DICAS

MALAS DO INTERCÂMBIO: O QUE PODE LEVAR?

Published

on

Depois de resolver todos os detalhes primordiais para fechar o seu período de estudos no exterior – como a escolha do país ideal para o intercâmbio, da acomodação, da escola e a compra das passagens para estudantes –, o momento tão esperado finalmente chegou: é hora de fazer as malas e desbravar o mundo! 

E é neste momento que surgem diversas novas dúvidas, como quantas malas levar no intercâmbio e o que não é permitido levar nas bagagens em aviões.  Para ajudá-lo a resolver este problema, esclarecemos, abaixo, tudo o que você precisa saber sobre bagagens no intercâmbio. 

Quantas malas posso levar no meu intercâmbio? 

As companhias aéreas adotam limites diferentes de peso por bagagens despachadas em voos internacionais saindo do Brasil. Para viagens mais curtas, como na América do Sul, por exemplo, algumas empresas aceitam no máximo uma mala de 23 kg para despachar. 

Já em voos para Estados Unidos e Europa, as principais companhias aéreas do mundo adotam um limite de duas malas com no máximo 32 kg. 

As normas de bagagem de mão variam um pouco também em cada companhia, mas seguem padrões bem semelhantes: normalmente ela não pode ter mais de 115 cm (considerando altura + comprimento + largura), com variação de peso (de 5 kg a 10 kg). 

O que levar na bagagem de mão?

O que não levar na bagagem de mão?

  • – Todos os seus documentos pessoais e de viagem, como confirmações de curso e hospedagem
  • – Objetos pessoais de valor, como dinheiro e eletrônicos
  • – É importante também levar uma troca de roupa, que pode ser fundamental caso sua mala despachada extravie ou atrase
  • – Uma nécessaire com objetos de higiene pessoal, como escova e pasta de dente. Lembre-se: há um limite de 100 ml para embalagens com líquidos (cremes, pastas e perfumes). Embalagens maiores devem ser despachadas
  • – Tenha também uma caneta em mão para preencher documentos de desembarque entregues durante o voo
– Objetos pontiagudos (navalhas, agulhas, lâminas, facas, tesoura, bisturi etc.)
– Cosméticos com embalagens acima de 100 ml.
– Bebidas adquiridas fora do Duty Free
– Equipamentos esportivos e de lazer (skate, patins, arpões, tacos de golfe, bastões de esqui e hóquei, lanternas a gás, dardos, varas de pescar, entre outros)
– Ferramentas
– Materiais explosivos e inflamáveis
– Substâncias químicas e tóxicas (sprays paralisantes, materiais radioativos, venenos, extintores de incêndio etc.)

Cobranças extras de bagagem devem acontecer em breve

De acordo com as novas regras sobre bagagens divulgadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) em 29 de abril, referente à resolução nº 400 de 13 de dezembro de 2016, as companhias aéreas poderão cobrar taxas adicionais por bagagens despachadas em voos tanto nacionais como internacionais. Até então, este valor já fazia parte do preço da passagem. Agora, as empresas aéreas estão liberadas para criar suas próprias regras sobre o despacho de bagagens. De acordo com o gerente operacional de aéreo do STB, Filipe Marconato, a mudança deve acontecer de forma gradual para que os clientes se acostumem com as novas regras aos poucos. “As companhias devem, primeiramente, reduzir o peso das bagagens para voos internacionais para 23kg e, posteriormente, cobrar pelas bagagens despachadas. No entanto, nenhuma companhia anunciou mudanças até o momento”, afirma.

A regra já deveria ter entrado em vigor em março, mas a Justiça impediu a mudança após conceder uma liminar, que foi derrubada em 29 de abril. De acordo com comunicado emitido pela Anac, nada muda para as passagens já compradas, independentemente da data de embarque.

Viagens aos finais de semana durante o intercâmbio: como faço com as malas?

Viagens de fim de semana estão entre as melhores experiências que os alunos vivem ao estudar no exterior. Por isso, muitas escolas organizam esses passeios para que os estudantes possam explorar outras cidades ou até mesmo outros países, o que é muito comum na Europa.

Malas prontas para o intercâmbio

Para estas viagens durante o intercâmbio, no entanto, é preciso ficar atento às regras das bagagens. Muitas companhias aéreas que fazem voos domésticos no exterior, além das famosas low cost europeias, como a Ryanair, têm regras rígidas em relação ao peso das bagagens de mão e cobram taxas extras (em alguns casos, mais caras que a própria passagem) para bagagens despachadas.

Como essas viagens são breves, o ideal é levar tudo em uma bagagem de mão, dando prioridade aos itens indispensáveis, como trocas de roupas para o fim de semana, produtos de higiene pessoal (sem frascos com mais de 100 ml), documentos pessoais e aparelhos eletrônicos. Assim, você evita uma cobrança extra de taxas e não precisa se deslocar com muitas coisas por distâncias tão curtas.

Confira as regras das principais companhias aéreas que fazem trajetos para destinos comuns de intercâmbio:

Air Canada
Air France
Alitalia
American Airlines
British Airways
Copa Airlines
Delta
Iberia
LATAM
Lufthansa
Swiss
TAP
Turkish Airlines
United

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.