CINEMA E SÉRIES

FACULDADES NO EXTERIOR: AS MAIS FILMADAS DO MUNDO

Quer fazer faculdade no exterior? Conheça os campus universitários mais famosos do mundo!

Published

on

Os campi universitários, formados por prédios de arquitetura impressionante, grandes espaços verdes e enormes bibliotecas, laboratórios e salas de aula, costumam povoar os sonhos de quem pensa em fazer a universidade no exterior. Não por acaso, já que produtores e diretores seguem fazendo um excelente trabalho ao captar algumas das instituições mais legais do mundo em séries e filmes famosos.

Pensando nisso, pesquisamos as universidades mais filmadas do mundo – algumas delas, parceiras do STB para quem sonha em estudar no exterior – e as listamos nesse texto com o objetivo de inspirar o seu intercâmbio. Separe a pipoca e confira as instituições que mais aparecem nas telas!

Quais são as universidades mais filmadas do mundo?

University of Southern California (USC)

A University of Southern California (USC) é uma das favoritas de Hollywood: simplesmente 177 produções (…e contando) foram gravadas por lá, sendo 69 filmes, 85 séries e 115 comerciais. Entre as mais populares estão “Legalmente Loira” (2001), “Forrest Gump” (1994), Matilda (1996), “A Rede Social” (2010) e “Gilmore Girls” (2000), entre outras.

University of British Columbia

Com o início da pandemia, seis produções tiveram que pausar suas filmagens na University of British Columbia (UBC), de acordo com o gerente de filmes e eventos da universidade, o que já dá uma ideia de quanto a instituição está envolvida na produção audiovisual do Canadá e de todo o mundo.

Entre as mais de 165 séries e filmes registrados por lá, alguns dos mais populares são “X-Men Origens: Wolverine” (2009) e “Ela é o Cara” (2006).

University of Toronto

A arquitetura brutalista da Universidade de Toronto é a queridinha dos diretores e produtores para histórias futurísticas, distópicas e de ficção científica. No entanto, entre as quase 100 obras registradas por lá, também estão filmes como “Meninas Malvadas” (2004), “Gênio Indomável” (1997) e “O Incrível Huck” (2008).

Harvard University

A Universidade de Harvard tem uma relação fascinante com o cinema e, embora proíba filmagens em seu campus desde 1970, quando a gravação de “Love Story” (1970) causou danos significativos ao campus, ainda recebe cerca de cinco solicitações por semana para a gravação de filmes ou documentários, além de cinco ligações por dia de pessoas que desejam usar o selo da universidade para fins comerciais.

University of Pennsylvania

A Universidade da Pensilvânia já foi cenário de muitos filmes famosos, incluindo o vencedor do Oscar “Filadélfia” (1993) e “Transformers 2: A Vingança dos Derrotados” (2009). Ao todo, 39 filmes e séries de TV foram gravados na universidade até 2021.

University of Oxford

Além de ser uma das universidades mais prestigiadas do mundo, Oxford também é um dos cenários mais reconhecidos do entretenimento. De Sherlock Holmes a X-Men, muitas produções foram gravadas por lá.

Sua arquitetura impressionante, que vai de torres góticas a paredes medievais, é um dos principais motivos pela alta demanda. No entanto, sua popularidade se potencializou após a conexão com os filmes Harry Potter, que além de ter diversas cenas registradas na universidade, também se inspirou em alguns ambientes da instituição para criar os cenários mágicos de Hogwarts.

University College London

Um dos diretores mais aclamados da atualidade, Christopher Nolan é ex-aluno da University College London e, não por acaso, escolheu a universidade como cenário de alguns de seus filmes mais famosos. Entre as 28 produções filmadas por lá, estão “Inception” (2010) e “Batman Begins” (2005), ambos de Nolan, e “Gladiador” (2000).

University of Adelaide

Com 26 produções registradas na universidade até 2021, a Universidade de Adelaide, na Austrália, cobra até USD 2 mil por dia de filmagem. Entre os filmes que têm a instituição como cenário está “Laranjas e Sol” (2010).

Fordham University

Alguns dos diretores mais famosos do mundo usaram a Fordham University como pano de fundo para seus filmes, do terror aos dramas vencedores de Oscar. Os alunos da instituição podem, inclusive, viver a curiosa experiência de assistir a palestras no cenário de um dos filmes mais assustadores do cinema: “O Exorcista” (1971), que teve cenas gravadas por lá.  

A lista de filmes que gravados na Fordham University inclui ainda produções como
“Uma Mente Brilhante” (2001) e “Wall Street: o dinheiro nunca dorme” (2010).

University of North Carolina

O campus da Universidade da Carolina do Norte apareceu em muitos filmes ao longo dos anos. A universidade estadual, que foi a única a conceder diplomas a seus alunos durante o século 18, aparece em filmes como “King Kong Lives” (1986) e “O Enigma das Cartas” (1993).

University of Minnesota

A Universidade de Minnesota também não está brincando quando se trata da possibilidade de filmar em seu campus: é cobrado cerca de mil dólares por dia de filmagem e mais USD 2500 pelas horas extras.

Ao todo, 19 filmes e séries foram gravados na instituição, entre eles a série “Dear White People” (2014), que escolheu a universidade para dar vida a fictícia Ivy League da série, a Winchester University.

Emory University

Com seus telhados vermelhos e uma paisagem cheia de colinas circundantes de Atlanta, a Emory University serviu de cenário para séries como “Vampire Diaries”, além de filmes como “Homem-Formiga e a Vespa” (2018) e “Estrelas Além do Tempo” (2016).  

Com uma lista tão completa de séries e filmes que se passam em universidades pelo mundo, não vai faltar inspiração para começar a planejar o seu intercâmbio. Agende agora mesmo um bate-papo com um de nossos especialistas para conhecer as nossas possibilidades de faculdades no exterior!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile