a-melhor-experiencia-de-viagem-970x300_semtxt.jpg

Planejar uma viagem é simples, o extraordinário é construir experiências!

Como escolher a melhor escola para intercâmbio?

Uma das fases mais animadoras durante o processo de decidir fazer um intercâmbio é ter literalmente um mundo de opções para escolher o programa que mais te agrade. No entanto, é comum que muitos estudantes fiquem perdidos diante de tantas oportunidades e tenham dificuldade em optar pelo programa que melhor atenda às suas necessidades acadêmicas, financeiras e pessoais.

Com o destino definido e um objetivo em mente, o passo mais importante deste processo é escolher a escola ideal para o intercâmbio. Por isso, reunimos as melhores dicas dos nossos especialistas para ajudá-lo a superar as suas expectativas e encontrar a melhor escola para intercâmbio. Confira!

Identifique os pré-requisitos indispensáveis para você

Uma dica que facilita o processo de escolha é começar refletindo sobre o que você espera e o que gostaria de evitar em uma escola de idiomas no exterior. Você tem o sonho de estudar dentro de uma grande universidade ou prefere uma escola mais intimista, com um número reduzido de estudantes e clima mais familiar? O seu budget é mais limitado? Ou não abre mão de viver em uma das grandes capitais do mundo e faz questão de estudar em uma escola renomada?

Essas são apenas algumas das questões que devem surgir durante o processo e que são fundamentais para que você acerte na escolha. Seja sincero consigo mesmo e só considere aquelas que correspondem aos seus planos – afinal, você aprenderá muito mais em um ambiente em que se sente confortável. Então, que tal começar fazendo essa lista de pré-requisitos da sua escola ideal?  

Descubra o que outros estudantes pensam sobre a escola

Como escolher a melhor escola para intercâmbio

Fazer um intercâmbio é um investimento que exige um planejamento cuidadoso e pesquisar sobre as suas escolas favoritas pode ser um ótimo jeito de descobrir se elas valem o investimento e por que valem. Por isso, procure informações no site do STB e reviews de estudantes que já passaram por elas. É importante considerar o maior número de opiniões possíveis: quanto mais referências positivas, maior é a chance de acertar.   

Busque orientação de consultores especializados

Está animado com todas as opções que descobriu e sente que é o momento de partir para a sua aventura no exterior? Buscar ajuda de uma agência de intercâmbio é o melhor jeito de começar. O STB conta com consultores especializados que já fizeram intercâmbio e visitaram as escolas e acomodações, podendo, assim, ajudá-lo a escolher a melhor escola de acordo com o seu perfil. Além disso, a empresa faz um controle de qualidade visitando e testando frequentemente cada instituição, o que garante segurança durante todo o programa.

O que a escola oferece?

Definiu a sua lista de escolas favoritas e conversou com um consultor? Então chegou a hora de comparar os detalhes dos programas pretendidos. Este é o momento de avaliar tópicos como a localização da escola, a carga horária das aulas, as facilidades que a instituição oferece (cantina, laboratório de informática, biblioteca, por exemplo) e também as atividades e serviços que a instituição promove fora do horário das aulas, como workshops, palestras e passeios. Escolha aquela que mais risca itens indispensáveis da sua lista.

Perguntas que podem fazer a diferença

Qual o tamanho da turma?
Quanto mais alunos, menos personalizada será a atenção que o estudante receberá. Por outro lado, maior é a oportunidade de interagir com estudantes de outras nacionalidades e ampliar a sua rede de contatos durante o intercâmbio. Neste caso, priorize aquilo que for mais importante para você. 

Com qual frequência você será avaliado pela escola?
Um dos processos mais importantes durante o aprendizado no exterior é ter um feedback frequente de sua evolução. Avalie se a escola oferece lições de casa regularmente e testes de nivelamento de idioma, assegurando que você sempre esteja na turma certa de acordo com os seus conhecimentos e progressão de aprendizado. 

Quais as acreditações da escola?
Ter certificados e acreditações das principais instituições regulamentadoras de educação mundial é uma excelente prova de que a escola tem qualidade. Cheque e compare as acreditações de cada uma delas e opte por aquela que estiver mais bem avaliada. Checar os certificados dos professores também pode ajudar a riscar outras opções da lista.

Qual é o método de ensino da escola?
Você prefere um método de ensino mais tradicional ou mais moderno? A resposta para essa pergunta pode ser decisiva para decidir pela escola certa.

Qual o mix de nacionalidades?
Ter contato com pessoas de diferentes países durante o intercâmbio é muito importante para ter um processo de aprendizado rico tanto em relação a novas culturas, quanto em relação à prática do inglês.


Tipos de escolas de idiomas no exterior para cada perfil

Para garantir que o estudante escolha a instituição certa de acordo com seus objetivos e seu budget, o STB divide suas escolas de idioma de acordo com suas características. Veja, abaixo, a que mais tem a ver com seu estilo de vida:

Top Schools: para quem quer tradição e excelência de ensino 

Se você quer tradição e excelência no ensino de idiomas, as escolas Top Schools são a melhor opção. Com um catálogo que contempla as melhores e maiores redes de escolas do mundo, como Embassy, Kaplan e Eurocentres, entre outras, essa categoria garante aos alunos estrutura de primeira linha, localização privilegiada e reconhecimento mundial.

Opinião de quem já fez:
“Não sabia direito por onde começar a escolher a escola para o meu intercâmbio, mas graças à consultoria do STB encontrei diversas opções que me agradaram. Acabei escolhendo fazer um curso de inglês em Cambridge, na Embassy, pois ficava na localização que eu queria e tinha as melhores recomendações possíveis. Foi uma ótima escolha! A escola é realmente incrível, muito linda e com profissionais extremamente competentes, dos professores ao staff. Além disso, ela oferece ensino de qualidade e muitas atividades, inclusive excursões para outras cidades, como Londres e Brighton. Era exatamente o que eu buscava em uma escola. Valeu muito a pena o investimento”, Junior Saturnino, psicólogo, 28 anos. Estudou na Embassy, em Cambridge. 

“Quando decidi fazer um intercâmbio, a minha principal preocupação era escolher uma escola boa, de onde eu saísse com um conhecimento maior do que cheguei. Depois, considerei o preço, que também tinha de ser atrativo. O STB me ofereceu algumas opções dentro do meu perfil e a minha escolhida foi a Stafford House, onde fiz um curso de inglês em Londres. Arrisquei nela e deu tudo certo. A escola é muito boa! Aprendi muito neste período. Conheci pessoas que chegaram aqui sem falar uma palavra em inglês e depois de seis meses já conversavam muito bem. Os funcionários da secretaria estão sempre dispostos a te ajudar nas dificuldades que você tem quando chega em um país diferente.  E o mais interessante é que eles me chamavam pelo meu nome. Eu gostei de tudo. Eu já conhecia a cidade, mas rever Londres nunca é demais”, Noemia Freire, 49 anos. Fez Stafford House, em Londres.

Pocket Schools: para quem quer atenção especial durante o aprendizado

Para quem não quer dividir a sala com muitos alunos, o catálogo de Pocket Schools é perfeito. Isso porque ele é composto por escolas menores, que contam com menos estudantes por sala, permitindo que o estudante receba atenção personalizada em todos os aspectos do aprendizado. É ideal para quem quer potencializar a sua experiência cultural no exterior e precisa de mais foco nos estudos.

Opinião de quem já fez:
“Já tinha feito três intercâmbios com o STB quando decidi estudar na França novamente - seria o meu segundo intercâmbio no país. Escolhi a France Langue, em Biarritz, que eu já conhecia, e é uma ótima escola de francês. A escolhi porque precisava melhorar o meu francês até o final do ano e a cidade é maravilhosa. O ensino é personalizado e as turmas menores. Foi uma experiência muito diferente das que tive em escolas maiores, quando estudei em cidades como a Austrália e Nova Zelândia, mas recompensadora como todo intercâmbio.Tentando resumir um pouco sobre o processo de escolha das escolas onde estudei, apesar de serem todas bem diferentes, acho que a localização e a excentricidade do programa em si sempre foram pontos importantes. Mas o que mais pesou sempre foi a orientação dos consultores do STB, que acabaram conhecendo bem os meus gostos e personalizando a minha experiência de intercâmbio”, Leonardo Volpi, estudante de Medicina, 19 anos. Estudou na France Langue, em Biarritz.  


Budget School: para quem quer qualidade de ensino sem estourar o orçamento

Quem está em busca de custo-benefício pode apostar no catálogo de Budget Schools, com escolas menos conhecidas mundialmente e que contam com preços mais econômicos. É uma excelente opção para quem quer economizar sem abrir mão da qualidade de ensino, assegurada pela curadoria cuidadosa do STB.  Geralmente, as escolas Budget oferecem uma estrutura mais simples e, salvo algumas exceções, ficam em localização menos central.

Opinião de quem já fez:
 “Já tinha morado na França e queria voltar com a intenção de ficar mais tempo no país, por isso buscava uma escola mais econômica. Quando optei pelo curso de francês na LSI Paris, ela estava com um preço mais em conta em relação a outras instituições – e confesso que fiquei com medo de que, por conta disso, o serviço fosse pior. Mas a verdade é que me surpreendi muito! A escola é incrível, possui ótima estrutura e turmas pequenas. Além de falarmos em francês do início ao fim das aulas, há muitos textos para leitura e tarefas para serem feitas em casa. Por isso sinto que evolui muito nestes dias de intensivo! Além disso, a escola também promove atividades bem bacanas fora dos horários de aula, como passeios ao cinema, aulas de culinária e visitas a pontos históricos da cidade”, Sylvia Regina, empresária, 30 anos. Estuda na LSI, em Paris. 

Conte com a ajuda de um consultor especializado

Contar com o auxílio de um expert faz toda a diferença na hora de escolher a melhor escola para fazer intercâmbio. Por isso, os consultores do STB fazem um primeiro contato - e sem custo - para identificar o perfil do aluno, suas necessidades, seu estilo de vida e seu budget, garantindo uma experiência no exterior transformadora. 

 Fale com um especialista em intercâmbio STB

 

STB

STB

Fundado em 1971, o STB Student Travel Bureau é líder no segmento de educação internacional no Brasil, oferecendo as opções certas para cada fase da sua vida. Quem você quer ser? Conte-nos onde quer chegar e nós traçamos o caminho.

Deixe um comentário

BUSCAR RESULTADOS PARA: