DICAS

COMO ORGANIZAR OS ESTUDOS E CURTIR O INTERCÂMBIO

Published

on

Confira algumas dicas para aproveitar melhor o tempo que você passará no exterior

O intercâmbio é um período tão esperado, que é normal se sentir ansioso antes de embarcar. Há muita coisa para fazer, muita coisa para ver e, além disso, é preciso conciliar os passeios com os estudos – afinal, este é o motivo de você embarcar para outro país, não é mesmo?

Mas não há motivos para se preocupar. Em geral, os cronogramas de estudo são flexíveis, de modo que é possível cumprir todo o seu cronograma com tranquilidade. Para que o seu intercâmbio supere as expectativas, o mais importante é se programar para conseguir conciliar estudo e diversão e aproveitar ao máximo a sua estadia no exterior.

Para ajudá-lo, listamos abaixo algumas dicas que podem fazer toda a diferença para o seu intercâmbio. Confira! 

De olho no cronograma de aulas

Descobrir como será seu cronograma de aulas é o primeiro passo para planejar as suas atividades. Em geral, as aulas acontecem no período da manhã, deixando as tardes livres para explorar o destino. Porém, alguns cursos podem ser ofertados no modo intensivo. Neste caso, além das aulas pela manhã, você também terá disciplinas para cursar durante a tarde.

Portanto, a partir do cronograma de aulas você tem como mensurar qual parte do seu dia será dedicada aos estudos e quanto tempo você terá livre para explorar o destino.  

Aprenda o trajeto da casa para a escola

Saber exatamente a distância entre a sua escola e o lugar onde você ficará hospedado permite que você calcule o tempo de deslocamento de maneira mais assertiva, evitando perder tempo durante a sua programação. Vamos supor que você leve 40 minutos para ir de casa para a escola e que as aulas comecem às 8h. Neste caso, você sabe que terá de levantar entre 6h30 e 7h para poder tomar banho, comer alguma coisa e sair em direção ao seu destino. 

Liste os locais que você pretende conhecer

Não importa qual seja o seu destino, a maioria conta com dezenas de atrações para visitar e, certamente, você vai querer explorar o máximo que puder. Por isso, a dica é começar a montar o seu roteiro muito antes de viajar, para não correr o risco de ter que sacrificar alguma atração imperdível. 

No Blog do Intercâmbio você vai encontrar diversas dicas sobre como chegar e o que fazer nos principais destinos para intercâmbio. Com as nossas dicas, o seu roteiro fica completo e você não perde tempo com pesquisa, podendo aproveitá-lo para se divertir. 

Separe um tempo para os seus novos amigos

Uma das coisas mais legais do intercâmbio é a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes nacionalidades. Aproveite para explorar o destino e se divertir com seus novos amigos. Não deixe de incluir esses momentos na sua agenda, pois, além de ser uma experiência única, esta é uma chance incrível para adquirir conhecimentos novos e trocar ideias com pessoas de origens diferentes da sua. 

Atenção às viagens mais longas

Aos finais de semana, você terá bastante tempo livre para curtir. Muitos estudantes aproveitam essa lacuna de compromissos para fazer viagens para outras cidades. Se você tem planos parecidos, tenha em mente que a melhor opção é se organizar com antecedência.

Não deixe para a última hora e já reserve passagens de avião, de ônibus ou de trem, além da hospedagem. Assim, você garante preços melhores e não corre o risco de ficar sem vaga para conhecer aquilo que tanto deseja.

intercambio-1

Não falte às aulas

É claro que passear é uma delícia, mas é preciso levar em consideração o propósito principal da sua viagem: estudar. Você pagou por aulas para aperfeiçoar o seu idioma e deve aproveitá-las ao máximo. Além disso, perder aulas pode fazer com que você fique um pouco perdido quando retornar. Tenha em mente que a prioridade são os estudos e que você terá muito tempo livre para conhecer as cidades.

Faça um planejamento financeiro

Além do investimento que você fará no intercâmbio, tenha em mente que o seu budget terá de considerar uma quantia para conhecer as atrações turísticas. Planejar seus passeios com antecedência é importante também para que você tenha uma ideia de quanto será preciso reservar.

formas-de-pagamento-para-intercambio-1

Não há nada pior do que estar em local diferente e perder oportunidades incríveis porque o seu planejamento não previu isso. Sendo assim, entre de cabeça no seu projeto de intercâmbio para que o período de estudos e passeios seja o mais proveitoso possível.

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.