STB NO MUNDO

Como é o Halloween pelo mundo?

Conheça a história das tradições de Halloween em distintos países

Published

on

Conhecido com diferentes costumes ao redor do mundo, o Halloween pode ser vivenciado das mais diversas formas. Seja com guloseimas e sustos, ou rituais que refletem e cultuam os antepassados, se transformou em uma tradição marcante em muitos países. 

Para os anglo-saxões, a data é originária da cultura celta, “All Hallows’ Eve” (véspera da noite de todos os santos), que na cultura popular se tornou um evento associado a monstros e criaturas sobrenaturais. Inspirado nos festivais celtas da colheita, especialmente o festival pagão Samhain, que celebrava o fim do verão, teve grande influência americana no fim do século XX e começo do século XXI.  

Mas como é vivenciada essa data hoje? Conheça abaixo a tradição em três destinos! 

Estados Unidos 

O tradicional Halloween estadunidense conta com fantasias relacionadas a monstros e morte, decoração do ambiente com abóboras e pessoas indo de porta em porta falando a célebre fase: trick or treat? (doce ou travessuras?). Além dos desfiles de fantasias com crianças e pets, também muito comuns nessa data, as casas chegam a fazer competição para ver qual a mais adornada. 

Salem, New Orleans, Louisiana, Sleepy Hollow, Nova York, New Jersey e Las Vegas são algumas das cidades onde é possível vivenciar o verdadeiro espírito do Halloween no país. 

Leia também: 3 curiosidades sobre o Halloween 

Reino Unido 

Na Irlanda do Norte, além dos costumes tradicionais de pedir doces de porta em porta, é comum o hábito de acender fogueiras nas cidades do interior do país. Em clima de festa, os norte-irlandeses soltam fogos e fazem eventos ao ar livre para celebrar a temporada. 

O maior festival de Halloween da Europa está no distrito de Derry e Strabane, a pouco mais de 100km da Queen’s University Belfast, no noroeste do país. Por lá, é possível vivenciar um verdadeiro carnaval, incluindo um desfile com a temática da festa, shows, projeções, teatro de rua, apresentações e espaço de alimentação com food trucks. Mais de 100 mil pessoas de todo o mundo visitam o destino nos quatro dias de celebração, que vão de 28 a 31 de outubro.  

Halloween no México 

Já nas tradições do México, o Día de los Muertos é uma data de celebração, em que as almas dos familiares podem regressam por uma noite ao mundo dos vivos. Por isso, a morte se transforma em um motivo de festa, com caveiras iluminadas, altares coloridos, comida, bebida e música, reverenciando a lembrança dos entes queridos.  

Com raízes nas culturas indígenas nativas da Mesoamérica, essa tradição foi incorporada às crenças católicas, dando origem a um feriado que tem se fortalecido ao longo dos anos. Tradição emblemática da cultura mexicana, a cerimônia inclusive já foi declarada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2003, pela UNESCO. Além da Cidade do México, Oaxaca, Ilha de Janitzio, Pomuch e Chignahuapan estão entre os destinos mais indicados para passar o Halloween no México. 

Se você se interessou e quer saber mais sobre como vivenciar o próximo Halloween estudando no exterior, fale com um Especialista STB e descubra a melhor oportunidade para você! 

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile