a-melhor-experiencia-de-viagem-970x300_semtxt.jpg

Planejar uma viagem é simples, o extraordinário é construir experiências!

Passagens aéreas para estudantes têm desconto

Como qualquer etapa que antecede uma viagem, o momento de compra das passagens aéreas para o intercâmbio também gera dúvidas e inseguranças – principalmente porque o valor costuma pesar no orçamento de quem está começando a esboçar um roteiro. Mas não se preocupe: listamos todas as informações para você entender melhor as vantagens, prazos, tarifas e benefícios que envolvem este momento tão importante.

 Quando devo comprar a passagem do intercâmbio?

O preço das passagens aéreas internacionais pode variar bastante dependendo da companhia aérea, do horário do voo, da localização do aeroporto e até mesmo do dia da semana em que você decidir viajar.    

Estudos apontam, por exemplo, que os voos que partem às terças-feiras podem sair até 11% mais baratos do que aqueles que saem aos domingos. Também foi constatado que as chances de pagar menos pela passagem são maiores quando você opta por viajar na madrugada ao invés de embarcar durante o dia.

Para dar conta destas e outras variáveis e garantir os melhores preços, a dica é começar a preparação para o intercâmbio com a maior antecedência possível, principalmente se o período do seu embarque for coincidir com a época de férias escolares ou de feriados nacionais e internacionais. “Como o sistema das companhias aéreas abre a disponibilidade com aproximadamente 330 dias de antecedência, quanto antes conseguir comprar as passagens, melhor”, diz o gerente operacional de aéreo do STB, Filipe Marconato.

Mas essa não é a única maneira de driblar as tarifas altas. Quando o assunto é passagem aérea para intercâmbio, os viajantes têm uma vantagem: o desconto para estudantes.

 Como funcionam as passagens aéreas para estudantes?

Negociadas pelas agências de intercâmbio junto às companhias aéreas, este tipo de passagem oferece tarifas especiais para quem vai estudar fora do país. Segundo Marconato, os descontos nas passagens aéreas para estudantes variam de 5% a 35% (dependendo da rota e da companhia aérea escolhidas) e só podem ser obtidos por intermédio de uma agência de intercâmbio.

Para ter direito ao benefício, o estudante precisa ter entre 12 e 34 anos de idade e estar matriculado em um curso no exterior com duração de pelo menos duas semanas. É importante deixar claro, portanto, que o desconto não se aplica a qualquer estudante (como aqueles que estudam no Brasil, mas que irão viajar a lazer, por exemplo), mas sim àqueles cuja viagem esteja atrelada especificamente ao estudo no exterior – a exemplo dos curso de férias, de idiomas, de formação profissional ou do intercâmbio universitário.Aeroporto internacional

Há outros benefícios das passagens aéreas para estudantes?

Quando o assunto é passagem aérea para estudante, as vantagens não se restringem apenas a reduções de tarifas. Um dos maiores impeditivos para estudantes que desejam estender o tempo de duração do seu intercâmbio, as multas cobradas pelas companhias aéreas para alterar a data de retorno, por exemplo, não costumam ser aplicadas a viajantes que têm a passagem de estudante. “Dependendo da companhia aérea, as vantagens podem variar: validade de um ano após o embarque (enquanto uma tarifa promocional comum tem validade de um a três meses) e primeira alteração de retorno sem multa são algumas delas”, diz Marconato.

Por fim, vale lembrar que a importância de se programar com antecedência também se faz necessária nestes casos, já que o número de passagens com desconto é limitado.  

 Como a agência de intercâmbio pode te auxiliar neste processo?

Ter o acompanhamento de uma agência de intercâmbio no momento da compra da passagem aérea é fundamental. Não apenas porque é exclusivamente por meio dela que se consegue o benefício da passagem para estudantes, mas também porque este tipo de empresa conta com profissionais especializados em encontrar os melhores preços e planejar trajetos de acordo com as demandas de cada viajante. “A agência auxilia o estudante a decidir qual a melhor companhia e a melhor rota dependendo de diversos fatores, como preço, tempo de espera, duração dos voos, vistos e vacinas nos destinos percorridos”, explica Marconato, do STB.           

Além disso, a agência também pode ser útil para viajantes que perderem o voo. “Dependendo da situação e do horário, a agência consegue entrar em contato com a companhia aérea para remarcar o bilhete do estudante de acordo com as regras e multas contratuais”, afirma Marconato.

O especialista esclarece, ainda, que cancelar um único trecho de uma viagem com diversas paradas não implica no cancelamento de todo o trajeto, mas ressalta a importância de entrar em contato com a agência para saber como proceder nestes casos. “Para cancelar um trecho, o estudante deve entrar em contato conosco ou com a companhia para evitar o ‘no show’ [termo usado para se referir àqueles passageiros que não apareceram na hora do embarque] e pedir o cálculo de uma possível reemissão. O STB vende todas as grandes companhias aéreas do mundo e pode auxiliar o aluno a montar a rota que ele desejar”, diz Marconato.  Além disso, o STB tem um sistema de cotação de passagens aéreas em seu site, que já apresenta opções de tarifas de estudantes.

SAIBA COMO CALCULAR O CUSTO DE UM INTERCÂMBIO

 

STB

STB

Fundado em 1971, o STB Student Travel Bureau é líder no segmento de educação internacional no Brasil, oferecendo as opções certas para cada fase da sua vida. Quem você quer ser? Conte-nos onde quer chegar e nós traçamos o caminho.

Deixe um comentário

BUSCAR RESULTADOS PARA: