DICAS

COMO A AGÊNCIA DE INTERCÂMBIO PODE ME AJUDAR NO EXTERIOR?

Published

on

Contar com o suporte de um especialista durante o processo de preparação do seu intercâmbio é extremamente importante. Afinal, só ele poderá oferecer consultoria para orientar e responder com propriedade todas as dúvidas em relação à documentação (vistos, passaporte, comprovantes de vacinação), a voos, como escolher a melhor escola no exterior, o curso, o tipo de acomodação e o país certo para o seu perfil de intercâmbio. Engana-se, porém, quem acredita que os serviços prestados por estes profissionais terminam na hora do embarque. A verdade é que o consultor que começa o atendimento nas lojas continua acompanhando o estudante durante todos os dias, até o retorno da sua viagem, evitando (ou resolvendo, quando necessário) problemas durante o intercâmbio.

A jornalista Michele Louvores dos Santos, de 31 anos, por exemplo, lembra que o auxílio que recebeu do STB após a compra do curso foi de extrema importância para a realização do seu intercâmbio. Ela conta que, após receber o convite de um amigo para visitá-lo em Manchester, na Inglaterra, decidiu procurar por uma agência de intercâmbio para tornar este período no exterior ainda mais proveitoso. “Procurei algumas agências na minha cidade, fiz orçamentos e nenhuma delas me ofereceu o atendimento e as condições do STB. A consultora não apenas me ajudou, como passou segurança, tranquilidade e confiança em mim e na viagem” conta Michele, que acabou fechando o intercâmbio após este primeiro contato.

“Eu já tinha começado a pagar e já estava tudo resolvido quando minha viagem começou a se transformar. Meu amigo se mudou de Manchester para Crewe e não valia mais a pena eu ficar hospedada na casa dele. Então resolvi mudar toda a minha viagem para Londres”, completa a jornalista – que recorreu à sua consultora STB para auxiliar no processo de troca das passagens, da acomodação, do curso e do destino. “Ela me ajudou e transferiu o curso de Manchester para lá [Londres] com uma agilidade e uma compreensão maravilhosas. Por fim, eu precisava resolver a hospedagem e a nova passagem aérea e, como sempre, ela me ajudou oferecendo as melhores condições”, lembra Michele, que realizou o curso de inglês de quatro semanas em Londres, na Kaplan.

São em casos de emergências ou de imprevistos como este que o suporte dos consultores especializados se mostra ainda mais necessário. Mas, além destes casos que são de responsabilidade da agência de intercâmbio auxiliar em uma solução, desembarcar no exterior com a certeza de que terá alguém para esclarecer suas dúvidas e lhe orientar sobre o que for preciso também é reconfortante.

Entenda, abaixo, de quais maneiras a agência pode te ajudar a resolver eventuais problemas durante o intercâmbio.

Como é a comunicação com a agência de intercâmbio quando já estou fora do país?

Por WhatsApp, Skype ou e-mail, os consultores do STB estão disponíveis 24 horas por dia para responder a dúvidas e auxiliar na resolução de qualquer problema que o estudante possa ter ao longo de sua estadia no exterior.

Os consultores também costumam entrar em contato com os estudantes para saber como está sendo o seu processo de adaptação. Michele conta que, apesar de não ter tido nenhum problema durante a sua viagem, a consultora manteve contato com ela e se mostrou disponível para ajudar caso fosse necessário. “Depois que a viagem começou, foram poucos contatos com a minha consultora, porque eu não tive demanda, mas eles foram importantes. Ela me passou segurança e me perguntava sempre como eu estava”, diz.

Quais tipos de problemas a agência pode me ajudar a resolver durante o intercâmbio?  

Escola de idiomas          

No primeiro dia de aula do intercâmbio, os estudantes são submetidos a um teste de idioma que tem como objetivo nivelar as turmas. Mas, em raros casos, o estudante não se adapta tão bem à turma que lhe foi destinada, seja por não conseguir acompanhar o ritmo das aulas ou, ainda, por sentir que o nível de dificuldade está aquém das suas habilidades.

Nessa situação, é possível solicitar a aplicação de um novo teste à escola e a agência de intercâmbio estará disponível para auxiliar neste processo. Assim, o estudante que tiver dúvidas sobre como proceder pode entrar em contato com a agência, que ficará responsável por fazer a solicitação ou por orientar o estudante sobre como fazê-lo diretamente na instituição.

Caso o estudante queira estender seu período de estudos no exterior, ele também deve comunicar a agência de intercâmbio, que entrará em contato com a escola para resolver os detalhes.

Acomodação

O mesmo acontece em relação à acomodação. No caso de alguma dificuldade com relação à adaptação, limpeza ou alimentação na host family ou nas residências estudantis, por exemplo, o estudante pode entrar em contato com o seu consultor para saber como contornar a situação ou, em casos mais sérios, para solicitar a troca de família ou de residência.

Passagem aérea para o intercâmbio

A agência de intercâmbio também pode auxiliar viajantes que perderam o voo ou que, ao final do programa, desejem estender a sua permanência no exterior. Nestes casos, dependendo do horário e da situação, a agência consegue entrar em contato com a companhia aérea para remarcar a passagem aérea do estudante de acordo com as regras e multas contratuais de cada companhia.

Transfer do aeroporto para a acomodação

Os estudantes que optarem por contratar o serviço do transfer do aeroporto até a acomodação (ou vice-versa) também poderão contar com o auxílio da agência caso tenham alguma dificuldade.

Próximo intercâmbio

E, depois de uma experiência de estudos no exterior bem-sucedida, é impossível não querer planejar uma nova viagem, certo? Por isso, também é responsabilidade da agência auxiliar a encontrar o próximo programa ideal para dar continuidade aos seus estudos e programar novo intercâmbio!

Quer tirar mais dúvidas?

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile