Tour pela Europa com Topdeck | Parte I: De Londres para Amsterdam

Published

on

Wow! Essa viagem à Europa foi tudo! Agora chegou a hora de eu organizar os principais passeios e dicas para compartilhar com vocês aqui no blog.

O tour que eu fiz foi pela empresa parceira do STB chamada ‘Topdeck’, uma empresa com forte presença na Austrália e Europa (durante a viagem você conhece diversos outros viajantes desses lugares!) e que promove tours por diferentes regiões do mundo. Sei o que você tá pensado ‘ai Baunilha, é tanto mico viajar em tour… Quero fazer as minhas coisas, do meu jeito e ir em locais bacanas para jovens!’. Mas é aí que a Topdeck se diferencia dos tours que estamos acostumados… A empresa promove tours focando apenas no público jovem-adulto. Apenas jovens de 18 a 30 e poucos anos podem fazer esse tour e as cidades, passeios, restaurantes e bares são sempre pensando nesse público!

Começando do começo, cheguei em Londres pelo aeroporto Heathrow e peguei o trem Heathrow Express para a estação Paddington. Essa é a maneira mais fácil e rápida de chegar na cidade de Londres, e custa $18 libras. O trajeto leva cerca de 20 minutos e te deixa no coração da cidade.

Encontrei com o resto do pessoal do Tour no hotel Umi, malas no ônibus e preparada para o primeiro destino: Amsterdam.

– Amsterdam, Holanda (Dia 1 e 2)

Para ir de Londres até Amsterdam pegamos o ônibus até o Porto de Dover, onde pegamos um ferry em um cruzeiro de uma hora e meia até a França. De lá, seguimos para a Holanda.

Fomos direto para o hotel deixar as malas e nos preparar para sair. O hotel, na verdade, era um botel, junção de boat (barco) com hotel. Nunca tinha visto isso e fiquei mega surpresa, íamos dormir em um grande barco ancorado que funciona como hotel. Super diferente!

 

Em Amsterdam no primeiro dia tivemos um jantar indonésio a bordo de um barco passeando pelos canais, fomos assistir a um sex show ao vivo (wow!) e acores no Red Light District, fomos em alguns bares e baladas para encerrar a noite. No dia seguinte fizemos um walking tour pela cidade, fomos na Casa da Anne Frank e tivemos um tempo livre para andar, olhar e comprar lembrancinhas.

Walking Tour pela cidade de Amsterdam com o pessoal do Topdeck

Amsterdam realmente me surpreendeu, é uma cidade muito bonita e romântica durante o dia, mas durante a noite a cidade se transforma completamente! A cidade possui centenas de canais (mais do que em Veneza), o que cria um clima romântico e faz você querer sentar em cada restaurante à beira dos canais.

A bicicleta é o principal meio de transporte por lá, sendo que Amsterdam é conhecida como a cidade mais ‘Bike Friendly’ do planeta! Existe até mesmo um gigantesco estacionamento, o Amsterdam Bike Ramp, com capacidade para mais de 7.000 bicicletas e que fica quase lotado. Afinal, 40% de todo o tráfego de Amsterdam são de bikers! Portanto, muita atenção ao atravessar a rua por lá.

A prostituição é uma profissão legalizada em Amsterdã, e o Red Light District é onde essas moças (e moços) trabalham. É algo completamente surreal… São centenas de vitrines, onde o ‘produto’ exposto é a mulher. Quem quiser pode entrar, fechar a cortina e receber o serviço. Maconha também é liberada, não é legalizada, mas é liberada… Uma lei que nem os holandeses entendem…

Algumas informações úteis para viajantes sobre a cidade de Amsterdam:

1) Dinheiro
A moeda oficial da Holanda (Países Baixos) é o Euro. O Euro está disponível em notas de 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 Euros e em moedas de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 centavos de Euro, além de moedas de 1 e 2 Euros.
O banco GBW é uma boa opção para trocar dinheiro, especialmente a loja na Amsterdam Central Railway Station, que fica aberta 24 horas por dia. Cartões da rede Cirrus e Maestro podem ser usados em caixas automáticos para a retirada de dinheiro e você também pode trocar dinheiro nos Postos de Correios.

2) Segurança
Amsterdã, ou Amsterdam, é uma cidade segura e é improvável que você não se sinta seguro na maioria das partes da cidade. Mas como a maioria das grandes cidades, fique sempre de olho nos seus pertences e cuidado com batedores de carteiras. Também é aconselhável tomar um cuidado extra no Red Light District e não tirar fotos das ‘mulheres trabalhando’.

3) Restaurantes
Existem diversos restaurantes ótimos para se escolher em Amsterdam, particularmente perto de Leidseplein. Lembre-se de perguntar antes se o local aceita pagamentos com cartão de crédito e que os holandeses costumam comer cedo, assim muitos restaurantes fecham muito antes do que a gente está acostumado.

4) Cafés e Bares
Uma coisa bacana sobre os cafés de Amsterdam é que o preço é o mesmo não importa onde você sente, diferente de vários lugares na Europa, que costumam cobrar mais caro de quem sentar no terraço/calçada. Aos amantes de cerveja, experimentem a Witbier (Cerveja de Trigo) Hoegaarden ou Dentergems.

5) O Outro Tipo de Café
Como você já deve saber, drogas leves (‘soft drugs’) são toleradas, vendidas e usadas em Amsterdam. Isso acontece nos chamados ‘Coffee Shops’ que são super fácil de reconhecer dado o odor inconfundível.

6) Compras
As lojas em Amsterdam costumam abrir de Segunda a Sexta das 9:00 às 18:00, Sábado das 9:00 às 17:00 e Domingo das 13:00 às 17:00. Muitas lojas ficam abertas até as 21:00 nas Terças ou Sábados.

A área principal para compras é na Leidsestraat, entre a Leidseplein e Spui, e também Kalverstraat e Nieuwendijk, começando na Torre de Munt via Dam até perto da Estação Central. Existe um grande supermercado atrás do Palace na Dam que fica aberto diariamente até as 22 horas. Amsterdam também tem diversos mercados, sendo os mais famosos em Waterlooplein e o Mercado das Flores no canal Singel.

7) Transporte
Amsterdam conta com um excelente sistema de transporte público e o jeito mais rápido de andar pela cidade é pelos bondes. Bondes em Amsterdam são rápidos e frequentes. Ferrys também são muito utilizados para ir a diferentes pontos da cidade. O bilhete que você precisa por lá é o Nationale Strippenkaart que é válido em todo o território em ônibus, bondes, metrôs e trens. O bilhete ilimitado para um dia custa aproximadamente $6,30 Euros.

Coisas para ver e fazer em Amsterdam:

1) Casa da Anne Frank
A casa onde Anne Frank escreveu seu famoso diário sobre sua experiência como uma jovem judia escondendo-se dos nazistas. Imperdível, você vê e sente o que essa família passou durante os dois anos que viveram escondidos em uma casa secreta dentro do escritório onde o pai de Anne trabalhava. Aconselho ir bem cedinho para evitar a fila.
Preço: Aproximadamente $8,50 Euros
Horários: Diariamente das 9:00 às 19:00, Julho a Setembro até as 21:00.

2) Heineken Tour
Um tour por uma das mais famosas cervejarias do mundo onde você também pode experimentar a cerveja (2 drinks inclusos).
Preço: Aproximadamente $15,00 Euros
Horários: Diariamente das 11:00 às 19:00, sendo que o último tour começa às 17:30.

3) Museu de Van Gogh
Esse museu conta com um acervo de cerca de 200 pinturas e 500 esboços de Van Gogh, sendo o maior museu dedicado ao pintor em todo o mundo.
Preço: Aproximadamente $12,50 Euros, Áudio $4,00 Euros
Horários: Diariamente das 10:00 às 18:00, Sextas até as 20:00.

4) Madame Tussauds
O Museu da Madame Tussauds em Amsterdam conta com representações em cera da história do mundo.
Preço: Aproximadamente $8,50 Euros
Horários: Diariamente das 10:00 às 17:30.

5) Rijksmuseum Amsterdam
O maior museu dos Países Baixos, conta com pinturas de grandes holandeses do século XVII como Rembrandt, Vermeer e Van Hals.
Preço: Aproximadamente $11,00 Euros, Áudio $5,00 Euros
Horários: Diariamente das 9:00 às 18:00, Sextas até as 20:30.

Ah! Além de acompanhar os detalhes das minhas férias aqui no blog, vocês podem levar um pedacinho pra casa: basta preencher o formulário aqui nesse outro post meu para receber um cartão postal de uma das fotos que tirei nessa viagem. Separei uma foto incrível de cada um dos países por qual passei (qual foto será a da Holanda, hein?). No final, todas serão expostas para votação e a escolhida vai virar o postal! Em breve postarei mais informações sobre a votação!

Confira os outros posts do Tour Topdeck com a Baunilha:

Baunilha na Europa: tour “Essential Europe” do Topdeck

Tour pela Europa com Topdeck | Parte I: De Londres para Amsterdam

Tour pela Europa com Topdeck | Parte II: Rhine Valley e Munique

Tour pela Europa com Topdeck | Parte III: Tirol, Áustria

Tour pela Europa com Topdeck | Parte IV: Veneza, Itália

Tour pela Europa com Topdeck | Parte V: Roma (Itália) e Vaticano

Tour pela Europa com Topdeck | Parte VI: Florença, Itália

Tour pela Europa com Topdeck | Parte VII: Lucerna, Suíça

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.