Tour pela Europa com Topdeck | Parte VIII: Paris, França

Published

on

Antes de começar a viagem para a Europa com o pessoal do TopDeck, não sabia qual seria minha cidade favorita, mas tinha quase que certeza que seria uma das cidades italianas. Essa impressão mudou totalmente quando cheguei em Paris.

Sempre achei que Paris seria um lugar esnobe, mas é uma cidade totalmente aconchegante e gostosa de circular. O lugar é lindo, as praças e monumentos dão um charme elegante à cidade, a comida é excelente, as pessoas são ultra fashion e estilosas e o Museu do Louvre é, sem nenhuma dúvida, o melhor museu do mundo. Tinha essa impressão de que os parisienses seriam antipáticos, mas mordi minha língua rapidinho quando percebi que tudo apenas era um grande preconceito.

Fiquei apaixonada por Paris que se tornou a minha cidade favorita do TopDeck tour pela Europa!

Chegamos na cidade e fizemos um tour pelos principais monumentos e edifícios, com a guia do TopDeck contando um pouco da história dos lugares para a gente e toda a galera enlouquecida tirando diversas fotografias. Vimos a Praça da Bastilha, a Champs-Elysées, o Arco do Triunfo, o museu do Louvre, Praça dos Vosges e, claro, a Torre Eiffel.

Após deixar as malas no hotel, saimos para comer um delicioso crepe francês e, se você é apaixonada por crepes como eu, vai adorar saber que em Paris eles são vendidos em TODO canto! A cada 15 passos você estará diante de uma creperia! Depois de alimentar a barriguinha, fui com um grupo de amigos do TopDeck para subir a Torre Eiffel e ver Paris de lá de cima. Uma das coisas mais espetaculares que já fiz e uma experiência completamente inesquecível.

 Junto com amigos do Topdeck na Torre Eiffel

Lá em cima da Torre Eiffel

Deixando a Torre, andamos pelo Champs de Mars, vimos um pouquinho do que a cidade nos oferecia e começamos a programar o dia seguinte já que teríamos o dia livre para poder desbravar Paris.

A noite apareceu e alguns amigos do grupo do TopDeck e eu fomos experimentar mais uma das especialidades francesas no restaurante Le Bouquet: o escargot! Parece nojento e é necessário certa coragem para comer uma lesma, mas o gosto é sensacional. Se você não tem coragem de experimentar, mas morre de curiosidade, quando com um grupo de amigos sugira, sério mesmo! Em grupo tudo é mais fácil e um incentiva o outro.

Escargot: uma das especialidades da culinária francesa.

 Programação do TopDeck em Paris

Para o dia seguinte, combinamos de nos encontrar no lobby do hotel e partir para o Museu do Louvre cedinho pela manhã. Uma dica essencial para quando você visitar o Museu: não entre pela entrada principal, a fila costuma ser gigantesca! Vá até a entrada na saída da estação de metrô, entre por baixo do Louvre, siga as placas e compre seu ticket ali. A fila é 512 vezes menor! Outra coisa, se programe para acordar cedo e ir para o Museu logo na hora em que ele abre, assim você tem mais tempo visitando (já que é o maior museu do mundo!), o museu não estará TÃO lotado e a fila será bem rápida.

 Baunilha no Museu do Louvre

 De dentro da pirâmide do Museu do Louvre

Dentro do Museu do Louvre

O Louvre é incrível e a melhor coisa que você pode fazer lá é pegar um desses guias em áudio que eles oferecem. O guia é totalmente interativo e oferece muito sobre a história das artes apresentadas, comentários dos curadores e diversas formas de conhecer o museu com base no seu interesse principal.

 Guia em Audio do Museu do Louvre

A famosa Monalisa

Visitantes do Museu do Louvre tirando fotos da Monalisa

Depois de 4 horas no Louvre, saí andando pela cidade, entrando em lojinhas, parando nos cafés e cheguei na Catedral de Notre Dame, que eu super indico para quem quer ter uma vista maravilhosa da cidade. O bacana de lá é que suas fotos incluirão a Torre Eiffel de fundo!

 Catedral de Notre Dame

Vista da Catedral de Notre Dame

No final da tarde, encontramos com todo o grupo do TopDeck no Champs de Mars para um pic-nic super especial montado pelo TopDeck com vista para a Torre Eiffel. De lá fomos assistir a um show de cabaré e, por fim, fomos para um bar confraternizar, já que era nossa última noite como um grupo. No dia seguinte iríamos para Londres ainda, onde nossa viagem terminava no final da tarde.

Foi muito difícil acreditar que nosso tour pela Europa estava quase no fim. Ainda mais quando você viaja com um grupo tão grande de jovens e tudo é muito mais divertido. Aquelas pessoas que eram estranhas para mim no primeiro dia já tinham virado meus melhores amigos em apenas 13 dias! A noite foi ótima, bebemos, dançamos, conversamos e todo mundo se adicionou no Facebook. A viagem terminava no dia seguinte, mas a amizade não.

Algumas informações úteis para viajantes sobre a cidade de Paris:

1) Dinheiro
A moeda oficial da França é o Euro. O Euro está disponível em notas de 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 Euros e em moedas de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 centavos de Euro, além de moedas de 1 e 2 Euros. Você pode trocar seus travelers checks em bancos, nos correios e casas de câmbio. Você encontra facilmente caixas eletrônicos espalhados por toda a cidade.

2) Transporte
O metrô de Paris é, na grande maioria das vezes, a forma mais rápida e barata de se locomover pela cidade. Os trens do metrô funcionam diariamente das 5:30 da manhã até 00:30. As linhas são numeradas e você vai notar que a direção das linhas são indicadas com o nome da estação final para onde aquela linha está indo. Assim, por exemplo, na linha 4, o trem que vai para o Norte carrega a indicação Porte de Clignancourt, sua parada final, enquanto o trem que vai para o Sul, Porte d’Orleans. Siga os sinais em laranja para trocar de linha e tenha em mente que para algumas baldeações, como Chatelet-Les-Halles, Montparnasse-Bienvenue e Republique, você terá que andar um pouquinho dentro da estação para mudar de linha. Azul indica a saída (sortie).

O bilhete para uma viagem custa $1.60 Euros, enquanto o bilhete ilimitado para um dia inteiro na Zona 1 custa $5.80 Euros. Você pode economizar comprando 10 tickets por $11.40 Euros. Preste atenção com batedores de carteira no metrô, especialmente na linha 1 que tem mais turistas.

3) Compras
Paris é um paraíso para quem ama fazer compras!!! Vá até a Rue de Rivoli para encontrar diversas lojas incríveis pela rua. O maior shopping center é o Forum Les Halles, anote esse nome! A Champs Elysees também é mundialmente conhecida por suas lojas. Além disso, existem diversas excelentes lojas de departamento na Galleries Lafayette e La Samaritaine.

4) Comidas & Bebidas
Chegando em Paris, você vai notar diversos cafés (chamados de brasseries) e restaurantes. Existem duas diferenças principais entre eles: restaurantes são normalmente especializados em um tipo de cozinha, enquanto brasseries (que se parecem muito com cafés) servem refeições rápidas (como diners americanos ou o famoso prato feito brasileiro). Restaurantes ficam abertos para o almoço e jantar, brasseries servem comida durante o dia inteiro.

Sentar em uma mesa do lado de fora em um café para ler ou conversar com os amigos é parte da cultura parisiense. Super recomendo essa experiência-delícia, e aproveite para olhar o movimento à sua volta… Isso é Paris! Um café em uma rua mais movimentada sempre será mais caro. Existe uma estrutura de preços quase que complexa para turistas entenderem nos cafés de Paris. O lugar mais baratos para um drink é no balcão (comptoir), depois em uma mesa dentro do restaurante (salle) e, por fim, as mesas do lado de fora (terrasse) – na calçada – possuem o cardápio mais caro. O preço sobe ainda mais durante a noite, mas na maioria das vezes comprar apenas uma bebida é o suficiente para você poder sentar lá por toda a noite. Muitos lugares também cobram pelo serviço.

5) Andando em Paris
A parte Central da cidade de Paris é dividida pelas margens da esquerda e da direita do Rio Sena. Passeando pelo lado esquerdo do rio, vindo de Notre Dame, você vai cruzar com o conhecido como ‘Quarteirão Latino’, incluindo St. Germain, Conciergerie, Musee d’Orsay, Hotel des Invalides, o Museu Rodin e, eventualmente chegará ao Champs de Mars e à Torre Eiffel. Você consegue andar pela margem do rio quase que durante todo o percurso.

Se você quiser andar pelo lado direito da margem, você vai ver o Museu do Louvre, Hotel de Ville, Musee de l’Orangerie, Rue de Rivoli, Jardin des Tuileries e acabará chegando na Champs Elysees com o magnífico Arco do Triunfo. Existem tantas coisas para se fazer em Paris que planejar muito bem o seu dia faz toda diferença.

6) Lan Houses
Existe uma lan house chamada ‘Easy Everything’ em Paris que oferece 375 computadores e acesso fácil à internet. Ela fica em frente ao Forum Les Halles e essa é a dica principal, já que acesso à internet em Paris tende a ser bem caro.

Coisas para ver e fazer em Paris:

1) Museu do Louvre
O MELHOR e MAIOR museu do mundo! Não perca por nada nessa vida! Já dei no começo do post algumas dicas como pegar um guia em áudio, chegar cedinho e não entrar pela entrada principal para não pegar fila.
Preço: Aproximadamente $6 Euros, $2 Euros para menores de 18 anos, e gratuito para jovens de 18 a 25 anos com passaporte da União Européia.
Horários: Diariamente das 9:00 às 18:00; quarta e sexta-feira: das 9:00 às 22:00; fechado na terça-feira.

2) Musee D’Orsay
Uma das melhores coleções do mundo de arte impressionista.
Preço: Aproximadamente $8 Euros, $5.50 para menores de 25 anos, e gratuito para jovens de 18 a 25 anos com passaporte da União Européia.
Horários: Diariamente das 9:30 às 18:00; quinta-feira: das 9:30 às 21:45; fechado na segunda-feira.

3) Palais Garnier – Opera De Paris
Essa maravilhosa casa de Ópera inspirou o famoso musical da Broadway ‘O Fantasma da Ópera’. Para fazer um tour por dentro do castelo/ópera é necessário fazer reserva, mas você pode também ir lá só para visitar e olhar.
Preço: Aproximadamente $9 Euros, $5 para menores de 25 anos.
Horários: Diariamente das 10:00 às 17:00.

4) Champs Elysees
Essa é a principal rua para ver e ser visto! Afinal, Paris é sinônimo de Glamour. Perca algumas horinhas passeando por aqui, pare em um café e observe o mundo e as pessoas à sua volta.

5) Palais Chaillot
Esse palácio se tornou a casa de quatro museus importantes. São eles: Homme, Costume, Cinema e Maritime.
Preço: Aproximadamente de $7 a $9 Euros por museu.
Horários: Diariamente das 10:00 às 17:00; fechado na terça-feira.

6) Georges Pompidou Centre
Lugar perfeito para os amantes de arte moderna.

Preço: Aproximadamente $5 Euros.
Horários: Dias de semana: das 11:00 às 22:00; finais de semana: das 12:00 às 22:00; fechado na terça-feira.

7) Conciergerie
Esse palácio foi usado como uma prisão durante o Regime do Terror na França, pré-Revolução Francesa. Foi ali que Maria Antonieta foi mantida depois de capturada.
Preço: Aproximadamente $7 Euros e gratuito para jovens de 18 a 25 anos com passaporte da União Européia.
Horários: Março a outubro: das 9:30 às 18:00; novembro a fevereiro: das 9:00 às 17:00. A última entrada acontece 30 minutos antes de fechar.

 Baunilha no topo da torre da Catedral de Notre Dame

8 Cathédrale Notre Dame
Notre Dame é uma das catedrais mais famosas do mundo e inspirou a história do Corcunda de Notre Dame. Para visitar a catedral a entrada é gratuita, mas é necessário pagar para subir na torre e ter uma excelente vista da cidade. Importante lembrar que não existem elevadores para a torre.
Preço: Aproximadamente $7.50 Euros, menores de 26 anos pagam $4.80. Para visitar a cripta custa $4.50.
Horários: Dias de semana: das 9:00 às 18:45; finais de semana: das 8:00 às 19:15.

9) Arco do Triunfo
Um dos principais pontos-turísticos e cartão postal de toda a França. Visite o topo para ter uma vista fantástica de Paris.
Preço: Aproximadamente $9 Euros, menores de 26 anos pagam $5.50 e gratuito para jovens de 18 a 25 anos com passaporte da União Européia.
Horários: Abril a setembro: das 10:00 às 23:00; novembro a fevereiro: das 10:00 às 22:30.

10) Museu Rodin
É nesse famoso museu que se encontra a estátua original em mármore e bronze de Auguste Rodin, ‘O Pensador’.
Preço: Aproximadamente $6 Euros e gratuito para jovens de 18 a 25 anos com passaporte da União Européia.
Horários: Diariamente: das 10:00 às 17:45.

11) Rue de Rivoli
Compras, compras e mais compras até estourar o limite do cartão de crédito!!! A rua, que conta com lojas das marcas mais famosas de todo o mundo, recebe o nome da primeira vitória de Napoleão contra o exército austríaco na batalha de Rivoli, combatida entre 14 de Janeiro e 15 de Janeiro de 1797.

12) Catacumbas
As catacumbas de Paris possuem os restos de aproximadamente 6 milhões de parisienses. Entre o final do século XVIII e parte do século XIX, os restos mortais foram transferidos para as catacumbas devido ao fechamento de diversos cemitérios da região por motivo de saúde pública.
Preço: Aproximadamente $8 Euros, menores de 26 anos pagam $4.
Horários: Diariamente das 10:00 às 17:00. A última entrada acontece às 16:00.

13) Torre Eiffel
A Torre Eiffel dispensa qualquer introdução, sendo um dos monumentos mais belos e impressionantes do mundo. É de tirar o fôlego e subir na torre é um excelente privilégio da humanidade.
Preço: Elevador até o 2º andar: $8.10 – para menores de 25 anos custa $6.50; escadas para o 2º andar: $4.50 e para menores de 25 anos custa $3.50; já para ir até o topo, o preço é $13 e para menores de 25 anos custa $9.90.
Horários: junho a agosto: das 9:00 às 00:45; resto do ano: das 9:00 às 23:45. A última entrada pelo elevador acontece às 22:30.

Não deixe de ver os outros posts da viagem, com dicas sobre os lugares:

* De Londres para Amsterdam
* Rhine Valley e Munique
* Tirol, Áustria
* Veneza, Itália
* Roma, Itália e Vaticano
* Florença, Itália

* Lucerna, Suíça

Ficou com vontade de viajar? O STB oferece esse tour em parceria com o Topdeck! É só clicar aqui!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.