DICAS

CONHEÇA 10 FAMOSOS QUE FIZERAM INTERCÂMBIO

Algumas das pessoas mais influentes do mundo contam como fazer um intercâmbio foi determinante para o seu sucesso!

Published

on

O termo em inglês High Achievers é frequentemente utilizado para designar indivíduos que atingiram a mais alta performance em suas áreas de atuação. E é comum que, ao analisarmos as trajetórias dessas pessoas, nos concentremos em identificar o momento crucial de suas realizações, como o surgimento de grandes ideias e suas viradas de chave profissionais.

No entanto, considerar outras experiências vividas por essas pessoas ao longo de suas jornadas pode ser um exercício interessante para entender como elas alcançaram o sucesso. Afinal, tudo o que vivemos pode impactar nossas escolhas – e, no caso de algumas das pessoas mais influentes do mundo, definitivamente, o caminho percorrido fez diferença.

Um exemplo disso é o intercâmbio. Muitas pessoas bem-sucedidas e cheias de ideias inovadoras, em algum momento de sua trajetória educacional, tiveram a oportunidade de estudar no exterior e acabaram colhendo os benefícios dessa decisão. Abaixo, listamos alguns exemplos de famosos que estudaram no exterior. Confira!

Kevin Systrom

Sabia que a ideia de lançar o Instagram surgiu durante um intercâmbio? Pelo menos é o que afirma Kevin Systrom, co-fundador e CEO da plataforma, que fez um intercâmbio em Florença durante a faculdade.

Em entrevista recente à Forbes, Systrom creditou à experiência sua paixão por fotografia e, consequentemente, a ideia de criar o Instagram. “Experiências como essa moldam completamente a sua perspectiva sobre o mundo”, afirmou.

Reid Hoffman

Co-fundador do LinkedIn, Reid Hoffman tem uma trajetória impressionante e totalmente ligada a suas oportunidades educacionais. Depois de se formar na Universidade de Stanford, na Califórnia, recebeu uma bolsa para o mestrado em filosofia no Wolfson College, da Universidade de Oxford.

Desde então sua carreira decolou, com passagens por empresas como Apple e PayPal. Depois da venda bilionária do PayPal para o E-bay, Hoffman se transformou em um dos investidores privados mais bem-sucedidos do Vale do Sílicio, tendo sido um dos primeiros a financiar o Facebook, por exemplo.

JK Rowling

Mente por trás do fantástico universo Harry Potter, JK Rowling teve algumas experiências no exterior que definiram a sua carreira. Durante a sua graduação na Universidade de Exeter, na Inglaterra, Rowling teve a oportunidade de fazer um intercâmbio na França.

Alguns anos mais tarde, no início dos anos 1990, a autora se mudou para Portugal, onde passou três anos ensinando inglês. De acordo com Rowling, o primeiro livro da saga Harry Potter começou a ganhar forma, justamente, durante esse período no exterior.

Elon Musk

Empreendedor, filantropo e cientista sul-africano, Elon Musk carrega em seu currículo feitos impressionantes, da venda do primeiro voo comercial à lua a co-criação de empresas como o PayPal, Tesla Motors e SpaceX.

De acordo com Musk, sua trajetória de sucesso começou quando ele decidiu se mudar para o Canadá, onde se matriculou na Queen’s University. Dois anos depois, conseguiu transferência para a Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, onde se graduou em física.

Vera Wang

Uma das designers mais aclamadas do mundo e dona de um verdadeiro império da moda, Vera Wang passou um tempo estudando história da arte na Universidade de Sorbonne, em Paris.

Famosa principalmente por seus vestidos de alta costura, Wang afirma que a experiência redefiniu sua carreira, “reacendendo o seu amor por arte e moda” e dando coragem para que trocasse o cargo de editora sênior da Vogue e focasse em suas criações.

Dan Brown

Dan Brown é mais um autor que encontrou em uma experiência de estudo no exterior a bagagem para construir uma das séries literárias mais aclamadas da atualidade, iniciada pelo livro “O Código da Vinci”. Brown passou um ano estudando história da arte na Universidade de Sevilha, na Espanha.

Em diversas entrevistas, o autor afirmou que ter estudado no exterior o ajudou a entender o poder das descrições na literatura, já que o objetivo é transportar o leitor para qualquer cenário do mundo. Lição aprendida com sucesso, não é mesmo?

Emma Watson

Compartilhando a paixão pela educação com sua personagem Hermione, de Harry Potter, Emma Watson passou 18 meses estudando Literatura Inglesa na Brown University, nos Estados Unidos, antes de continuar seu curso de graduação na Oxford University, na Inglaterra.

Desde que se formou, em 2014, a atriz atua como Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, promovendo iniciativas como a campanha #HeForShe, que propaga a liberdade para mulheres e a igualdade de gênero.

Matthew McConaughey

Matthew McConaughey passou um ano em New South Wales, Austrália, como parte de sua graduação na University of Texas, nos EUA. Em diversas entrevistas, o ator afirma que o período que morou na Austrália o ajudou a desenvolver o senso de humor e uma verdadeira paixão por sair de sua zona de conforto, algo muito útil em sua profissão.

Além disso, como todo bom intercambista, McConaughey conta que trabalhou em diversas funções, conseguindo um total de 11 empregos diferentes durante o seu intercâmbio na Austrália, de lavador de pratos ao Oscar!

Gwyneth Paltrow

Outra ganhadora do Oscar a entrar na lista é a atriz, escritora e empresária Gwyneth Paltrow, que define o seu período de estudos na Espanha como um verdadeiro “divisor de águas” em sua vida.

Diferentemente das outras personalidades listadas, a atriz escolheu fazer o seu intercâmbio durante a adolescência, aos 15 anos de idade. A experiência foi tão marcante, que Gwyneth fez questão de ensinar o idioma que aprendeu aos seus filhos, além de afirmar que considera o país como sua segunda casa.

Barack Obama

Quando criança, o ex-presidente dos Estados Unidos passou três anos morando em Jacarta, na Indonésia, com sua mãe e seu padrasto. Por lá, aprendeu o idioma local e estudou sobre a história do país.  

Mais tarde, voltou aos Estados Unidos para terminar os estudos e o resto da história a gente já conhece. Um dos líderes mais influentes do planeta, Obama frequentemente afirma a importância da educação e da diversidade cultural para a sua formação intelectual e pessoal.

Quer saber como viver uma experiência transformadora no exterior? Agende um bate-papo online com os nossos especialistas e descubra oportunidades de intercâmbio incríveis!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *