Tour pela Europa com Topdeck | Parte IV: Veneza, Itália

Published

on

Seguindo caminho com o tour ‘Essential Europe’ do STB em parceria com a Topdeck visitei 8 países em 12 dias! Agora é hora chegando no 5º dia de viagem, estava eu a caminho do 5º país! Loucura, né? O país que eu mais estava esperando por conhecer nessa viagem: la bela Itália! Eu viajava com um grupo de 48 jovens-viajantes-aventureiros dos mais diversos cantos do mundo conhecendo o essencial da Europa.

– Veneza, Itália (Dia 5)

Eu já estava completamente emocionada por enfim estar conhecendo a Itália, meu país preferido desde que passei minha infância aprendendo a língua e história desse lugar, já que estudava no Colégio Dante Alighieri em São Paulo, estritamente italiano. Poder estar em solo de Dante, Michelangelo, DaVinci, Maquiavel, Fellini, Boccaccio, Vivaldi, Verdi e Puccini é uma grande honra.

Veneza é inacreditável. Simples e charmosa, romântica e exótica. Nada se compara a ela. Localizada a noroeste do Mar Adriático, Veneza possuia uma das maiores frotas comerciais da Europa no século X, controlando várias das importantes rotas comerciais da época. Por conta disso, Veneza é considerada a primeira capital econômica do Capitalismo.

Famosa por suas festas, destacam-se o Festival de Cinema, a Bienal das Artes e o Carnaval de Veneza, com suas máscaras características que inspiraram filmes como ‘De Olhos Bem Fechados’. Hoje a cidade é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Cheguei em Veneza e fui com o grupo da Topdeck para um city tour pela cidade. Vimos as principais atrações e monumentos, conhecendo um pouco da história, e continuamos em um passeio opcional pelos canais da cidade em gôndolas. Parece meio brega e medieval, mas não há nada mais cute e romântico do que explorar os canais em uma gôndola, guiada por um dos famosos gondoleiros.

Ajudando o gondoleiro

Depois disso, o resto do dia era livre para fazer o que quiser e explorar as centenas de ruelas (e se perder por elas). Parece uma viagem no tempo, a cidade continua a mesma da época dos aristocratas e imperadores, com mercados locais, porém agora com lojas de marca também.

Um dos berços do Renascimento, é incrível poder ter contato com as inúmeras catedrais e arte religiosa de Veneza. Visitei a galeria Accademia (uma vez em Veneza, você verá inúmeras placas indicando o lugar), com um acervo gigantesco sobre esse tipo de arte. Saborear a culinária local também é essencial e, claro, comprar souvenirs, como as máscaras carnavalescas que dão um toque romântico-dark a qualquer decoração, belíssimas como arte decorativa.

Algo que eu achei super fofo (e que os venezianos odeiam) foram os diversos cadeados presos nas pontes que ligam a cidade. Recém casados e apaixonados trancam os cadeados com suas iniciais já que reza a lenda de que o ato traz amor eterno.

Cadeados selam o amor eterno

Informações úteis sobre a cidade de Veneza:

1) Dinheiro
A moeda oficial da Itália é o Euro. O Euro está disponível em notas de 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 Euros e em moedas de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 centavos de Euro, além de moedas de 1 e 2 Euros.

2) Segurança
Batedores de carteiras são razoavelmente comuns em Veneza, então seja cauteloso!

3) Compras
Existem diversas lojinhas em Veneza vendendo souvenirs e mesmo que normalmente não sejam muito baratas, geralmente os produtos são de boa qualidade. Veneza também é conhecida por suas máscaras, couro e roupas.

3) Comidas & Bebidas
Quase todo mundo conhece a fama da comida italiana – pizza, macarrão, lasanhas e sorvetes – mas as especialidades não se resumem a isso. Além das massas, experimente outros pratos, como os deliciosos risottos. Em Veneza, os restaurantes são mais caros conforme você vai ficando mais perto da área turística da Praça de São Marcos.

4) Transporte
Não são permitidos carros na cidade de Veneza, então o único meio de transporte que você irá encontrar são as gôndolas e barcos, além dos pedestres caminhando. Não é lindo? Veneza foi construída em 117 ilhas e conta com, mais ou menos, 150 canais. Existem apenas 4 pontes que cruzam o Grande Canal. A melhor forma de explorar Veneza é passeando e se perdendo por entre as ruelas. Comece pela Praça de São Marcos e visite as principais atrações turísticas como a Ponte de Rialto, a Basílica de São Marcos e a Ponte dos Suspiros.

Barcos são o transporte oficial, utilizados até mesmo pela polícia veneziana !

Coisas para ver e fazer em Veneza:

1) Campanile
A Torre do Sino. Pode ventar bastante no topo, mas oferece a melhor vista das ilhas de Veneza. Não se esqueça de proteger as orelhas quando o sino começar a tocar – toda hora cheia!
Preço: Aproximadamente $8 euros.
Horários: Abril a Outubro: das 9:00 às 19:00; Novembro a Março: das 9:00 às 15:45.

O Campanile é tão alto que não coube na foto! hahaha.

2) Museu Peggy Guggenheim
O Museu Peggy Guggenheim é o museu italiano mais importante para as artes europeias e da América da primeira metade do século XX. Esse museu conta com peças dos modernistas Americanos e futuristas Italianos.
Preço: Aproximadamente $12 euros, $7 Euros para estudantes menores de 26 anos.
Horários: Diariamente das 10:00 às 18:00, fechado às Terças.

3) Praça de São Marcos
Essa praça sempre foi vista como o centro dos cafés venezianos, custando nada menos que $6 Euros (ou mais!). Cuidado com os pombos!

4) Basílica de São Marcos
Essa é uma das mais famosas igrejas da cidade e um dos melhores exemplos conhecidos da arquitetura Bizantina. Lembre-se que você terá que cobrir os ombros e joelhos para entrar, então nada de mini-shorts!

Preço: De graça para entrar na igreja; Museu $4 Euros; Tumba $2 Euros e Altar $2 Euros.
Horários: De Segunda a Sábado das 9:45 às 17:00; Domingos das 14:00 às 16:00.

5) Ilha de Murano
Famosa por seu trabalho em vidro, para chegar lá pegue o Vaporetto em direção à ilha. A ilha de Murano foi escolhida como a sede industrial para a fabricação do vidro em 1291 porque, se comparada a Veneza, recebia o vento tramontana facilitando a disperção da fumaça no ar, e assim não poluía o ar da cidade. Outro motivo de Murano ter sido escolhida como a sede do vidro foi pelo fato de afungentar o perigo de incêndio da cidade de Veneza. A atividade é antiguíssima, mas o verdadeiro impulso deu-se quando Veneza entrou em contato com as oficinas saracenas da Síria, entre os séculos XI e XII.
Preço: Bilhete de Vaporetto – Aproximadamente $6.50 Euros.

6) Palácio Ducal
Confira como os reis viviam, seus hábitos e costumes.
Preço: Aproximadamente $17 euros, guia em áudio – $5 euros.
Horários: Maio a Outubro: das 9:00 às 18:00; Novembro a Abril: das 9:00 às 17:00.

7) Accademia
Uma excelente coleção de arte com trabalhos dos artistas venezianos.
Preço: Aproximadamente $7.50 euros; com passaporte europeu $4.25 Euros.
Horários: Diariamente das 8:15 às 19:15; Segundas das 8:15 às 14:00.

8- Ponte de Rialto
Um ótimo lugar para dar uma descansada e observar o mundo à sua volta. A Ponte de Rialto é a ponte em arco mais antiga e mais famosa sobre o Grande Canal. Ela foi formalmente a única ligação permanente entre os dois lados do Grande Canal, até abrirem as travessias restantes. Aproveite os mercados para fazer compras!

9) Ponte dos Suspiros
A Ponte dos suspiros é uma ponte característica de Veneza, situado perto da Praça de São Marcos e liga o Palácio Ducale à Prisão Nove, o primeiro edifício no mundo construído para ser uma prisão.

10) Lido
A ilha que recebe o Festival de Filmes de Veneza em Setembro. Pelo menos metade do lado do mar Adriático dessa ilha é de areia de praia, sendo ideal para nadar.

Preço: Bilhete de Vaporetto – Aproximadamente $6.50 Euros.

Para encontrar mais dicas do que fazer em Veneza e em outras cidades do mundo, baixe o aplicativo do STB para iPhone! É grátis, na Apple Store. Para baixá-lo, clique aqui.

Não deixe de ver os outros posts da viagem, com dicas sobre os lugares:
– De Londres para Amsterdam
– Rhine Valley e Munique

– Tirol, Áustria

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.