FÉRIAS PARA ADOLESCENTES

INTERCÂMBIO DE FÉRIAS NA INGLATERRA

O viajante Thiago Sgambato Silva nos contou como foi sua a experiência de intercâmbio em Oxford, na Inglaterra. 

Published

on

O viajante Thiago Sgambato Silva nos contou como foi sua a experiência de intercâmbio em Oxford, na Inglaterra. Em seu depoimento, Thiago fala como foi importante decidir junto com o STB qual seria o melhor destino para o seu Summer Camp e como foi melhorar o idioma, conhecer novos amigos e desbravar  a terra da rainha!

Sonhar, viver, recordar, agradecer

Por Thiago Sgambato Silva

Quem nunca sonhou em conquistar algo? E quando esse sonho é alcançado, o que você sente? Pois bem, quando me deparei com a oportunidade de realizar um intercâmbio de férias, sabia que realizaria um grande e importante sonho da minha vida. E quando, realmente, pude vivê-lo, creio que, ao mesmo tempo em que o idealizei, vivi uma mistura de sentimentos tão positivos que, com certeza, me fizeram crescer internamente de uma forma inexplicável.

Thiago em seu intercâmbio de férias - STB

Entre várias opções que o STB nos mostrou, decidimos que a melhor possibilidade para mim, considerando meu estilo e jeito, seria a Inglaterra, mais especificamente a cidade de Oxford – muito conhecida por ser uma das mais famosas cidades universitárias, e onde eu poderia não só praticar a língua inglesa, fazer amizades, e conhecer lugares novos como também ampliar meu repertório cultural, que particularmente prezo muito.

Passaria basicamente um mês lá, num programa exclusivo para adolescentes, em uma escola chamada Saint Edwards. Decidido o local, a euforia começou.

Tentei me controlar ao máximo, uma vez que sou uma pessoa muito ansiosa. Confesso que foi difícil. A expectativa era muito grande e só aumentava a cada dia.

Como ainda sou um estudante do ensino médio, coloquei na minha cabeça que enquanto estivesse em época de provas, o foco seria totalmente nas avaliações para, posteriormente, deixar minha cabeça completamente na viagem. Felizmente, apesar de árduo, isso funcionou.

Intercâmbio de Férias em Oxford com segurança

Quando chegou o grande dia de embarcar para meu intercâmbio teen, estava bem nervoso e agitado. Cheguei com bastante antecedência ao aeroporto e logo encontrei a querida Valéria (nossa guia durante toda a viagem).

Quando digo “nossa guia” me refiro ao grupo de adolescentes brasileiros que foram juntos comigo para Oxford. Conversamos, ela passou muita confiança à minha mãe e, então, ela pediu para aguardar os outros chegarem.

Nunca irei me esquecer de que quando estávamos todos reunidos no aeroporto, prestes a embarcar, minha sensação era de felicidade e, acima de tudo, gratidão. Gratidão, pois eu sentia que seria uma experiência incrível. E realmente foi.

Após algumas eternas horas de vôos, chegamos a Londres, onde um ônibus da escola nos esperava. Chegando à escola fomos muito bem recebidos, fizemos algo parecido a um check-in de hotel, confirmando nossos dados e deixando em um local seguro e trancado tudo o que tínhamos de valor, incluindo nossos passaportes, a fim de evitar perdas e possíveis transtornos.

Tivemos um almoço e, em seguida, já tinha algumas atividades para iniciar o contato com o outro pessoal. Conhecemos o campus todo da escola, que por sinal é exatamente igual aos filmes em que aparecem as escolas e universidades europeias. Tudo muito bem conservado, estruturado e preparado para receber os alunos.

As residências estudantis

Em seguida, cada aluno foi acompanhado aos seus respectivos dormitórios. Eram diversas casas enormes, com banheiros compartilhados e quartos desde individuais até quádruplos.

Quando cheguei à minha casa, me orientaram para o meu quarto e lá fui eu! Fiquei em um individual, o que no começo achei que seria algo negativo, pois seria muito tempo sozinho, entretanto, além de quase não ficar tempo nenhum no quarto, foi melhor, pois pude organizar minhas coisas do meu jeito.

Pode parecer que estou sendo muito detalhista, mas acredite: os detalhes fizeram da minha viagem algo extraordinário!

Thiago com seus amigos no intercâmbio teen

As aulas no intercâmbio de férias eram incríveis. Totalmente lúdicas, com muitas brincadeiras, jogos e diversão. A cada semana, nós tínhamos um professor e um projeto com o qual trabalhávamos durante as aulas. Ao final da semana, sempre apresentávamos para outras turmas.

As aulas ocorriam pelo período da manhã. Acordávamos, tomávamos café da manhã e de lá seguíamos para a classe. Após as aulas, tínhamos o almoço, um tempo de descanso, e no período da tarde, realizávamos duas atividades.

Uma seria a opção que pudemos escolher antecipadamente antes de viajar (englobava opções como: aulas extras de inglês, futebol, basquete, tênis, fotografia, teatro…). A outra parte da tarde era composta por atividades recreativas e esportivas (as quais deveríamos nos inscrever antecipadamente, durante o período do almoço).

Tudo era muito divertido, prazeroso e a todo o momento (dentro ou fora de sala de aula), aprendi coisas muito valiosas que, com certeza, levarei para toda minha vida e minha carreira como profissional, como ser humano.

Thiago em seu intercâmbio de férias na InglaterraDurante as noites também tínhamos diversão! Jantávamos (um tanto quanto cedo), tínhamos um tempo para tomarmos banho e, em seguida, íamos para a atividade da noite que variava muito: desde grandes jogos em equipes, gincanas, karaokê, noite de poker, noite de balada, noite de filme… Até a final da Eurocopa assistimos lá com direito a pipoca e muita torcida! Sinto muitas saudades!

Os melhores passeios do meu intercâmbio de férias em Oxford

Também saímos da escola para fazer alguns passeios! Visitamos o centro de Oxford, fomos à Londres, passamos um dia em Stratford, e visitamos também a linda cidadezinha de Windsor!

Fomos a museus, lojas e aos principais pontos turísticos que cada local oferecia! Nós, estudantes do STB, também tivemos um dia de passeio exclusivo para os estúdios de filmagem da saga dos filmes de Harry Potter, que se localiza perto de Londres. Muito top!

Resumidamente, pude contar um pouco como foi essa viagem que fiz esse sonho que realizei! Fiz muitas amizades, o que é algo incrível, poder conhecer gente nova com outros costumes e tradições, e o melhor: poder manter contato!

Agradeço imensamente a IH- International House/Young Learners pelo incrível curso de férias em Oxford e a todo o suporte da agência, desde a preparação para a viagem, como também durante toda a viagem, a qual eu tive um grande suporte da minha guia ‘Val’, uma pessoa maravilhosa e que se tornou muito importante para mim!

Agradeço mais uma vez ao STB por fazer um trabalho transparente, impecável e totalmente acolhedor! Obrigado Deus! #STBNOMUNDO

Summer Camp Oxford – Thiago

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.