DICAS

UNIVERSIDADE NO EXTERIOR: 4 DICAS PARA CONSEGUIR UMA BOLSA

Published

on

Em vários casos, uma bolsa de estudo no exterior representa a única chance de estudar fora para muita gente. De fato, receber uma scholarship pode ajudar de diversas formas, desde ganhar um desconto no valor do curso até cobrir o valor integral, incluindo acomodação, alimentação e passagens aéreas. Mas como conquistá-las?

“Cada universidade tem um percentual obrigatório de estudantes com bolsa de estudos”, explica Carlos Eduardo Madeira, gerente do STB | Universidade. Isto significa que um grande número de universidades possui uma “cota” de bolsas de estudo a serem concedidas todos os anos. Algumas, inclusive, têm opções especificamente para estudantes estrangeiros.

No geral, as instituições estão à procura dos estudantes mais talentosos do mundo. A seleção costuma priorizar boas notas, motivação, mérito acadêmico ou esportivo, talentos especiais (em artes ou música, por exemplo), experiência, entre outros possíveis critérios. Por isso, o primeiro passo é saber em quais bolsas de estudo se inscrever.

1. Escolher as opções de universidades que se enquadram em seus objetivos e qualificações

O primeiro passo ideal é entender as suas qualificações, objetivos, talentos e limitações. Quando você conhece bem o seu perfil, você consegue identificar as universidades que melhor atendem aos seus propósitos e que também têm opções de bolsas de estudo com requisitos que você conseguirá preencher.

“Cada universidade oferece um tipo de programa de bolsa de estudos. Basta o estudante decidir a melhor instituição para o seu perfil para que ele possa ser considerado para uma possível bolsa”, diz Madeira. Inscrever-se em opções adequadas ao seu perfil significa que você tem os requisitos necessários para a seleção, o que aumenta suas chances de conseguir a bolsa.

2. Preparar-se com antecedência e ter um excelente desempenho escolar

Com uma concorrência acirrada e um número enorme de candidatos, o que fazer para se destacar durante o processo de seleção? “Ser um estudante aplicado, com o máximo de projetos, e com alto desenvolvimento pessoal ao longo do período de ensino médio. Todos os tipos de trabalho voluntário, por exemplo, são considerados. A universidade considera todas as atividades extracurriculares e até mesmo o que o estudante faz durante o tempo livre e que pode agregar valor à sua carreira”, diz Madeira.

Quanto mais tempo você tiver para se preparar, melhor. Como é necessário demonstrar o seu potencial durante o processo de seleção, se você se dedicar no ensino médio e, assim, conseguir manter um histórico escolar/acadêmico exemplar, você já estará em vantagem na hora de buscar por sua bolsa de estudo.

3. Caprichar na sua inscrição

Outra etapa que demanda tempo e dedicação é a sua inscrição. Leia as regras com atenção e reúna todos os documentos obrigatórios antes de dar início a ela. “O application, as notas (GPA) e os exames TOEFL ou IELTS traçam o perfil do estudante”, explica Madeira. “Todas as cartas de recomendação são válidas e até mesmo projetos de pesquisa que possam enriquecer a graduação ou pós-graduação do estudante.”

Com todos os documentos, resultados de exames e dados necessários, você pode começar a sua inscrição. “A maior dica que podemos dar é: faça o melhor de si, desenvolva a melhor carta de apresentação e traga o que tem de melhor para que a universidade te veja como um potencial para agregar valor a eles”, diz Madeira.

4. Após selecionado, manter o desempenho acadêmico

Conseguir uma bolsa de estudo é uma oportunidade incrível, mas este é só o início da sua jornada. “As bolsas de estudos são baseadas em mérito acadêmico, para alunos com boas notas e comprometimento, ou em mérito esportivo. Em ambos os casos, os alunos devem manter as boas notas para que a universidade mantenha a bolsa durante o programa todo”, esclarece Madeira.

Para reter a sua bolsa e renová-la ao longo do seu curso no exterior, você precisará ter bom desempenho acadêmico, atingindo os resultados estipulados pela universidade a fim de comprovar o seu comprometimento e atingir o seu potencial educacional, pessoal e profissional.

Como o processo de seleção de uma universidade no exterior pode ser desafiador para alunos brasileiros, contar com o auxílio de um especialista em educação superior pode representar maiores chances de ingressar na instituição e, consequentemente, de conseguir uma bolsa de estudos. Por isso, o STB oferece assessoria para entrada em instituições de ensino superior nos Estados Unidos, no Canadá, na Austrália, no Reino Unido e em outros países europeus. O time de especialistas STB auxilia com a orientação para as melhores opções de graduação e pós-graduação de acordo com o perfil do estudante, área de interesse, desempenho acadêmico, proficiência em inglês e objetivos profissionais do aluno.

*Hotcourses Brasil é um portal com dicas para ajudar o estudante brasileiro a encontrar a instituição, escola, faculdade ou universidade internacional na qual ele deseja estudar.

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.