FÉRIAS PARA ADOLESCENTES

INTERCÂMBIO NAS FÉRIAS: O QUE OS PAIS PRECISAM SABER

Existem inúmeras opções para quem quer fazer mais durante as férias 2023; conheça os benefícios

Published

on

Depois de um longo período de quarentena, muitos pais passaram a refletir sobre as experiências educacionais que podem proporcionar aos filhos em 2023. Neste cenário, o intercâmbio nas férias para adolescentes surge como uma ótima opção para quem busca entretenimento, mas também quer aproveitar o período para desenvolver habilidades que serão determinantes para o seu futuro profissional.

Além de garantir muita diversão e passeios incríveis, os programas de férias para adolescentes são uma excelente oportunidade para estudantes explorarem novas possibilidades educacionais no exterior, em um ambiente em que a segurança vem em primeiro lugar. Essa diversidade de oportunidades pode catalisar transformações significativas na vida acadêmica e pessoal do aluno.

Pensando nisso, listamos alguns dos principais benefícios que o intercâmbio para adolescentes de até 17 anos pode trazer. Confira!

1- SOFT SKILLS E MERCADO DE TRABALHO 

Comunicação, colaboração, criatividade, liderança, socialização e resolução de problemas são algumas das características necessárias para alcançar o sucesso profissional no século 21, de acordo com uma pesquisa promovida pela The Partnership for 21st Century Skills, organização que encoraja escolas, distritos e estados a introduzir tecnologia na educação.

O intercâmbio de férias proporciona o ambiente perfeito para o desenvolvimento de habilidades como essas. Durante o programa, os estudantes são encorajados a se comunicar uns com os outros, além de aprenderem a trabalhar em equipe, descobrindo maneiras criativas de resolver problemas.

2- MENOR ZONA DE CONFORTO, MAIOR AUTOESTIMA

O programa de férias para menores oferece um poderoso ambiente de aprendizado, conferindo aos estudantes a oportunidade de experimentar novas atividades, saindo da zona de conforto. Ao serem bem-sucedidos, os adolescentes alimentam a sua autoestima e voltam para casa com a confiança renovada.

3- A TECNOLOGIA É IMPORTANTE, MAS NÃO É TUDO

Com uma média de 12 horas diárias de celular por dia, muitos adolescentes acabam perdendo ótimas oportunidades de socialização no mundo real, principalmente pós-pandemia. Durante o programa de férias, o uso de computadores e celulares diminui bastante, uma pausa que permite aos estudantes desenvolverem suas habilidades de comunicação, conectando-se de maneira mais profunda com as atividades do programa e com os novos amigos.

  4- DESENVOLVIMENTO SOCIAL E EMOCIONAL

Uma pesquisa desenvolvida pela Academia Americana de Pediatria (AAP) afirma que, mais do que saudável, participar de atividades ao ar livre é essencial para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo de crianças e adolescentes, além de ajudá-los a lidar melhor com o estresse.  Os programas de férias proporcionam inúmeras atividades ao ar livre e, portanto, representam uma ótima oportunidade de os estudantes se desenvolverem social e emocionalmente.

5- AUTOCONHECIMENTO É FUNDAMENTAL

Os estudantes convivem com os mesmos colegas e professores durante todo o ano letivo, levando-os a rótulos que nem sempre correspondem à totalidade de suas personalidades. Um adolescente pode ser conhecido como estudioso, tímido ou quieto em um ambiente familiar, mas pode se descobrir espontâneo e divertido explorando novos cenários.

No intercâmbio de férias, os estudantes têm contato com um grupo de pessoas diferente, o que lhes confere liberdade para que explorem novas facetas de suas personalidades. É comum que eles saiam de sua categorização quando dada essa chance, reinventando-se durante o período no exterior.

6- INDEPENDÊNCIA, RESPONSABILIDADE E EMPODERAMENTO

O intercâmbio de férias frequentemente representa a primeira viagem internacional do adolescente sem a presença dos pais. Essa possibilidade lhe confere um espírito de independência: isso significa que ele deverá aprender a confiar em si mesmo e em outras pessoas para aproveitar a viagem.

O programa permite, ainda, que eles compreendam a importância de tomar uma boa decisão e descubram mais sobre si mesmos durante o processo. Sem o responsável por perto, quem vai lhes dizer para escovar os dentes, comer saudável, dormir cedo e arrumar a cama? Eles mesmos!

7- MANTER-SE CURIOSO

Não são todas as escolas que oferecem aulas de design de videogames ou empreendedorismo para adolescentes. Mas existem vários programas de férias especializados nessas atividades. Então, se o seu filho tem interesse em alguma atividade que não é contemplada no currículo escolar tradicional, os programas de férias representam uma ótima oportunidade para explorar assuntos diferentes e adquirir novas habilidades – que, inclusive, podem fazer toda a diferença para o futuro profissional!

Já estão abertas as vagas para os programas nas férias escolares de julho de 2023! Que tal bater um papo com um de nossos especialistas? Conheça alguns dos nossos programas clicando aqui.