanto pessoalmente, quanto para a comunidade que nos cerca.

Precisa de mais alguns bons motivos para colocar os pés na estrada e fazer uma viagem internacional? Nós temos 20! Confira.

1. Viajar é algo educativo

Além de aprender na prática sobre novas culturas e idiomas, ao viajar você também tem a oportunidade de aprender mais sobre história, arquitetura, arte, música, moda, tecnologia e tantas outras coisas. É como uma enciclopédia melhorada, já que a leitura é substituída por vivências únicas e inesquecíveis.

2. Você se torna grato pelo que tem

Nenhum país é perfeito, e isso se torna evidente durante uma viagem. É que, muitas vezes, nos deparamos com pessoas que vivem em situações menos favoráveis que a nossa e que conseguem sobreviver com muito menos do que estamos acostumados. É neste momento que você passa a valorizar mais certos aspectos do seu país e se torna grato pelos recursos que tem.

3. Você cria responsabilidade

Turista segura uma câmera fotográfica na altura do rosto

Viajar significa sair da zona de conforto, deixar a rotina para trás e viver novas experiências. Além disso, quando você é forçado a se virar sozinho, sem o apoio da família e dos amigos, o amadurecimento é inevitável.

4. Você aprende sobre finanças

Uma viagem é, muitas vezes, a primeira grande compra que fazemos na vida – e, consequentemente, a primeira grande oportunidade de aprender mais sobre planejamento financeiro. Seja economizando e planejando com antecedência ou deixando para pagar a enorme conta do cartão de crédito posteriormente, você aprenderá muito sobre como e onde gastar o seu dinheiro da próxima vez que decidir viajar. Então, de uma forma ou de outra, será um grande aprendizado.

5. Você conhece novas pessoas

Se você cresceu em uma cidade pequena ou viveu sempre na mesma região, é normal ter a sensação de que conhece todo mundo ao seu redor. Sair desta bolha significa conhecer novas pessoas – e, mesmo que você cruze com alguém com que você não simpatize tanto assim, cada nova interação é uma oportunidade de crescimento e aprendizagem. Afinal, aprender a interagir com estranhos, a quebrar o gelo em situações desconfortáveis e a testar novas formas de integração são experiências que farão de você um comunicador mais confiante ao longo do tempo.

6. Você faz novas amizades

Três amigass se abraçam

A maioria de nós cresce com os mesmos amigos desde a infância, e viajar é uma das melhores oportunidades de fazer novas amizades depois de adulto (o que, acredite, é mais difícil do que parece). É que viajantes costumam ter muitas coisas em comum uns com os outros e, por isso mesmo, amizades feitas durante uma viagem têm grandes chances de durarem a vida inteira.

Além disso, fazer amigos ao redor do mundo é uma ótima desculpa para começar a planejar outras viagens – e é bem reconfortante saber que você terá com quem contar caso precise de hospedagem em outro país no futuro.

7. É uma oportunidade de se desconectar 

Se você conseguir passar duas semanas na Europa sem nem lembrar da existência da Netflix, já é um vencedor. O mundo é um lugar fascinante se nós conseguirmos desviar o olhar de nossos celulares por alguns minutos, e viajar é uma das melhores formas de desconectar, viver o momento presente e aproveitar tudo o que está a nossa volta.

8. Você descobre novas receitas e sabores

Nem mesmo a experiência de comer nos restaurantes de uma cidade multicultural pode ser comparada à sensação de provar comidas típicas e autênticas durante uma viagem. E se almoçar em um restaurante chinês ou jantar uma pizza são o que você considera como variedade gastronômica, seu paladar definitivamente precisa de novas experiências! Provar novos sabores ao redor do mundo não é apenas uma experiência maravilhosa, mas também é capaz de transformar a forma como você cozinha e se alimenta ao voltar para casa.

Além disso, você ficará surpreso ao descobrir que muitas das receitas que você provar pelo caminho são potencialmente mais saudáveis do que aquelas que você está acostumado a comer em casa. O fato é que há muito prazer envolvido no ato de provar novas receitas e sabores, e, se você não experimentar tudo o que as outras cidades e países têm a oferecer, você estará abrindo mão da sua felicidade.

9. Você se exercita sem perceber

A não ser que você esteja planejado alugar um carro próprio ou andar de Uber o tempo todo, você inevitavelmente irá se movimentar durante a viagem. Você irá se surpreender com o quanto é capaz de caminhar em um único dia sem ao menos se esforçar – e explorar uma nova cidade a pé ou de bicicleta certamente vai superar o gasto calórico de um treino semanal na academia. Além disso, toda essa atividade física vai ajudar a compensar as refeições maravilhosas que você fará durante as férias.

Garota caminhando sozinha sobre as pedras

10. Melhora a sua noção espacial

Ok, você consegue se locomover da escola para o trabalho, mas será que consegue encontrar o caminho do seu hotel se for deixado no centro de uma cidade desconhecida?

Você sabe dizer a diferença entre uma pessoa que parece amigável e alguém que está tentando te passar para trás? Consegue se responsabilizar por manter seus pertences em segurança o tempo todo? Sabe diferenciar uma boa comida de rua de um potencial causador de dor de barriga?

Todas estas habilidades são naturalmente desenvolvidas durante uma viagem e, independentemente do quão ingênuo você tenha sido quando começou a viajar, você aprenderá a cuidar mais de si mesmo a cada novo carimbo que adquirir em seu passaporte.

Círculo de amigos mostra passaportes de diferentes nacionalidades

11. Ajuda no processo de “deixar o ninho”

É praticamente impossível viajar e não sair da sua zona de conforto. Seja conversando com estranhos ou pulando de bungee jumping, fazer coisas fora do comum parece muito mais fácil quando você está de férias. Neste período você pode ser, literalmente, a melhor versão de si mesmo sem ninguém por perto para julgá-lo ou lembrá-lo de seu passado.

12. Você tem vontade de retribuir

Viajar nos mostra o quão privilegiados nós somos e, por isso, é comum voltar para casa com vontade de fazer mais pela comunidade local ou até mesmo pela nossa comunidade. Pode ser uma doação, um patrocínio, um programa de voluntariado ou até mesmo outra viagem planejada com o intuito de apoiar a economia local. O importante é que ser inspirado a retribuir é um dos melhores sentimentos que uma viagem pode despertar em você.

13. Você descobre outros pontos de vista

Viajar é uma fuga tão grande do seu dia a dia que isso realmente te ajuda a perceber o que é e o que não é importante para você. Por isso, não é raro voltar de uma viagem com novos planos para a sua carreira, novas metas para o seu relacionamento e novas perspectivas sobre coisas que costumavam te incomodar no passado.

14. Você desenvolve empatia

As pessoas podem ter hábitos e crenças diferentes, mas, no final das contas, a maioria de nós tem objetivos e prioridades muito parecidos. São surpreendentes as semelhanças que você pode encontrar com diferentes pessoas ao redor do mundo e é provável que haja alguém do outro lado do planeta passando pelas mesmas dificuldades que você. Viajar nos ensina que, apesar das diferenças culturais, religiosas e econômicas, nós somos muito mais parecidos uns com os outros do que imaginamos.

15. Você se torna mais tolerante

Viagens não têm o poder de transformar ignorância em tolerância automaticamente, mas, para a maioria de nós, quanto mais vivenciamos diferentes culturas, mais aprendemos sobre empatia e relacionamento. E o quanto antes começarmos a viajar, acreditando que as pessoas são intrinsecamente boas, tanto melhores nós seremos. Só porque as coisas são diferentes não significa que elas sejam ruins.

16. Você se torna mais independente

Viajar te ensina muito sobre quem você é, o que você gosta de fazer e quais são suas forças e fraquezas. Se você é indeciso, antissocial, misofóbico ou extremamente exigente com as refeições, você será testado durante a viagem e terá duas opções: voltar correndo para casa ou deixar novas habilidades florescerem.

17. É inspirador

Religioso ou não, idealista ou prático, há experiências incríveis vividas durante uma viagem capazes de tirar o fôlego e mudar a sua vida para sempre. Pode ser a realização da Trilha Inca ou o seu primeiro autêntico gelato italiano, mas todos nós vivemos momentos marcantes durante uma viagem que irão ajudar a moldar a nossa personalidade.

Duas senhoras vestidas com trajes típicos18. Você apoia a cultura local

O turismo representa grande parte da renda de países ao redor do mundo. Por isso, o tempo que passamos dormindo, comendo e explorando estes lugares também ajuda a alimentar e a sustentar diversas famílias por lá. Pode não parecer, mas todos os serviços em que colocamos nosso dinheiro durante uma viagem estão ajudando alguém em algum lugar, às vezes mais do que imaginamos.

19. É importante para o autoconhecimento

Todos nós precisamos de uma pausa em algum momento, e não há forma melhor de fazer isso do que se distanciando um pouco da rotina. Viajar é, muitas vezes, o único momento em que conseguimos ser mais “egoístas”, nos concentrando em nós mesmos e naquilo que realmente queremos fazer. Enquanto alguns precisam de pequenas escapadas várias vezes ao ano, outros preferem economizar para fazer viagens maiores, mas todos nós precisamos nos desconectar do dia a dia em algum momento.

20. Você passa a se importar menos com coisas e mais com experiências

Não leve a mal, alguns de nós realmente adoram coisas brilhantes, sapatos bonitos e um café elegante, mas, embora estas coisas tenham a capacidade de nos fazer felizes temporariamente, parece que elas não têm o poder de nos satisfazer por completo e estamos sempre buscando por mais e mais.  Por outro lado, quanto mais viajamos, mais somos capazes de perceber o real valor deste tipo de experiência e como os seus benefícios duram infinitamente mais do que a felicidade momentânea de comprar algumas coisas.  Até porque, no futuro, nossas memórias serão compostas pelas coisas que vimos e fizemos, e não por aquela linda jaqueta que compramos em 2012.

*Este texto foi escrito para o Travel Project,

Quer saber como uma viagem pode ajudar a criar a melhor versão de você mesmo? 

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.