DICAS

TRABALHO NO EXTERIOR: EMPREGOS DURANTE O INTERCÂMBIO

Published

on

Saiba como encontrar postos de trabalho no exterior durante o intercâmbio

Ter a oportunidade de fazer um intercâmbio já é algo incrível, imagine então poder conciliar estudo e trabalho durante um período? Essa é uma possibilidade real para aqueles que decidem embarcar para certos países. Porém, antes de tudo, é preciso ficar atento ao que a legislação permite.

Nações como Austrália, Nova Zelândia, Irlanda e Canadá, por exemplo, estão entre as que permitem trabalho legal e remunerado durante o período de estudos. Há limitações, no entanto, com relação à carga horária e o período máximo de trabalho. Por isso, é preciso ficar de olho nas particularidades de cada local.

Se o destino para o qual você está indo permite o trabalho, então é hora de começar a correr atrás de uma oportunidade de emprego. Algumas características vão ajudar você a conseguir um bom posto de trabalho durante seu intercâmbio nos Estados Unidos, por exemplo. Fique atento a elas para tornar a sua estadia no exterior ainda melhor.

É preciso ser flexível

Flexibilidade, bom jogo de cintura e um nível razoável de inglês são os pré-requisitos mais importantes para você conseguir encontrar uma oportunidade de trabalho no exterior. É preciso ter em mente que nem sempre há muitas opções de trabalho e as vagas, em geral, são mais simples.

Funções como atendimento ao cliente, ajudante de cozinha,entregador, barista, recepcionista, camareira, vendedor ou garçom estão entre as que oferecem mais oportunidades.

A tendência aqui é bem clara: quanto melhor for o seu nível de inglês, maiores são as chances de você conseguir um emprego mais rápido. Portanto, se o seu nível no idioma é mais básico, o melhor a se fazer é tentar se preparar para conseguir se comunicar melhor. Isso vai aumentar bastante as suas chances de sucesso.

GettyImages-842948570

Vagas de trabalho rotativas

Como já mencionamos aqui, cada país têm as suas regras de trabalho no que diz respeito a quantidade máxima de horas por semana. Você precisará se informar com a empresa responsável pelo intercâmbio para ficar atento às regras especificas em cada caso.

As vagas em geral costumam ser temporárias, então pode ser que, independente do período de estudos, você acabe trabalhando em mais de um lugar durante o seu intercâmbio. Encare isso como uma grande oportunidade de aumentar ainda mais os seus conhecimentos.

O salário é uma ajuda de custo

Tenha em mente também que o salário que você vai receber em uma oportunidade de trabalho no exterior é apenas uma ajuda de custo. Não conte com ele para financiar todas as suas despesas, mas sim para servir como um ótimo complemento para a sua renda.

Assim, o fato de poder trabalhar em um país não deve ser definitivo no que diz respeito ao financiamento das suas despesas. 

Imprevistos acontecem e pode ser que você demore um pouco mais do que o esperado para conseguir um emprego. Por isso, seja precavido e não conte com esse dinheiro extra antes de consegui-lo.

Prepare um bom currículo

Para conseguir boas oportunidades de emprego, o primeiro passo é ter um bom currículo. Ele deve ser feito em inglês e ser claro e objetivo. Importante: sem erros gramaticais ou de ortografia. 

Aqui você deve ser mais generalista no que diz respeito aos seus conhecimentos. Nem sempre a sua área de atuação no Brasil será de serventia por lá. Portanto, esteja mais propenso a mostrar que você está disposto a aprender novas funções do que qualquer outra coisa.

Demonstre interesse e não tenha medo

Muitas pessoas se preocupam com o fato de falarem algumas palavras errado e, por isso, evitam o contato pessoal, preferindo enviar um currículo por e-mail. É justamente o contrário que você deve fazer. Ir pessoalmente aos lugares e falar com o responsável pela contratação demonstra que você está interessado.

Outro aspecto importante é ficar de olho em quais são os sites de emprego mais populares nas cidades para onde você vai. Geralmente, isso é fácil de ser encontrado na internet e poder disparar o seu currículo para mais de uma vaga ao mesmo tempo pode poupar um bom trabalho.

Seja ativo na busca de uma vaga

Os sites são importantes, mas muitas das vagas não chegam nem a ser anunciadas neles. Porém, andando pela cidade, certamente você passará na frente de estabelecimentos com vagas abertas. Basta entrar, se apresentar e perguntar sobre as oportunidades. Ajuda se você já tiver um currículo pronto na mochila para deixar no local.

Se você tiver colegas que já estejam trabalhando, pergunte a eles sobre oportunidades nos locais onde atuam. Há muitas vagas disponíveis que não chegam nem a ser anunciadas, com os proprietários dando prioridade às indicações dos conhecidos.

Acima de tudo: não desanime. Ouvir um “não” como resposta é comum e é somente depois de ouvir muitos deles que uma boa chance vai pintar para você.

 

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.