DICAS

DICAS PARA QUEM VAI FAZER UM INTERCÂMBIO PELA PRIMEIRA VEZ

Published

on

O ano em que você finalmente vai realizar o projeto do seu intercâmbio, enfim, começou. Depois de muito planejamento, é difícil segurar a ansiedade pré-embarque, não é mesmo?

Mas antes de se jogar nessa aventura inesquecível, é importante se preparar emocionalmente para viver essa experiência da melhor forma possível. Pensando nisso, reunimos os principais conselhos dos nossos especialistas para quem vai fazer um intercâmbio pela primeira vez. Confira!

Não perca nenhuma oportunidade de praticar o idioma 

Mantenha em mente um dos principais objetivos do intercâmbio: desenvolver suas habilidades em um novo idioma. Por isso, sempre que tiver a oportunidade, pratique conversando com locais, seja na escola, na sua residência, com seus novos amigos ou até mesmo para pedir informações. Não importa a situação, o importante é não se acomodar e praticar sempre. Não ter medo de errar e sair da sua zona de conforto é a principal dica para quem quer aprender a falar um idioma fluentemente. 

O seguro-viagem é fundamental durante todo o programa

O Seguro-Viagem é indispensável para estrangeiros no exterior e se resguardar adquirindo um bom plano faz toda a diferença em momentos de dificuldade, além de permitir que você possa aproveitar o seu período de estudos e diversão para focar no que importa sem se preocupar com eventuais imprevistos.

Mergulhe sem preconceitos na cultura do país

Fazer um intercâmbio é uma oportunidade incrível de mergulhar em uma cultura diferente.  Por isso, procure interagir com os locais sempre que tiver oportunidade. Ainda que não sejam tão familiares a você quanto outros estudantes internacionais, lembre-se de que eles podem ajudá-lo a explorar o destino melhor do que ninguém.

Outra dica é manter a mente aberta para aceitar as diferenças culturais que aparecerão em forma de hábitos (alimentares, de higiene etc) durante a convivência com pessoas de outras culturas. Em um primeiro momento, eles podem até causar um estranhamento, mas o importante é aproveitar essas situações para amadurecer e aprender sobre como as pessoas vivem em outas partes do mundo.

Procure experimentar comidas diferentes, participar de festas típicas e se jogar em tradições do país, além de ser uma experiência enriquecedora, definitivamente pode ser muito divertido também.

Abra-se a oportunidade de fazer novos amigos 

O intercâmbio é uma excelente oportunidade para quem quer fazer novos amigos. Relacionar-se com pessoas de diferentes backgrounds culturais nem sempre é uma tarefa fácil, mas sair da sua zona de conforto vale a pena e fará com que você conheça pessoas inspiradoras que poderão fazer com que você reveja vários conceitos.

Além disso, sempre que estiver confortável, diga sim para a oportunidade de interagir com seus colegas. As escolas costumam facilitar a conexão entre os alunos internacionais por meio de atividades extracurriculares, passeios e até viagens em grupo.

Use a tecnologia ao seu favor 

A saudade de casa durante o intercâmbio é tão comum que ganhou até um termo próprio: a homesick. No entanto, é importante não se deixar levar pela vontade de estar com a família e com os amigos do Brasil.

Durante o intercâmbio, você vai conhecer muitas pessoas e muitas delas vão virar parte da sua nova família internacional. É um período de amadurecimento, onde você vencerá seus medos e inseguranças e se descobrirá mais forte do que imaginava.

E quando a saudade do Brasil bater forte, use a tecnologia para se comunicar com as pessoas que você ama em tempo real. No entanto, é importante utilizá-la de maneira equilibrada, para que o contato com os amigos e familiares que ficaram no país não prejudique a sua vivencia no intercâmbio, ok?

Sentiu que está pronto para viver a sua experiência de intercâmbio? Fale com o STB e descubra o melhor programa para você!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2019 - STB - Todos os direitos reservados