DICAS

5 APLICATIVOS PARA EXERCITAR O SEU CÉREBRO

Published

on

Seja para ter mais foco no trabalho, se sair bem nos estudos ou para turbinar a sua capacidade de memorizar informações, aplicativos que prometem melhorar o funcionamento do cérebro estão ganhando cada vez mais adeptos.

Conhecidos como brain-trainers apps, eles têm o objetivo de funcionar como uma espécie de ginástica cerebral, oferecendo jogos e atividades que demandam rapidez e agilidade, melhorando, assim, as funções neurológicas.

Apps também podem trazer felicidade

Neste nicho, existem ainda aplicativos que pensam na saúde cerebral como um fator importante para a felicidade e, por isso, buscam melhorar a qualidade de vida dos usuários por meio de exercícios com caráter mais emocional do que prático.

Embora muitos neurocientistas estejam envolvidos no desenvolvimento desses apps, os estudos sobre os seus benefícios ainda estão em fase inicial, mas experiências dos usuários têm sido extremamente benéficas, povoando as lojas de aplicativos de reviews positivos. Por isso, selecionamos abaixo cinco dos apps para exercitar o cérebro que foram mais bem avaliados mundialmente.

Lumosity

Um dos brain-training apps mais populares do mundo, o Lumosity foi desenvolvido por neurocientistas para melhorar a memória e a atenção dos usuários, além de aumentar a sua capacidade de resolução de problemas e a flexibilidade da mente. O aplicativo já conta com mais de 70 milhões de usuários ao redor do mundo e, de acordo com seus desenvolvedores, acessá-lo uma vez por dia é o suficiente para melhorar as suas habilidades mentais. Disponível para iOS e Android. O app tem versão em português e inglês.

Fit Brains Trainer

Paul Nussbaum, professor adjunto de Cirurgia Neurológica da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, está por trás do Fit Brains Trainer, que tem a proposta de estimular a concentração e a velocidade do raciocínio. Baixado por mais de 4 milhões de pessoas, o app conta com 360 jogos que ficam mais difíceis conforme a sua evolução. Além disso, o Fit Brains Trainer registra a sua performance e faz recomendações baseadas no seu progresso.  Disponível para iOS e Android.

Elevate

Lançado em 2014, foi pensado para melhorar a comunicação e as habilidades analíticas dos usuários através de desafios diários que testam, por exemplo, a sua capacidade de detectar erros gramaticais em inglês. Os jogos do Elevate foram desenvolvidos em parceria com pesquisadores e o aplicativo se destaca por oferecer ao usuário a possibilidade de escolher a área do conhecimento que deseja desenvolver. Disponível para iOS e Android.

Peak

Assim como o Elevate, o Peak permite que o usuário escolha desde o início as habilidades que deseja desenvolver, criando a partir disso uma agenda de treinos personalizada. Ao todo, o aplicativo oferece 25 jogos que, segundo os desenvolvedores, possibilitam o aumento do foco, memória, capacidade de resolução de problemas, agilidade mental e linguagem. Porém, o Peak se destaca mesmo por oferecer uma análise detalhada do desempenho do jogador, com comparativos e mapas cerebrais bem completos. Disponível para iOS e Android. O app tem versão em português e inglês.

Happify

Todo mundo quer ser mais feliz. Esse é o mote do Happify, que promete deixar as pessoas mais alegres por meio de jogos que ajudam a ver o lado positivo da vida e a evitar maus pensamentos. A ideia é ajudar os usuários a aliviar o estresse e diminuir a ansiedade. Para isso, além dos exercícios, o app conta com dicas de relaxamento e de meditação.  Disponível para iOS e Android.

Além de todos os benefícios para memorização, concentração e outras formas de exercitar o cérebro, todos os aplicativos são em inglês ou têm versão na língua, o que ajuda a aumentar o vocabulário e praticar o idioma.

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.