O Intercâmbio Universitário, também conhecido como Study Abroad, é uma oportunidade para que alunos de graduação do Brasil, possam estudar de seis meses a um ano em uma universidade do exterior.
O programa permite que os estudantes possam mergulhar na cultura e estilo de vida universitário de outro país, obtendo não só o aprimoramento no idioma, mas a vivência internacional tão necessária para o currículo nos dias de hoje. Entre as diversas vantagens do programa estão:
– Oportunidade de conhecer o sistema educacional de outro país, estudando em renomadas instituições
– Ter contato com professores e pesquisadores locais
– Networking global, com pessoas de sua área de formação
– Na maioria dos casos, possibilidade de escolha da grade, com matérias que não teria acesso no Brasil
– Vivenciar o estilo de vida universitário de outro país, participando das atividades esportivas, culturais e do dia a dia de uma universidade do exterior
– Uma experiência transformadora, que faz o estudante se sentir um cidadão do mundo, exposto a diferentes pontos de vista e com colegas dos mais variados países
– Menor custo, quando comparado a um programa completo de graduação no exterior
Você pode se interessar: Conheça o STB Universidades
Perfil do aluno
– Estudantes que estão matriculados em algum curso universitário no Brasil e tenham boas notas
– Que desejam aprender em um novo sistema de ensino
– Que saibam o idioma do país escolhido – para a maioria dos países, o aluno precisará comprovar uma proficiência na língua inglesa, sendo que o TOEFL exigido pode variar entre 61 e 90. Alguns programas não exigem proficiência, pois oferecem também aulas de inglês.
– Que queiram ficar de um a dois semestres estudando no exterior
Diferenças de calendário
Nos Estados Unidos e no Canadá, o calendário Acadêmico é trimestral, de setembro a dezembro, janeiro a abril e finaliza de maio a junho. Similar ao do Reino Unido e outros países da Europa, que também funciona com três semestres, de setembro a dezembro, janeiro até março e de abril a julho. Já na Alemanha, o calendário é composto de apenas dois semestres, que vão de outubro a março e de abril a setembro.
Realizar um programa acadêmico na Austrália ou Nova Zelândia tem uma grande vantagem: o calendário acadêmico desses países é o mesmo que do Brasil, com início dos semestres acadêmicos em fevereiro e julho. Assim, o aluno poderá conciliar tranquilamente o período de estudos para quando voltar ao Brasil.
Validação dos créditos no Brasil
O processo de validação dos créditos no Brasil é específico de cada instituição. A universidade brasileira é quem irá determinar se haverá o aproveitamento dos créditos cursados no exterior. Por isso, é fundamental que o aluno esteja a par das solicitações necessárias para fazer a validação desses créditos na volta ao país.
Veja também: Como fazer faculdade nos Estados Unidos?
Quais são as opções de intercâmbio universitário?
Existem diversas opções de países e instituições de ensino onde o aluno poderá fazer o intercâmbio universitário. Entre elas, está a Drew University, reconhecida entre as escolas de artes liberais, com forte vocação em ciências naturais, ciências sociais, línguas e literatura, humanidades e ciências humanas.
Localizada nos arredores de Nova York, a menos de 1h da cidade, possui um campus moderno e cercado de verde. Já foi palco de diversas produções cinematográficas como Família Soprano e O Incrível Hulk.
A Drew possui programas que se destacam pela intensa pesquisa de forma autônoma, aprendizagem didática baseada em reflexão e colaboração. Comunicação, Marketing, Direito, Antropologia, Economia e Negócios estão entre as áreas que podem ser escolhidas pelos alunos de intercâmbio universitário
Dependendo do nível de inglês, o estudante poderá montar sua grade. Tendo a opção de combinar duas matérias de inglês + duas matérias acadêmicas, ou quatro matérias acadêmicas, caso possua inglês necessário.
Ficou interessado em fazer um Intercâmbio Universitário? Fale com um Especialista STB e conheça as oportunidades!