FÉRIAS PARA ADOLESCENTES

INTERCÂMBIO DE FÉRIAS NA CALIFÓRNIA

Saiba tudo sobre a experiência da Sammy Fonseca, que passou as férias escolares estudando na Califórnia

Published

on

A viajante Sammy Fonseca nos contou como foi realizar o sonho de fazer intercâmbio de férias na Califórnia na ELS com o STB. Em seu depoimento, ela narra como foi enfrentar o medo de chegar em um país novo sozinha, conhecer novas amigas de outros continentes e passear por Los Angeles. Confira!

Intercâmbio dos sonhos na Califórnia

Por Sammy Fonseca

Querido diário, cá estava eu, dez meses atrás, chegando na minha tão sonhada Califórnia, em uma pequena cidade chamada La Verne, com pouco mais de 30 mil habitantes e situada a 40km de Los Angeles. Embora só tivesse 17 anos, nunca estive tão preparada para embarcar nessa jornada: minha primeira viagem sozinha, com duração limitada de dois meses (de 31 de janeiro a 26 de março). Ao olhar novamente para aquelas fotos, as avalanches de memórias sobre tudo o que eu vivi no meu intercâmbio de férias são inevitáveis.

Sammy em seu intercâmbio de férias na CalifórniaQuando o avião pousou em L.A., passei pela imigração numa fila gigante e, após longos minutos esperando, com gente de todo lugar do mundo, fui em busca das minhas duas malas. Em seguida, andei, respirei fundo e pensei: “Let’s do it, Sammy”. Logo quando saí do desembarque vi um homem de terno segurando uma placa escrito “Sammy Fernandes – ELS Language Centers”. Andei até ele e disse minha primeira palavra em inglês: “Hello!”. Eu estava tão nervosa… Com o passar dos dias, porém, comecei a me sentir melhor. Minha host family se mostrou ser super prestativa e fiz amizades que trago comigo até hoje.

 

Meus primeiros dias no intercâmbio de férias na Califórnia

Meu primeiro dia de aula foi muito melhor do que imaginava. Foi um dia só de instruções que a escola dá aos estudantes internacionais. Primeiro, entrei numa sala para preencher alguns papéis e depois fomos todos para o jardim da escola, onde separaram grupos para o tour em volta da faculdade, horário de almoço e palestra com a polícia local. No meu grupo havia gente da China e do Japão que foram super amigáveis comigo, porém ao final do dia percebemos que não ficaríamos na mesma sala, pois o teste de inglês que havíamos feito mais cedo fez com que nossos níveis se distinguissem.

No terceiro dia, houve a minha primeira reunião no jardim da escola que acontece todas às quartas-feiras a fim de reunir os estudantes internacionais com os professores e auxiliares de forma descontraída, gerando conversação, interação e troca cultural entre ambas as partes! Conheci nesse dia o Jamie (China) e o James (Coreia do Sul). Sem dúvidas foi a maior diferença que vi entre a minha vida no Brasil: nunca havia feito amizade tão rápido!

Passeios na Califórnia

Na segunda semana, houve o passeio da escola para Los Angeles e eu mal podia conter minha emoção. Nossa primeira parada foi a Calçada da Fama, onde vi a marca do Slash, Robin Williams, Walt Disney, entre tantos outros! Almoçamos por ali, em meio a milhares de pessoas que se apresentam nas calçadas ou se fantasiam de personagem para tentar “roubar” uma foto sua, unindo todos a uma só energia que circunda na cidade mais criativa e inspirada do entretenimento. Também vimos o Madame Tussauds Hollywood (um dos museus de cera mais famosos do mundo, onde tive o privilégio de tirar foto com o Shrek – ele é tão alto!), o KODAC (onde acontece o Oscar!) e o TCL Chinese Theatre (conhecido pela marca de mãos e pés dos famosos, um dos cinemas mais importantes do mundo, que já contou com a presença do diretor Steven Spielberg – que, por sinal, eu conheci através da minha host mom!).

Dando continuidade ao passeio, fomos a Beverly Hills, onde há inúmeras lojas de grife na famosa rua Rodeo Drive, com lindos restaurantes e cafés. Por fim, claro que não podíamos deixar de conferir o Hollywood Sign, que foi um marco do meu intercâmbio. Era o meu sonho. Nem preciso dizer que parecia cenário de filme o tempo todo, né? Só lembrava da música “De Repente, Califórnia”, do Lulu Santos… “Vou ser artista de cinema, o meu destino é ser star”.

Sammy Fonseca e seus amigos da ELS Language Centers de La Verse

O Six Flags Magic Mountain, parque temático com personagens de desenhos animados e HQ’s, foi o nosso segundo passeio da escola. Como amo adrenalina, estava no lugar certo: tinha as montanhas-russas mais radicais do mundo, além de ser um dos parques mais visitados da Califórnia, perdendo apenas para a Disney, Sea World e Universal Studios. Nesse dia eu fiz amizade com a Amal, minha melhor amiga, nascida na Arábia Saudita!

Sammy no Six Flags Magic Mountain com seus amigos do intercâmbio

Após a graduação de fevereiro, fui à praia de Santa Monica e não pude deixar de entrar no mar do Oceano Pacífico! Além de visitar, claro, o Santa Monica Píer, que foi onde meus olhos avistaram o mais sereno pôr-do-sol que eu jamais havia antes presenciado. No píer há os mais diversos talentos fazendo os seus próprios shows. É impossível se sentir só naquele lugar.

Março logo chegou e assim o meu último mês. Visitei, através de mais um passeio da escola, Long Beach, onde se encontra o Aquário do Pacífico e a linda orla Shoreline Village. Lá, andamos de barco e conseguimos até ver as caudas das baleias! O próximo passeio foi para Little Tokyo com meus amigos do Japão.

Minha despedida do intercâmbio de férias

Por fim, dias antes da minha despedida, fomos todos para um shopping com salas reservadas de karaokê e esse, sem dúvidas, foi um dos dias mais memoráveis do meu intercâmbio, cantando e dançando com meus amigos sem pensar que em breve eu não estaria mais ali com eles, mas feliz por estarmos juntos vivendo plenamente aquele momento.

Conheci a cultura americana, árabe, chinesa, japonesa, coreana, taiwanesa, tailandesa e colombiana dentro de um só país, através de uma só língua. Na despedida, deixei minha casa, minha família e meus amigos para voltar para a minha casa, minha família e meus amigos no Brasil.

E quando voltei para meu lar, percebi que tudo continuava igual, as pessoas eram as mesmas. Quem mudou fui eu. E agora nunca estarei completamente em casa de novo, porque parte do meu coração estará para sempre dividido em outro lugar ao redor do mundo. E esse é o preço que tenho que pagar por ter tido sorte por ter vivido uma experiência que fez ser tão difícil dizer “adeus”. Virar amiga de pessoas que não são da sua idade, sair com pessoas cuja primeira língua não era a portuguesa, conhecer pessoas que não faziam parte da mesma classe social que a minha. Foi assim que eu vi o mundo. Foi assim que eu cresci.

Se eu faria tudo de novo?
“De todos os livros do mundo, as melhores histórias são encontradas em seu passaporte.”

Sim.
E de novo.
E de novo. Para sempre.

Diário de intercâmbio na California – Sammy

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.