Tour pela Europa com Topdeck | Parte VI: Florença, Itália

Published

on

Piazzale Michelangelo

Já que estamos na Itália com o tour ‘Essential Europe’ do STB em parceria com o Topdeck, chegou a hora de visitar a cidade de Florença, onde começou a Renascença Italiana.

Passamos por Holanda, Alemanha, Áustria, Veneza e Roma na Itália, Vaticano e chegamos enfim na metade da viagem entrando no 7º destino. Chegamos logo depois do almoço em Florença com o grupo de 48 jovens-viajantes-aventureiros explorando os pontos mais importantes da Europa nesse tour da empresa Topdeck e STB.

Piazza della Signoria

Florença é a capital e também a maior cidade da região italiana da Toscana, e foi durante muito tempo considerada a capital da moda! Hoje, a tranquila cidade é conhecida como o berço do Renascimento italiano, e uma das cidades mais belas do mundo.
Como eu twittei quando cheguei aqui, essa é a terra natal do nosso querido poeta Dante Alighieri. Seu livro, a ‘Divina Comédia’, além de marcar e mudar completamente a literatura universal – que a partir dele começou a ser escrita também para o ‘povo’ e não apenas para a ‘nobreza erudita’ – influenciou o desenvolvimento do idioma italiano.

Antes de adentrar à cidade, paramos com o grupo para tirar fotografias na Piazzale Michelangelo, uma praça localizada em um ponto estratégico onde é possível ter uma maravilhosa vista da cidade e ver de pertinho, ao ar livre, uma réplica da famosa estátua de Davi de Michelangelo.

Réplica de Davi de Michelangelo

Durante a tarde, saímos para explorar a beleza de Florença e suas ruas estreitas de paralelepípedos. As construções do lugar são belíssimas, com detalhes que ajudam a contar a história da cidade e, onde quer que você olhe, encontra estátuas que acrescentam charme e mistério às vielas florentinas.

Acompanhados de uma guia-turística florentina que nos apresentava os principais pontos, compartilhando a história dos locais, visitamos a Piazza della Signoria (famosa por suas dezenas de estátuas adquiridas pela família Médici), a Ponte Vecchio e seu mercado antigo em cima da ponte e a Piazza del Mercato Nuovo. Depois, aproveitei para passear, comprar alguns souvenirs da cidade (como sempre!) e visitar a Galleria degli Uffizi, um dos principais museus de arte de Florença. Para o jantar, fugi das pizzarias principais na Piazza della Signoria e fui na Pizzeria O’ Vesuvio, onde foi gravada a 4ª temporada do reality show da MTV Jersey Shore.


Eu na Ponte Vecchio

As ruas estreita de Florença

Camisetas italianas e souvenirs!

Olha o Duomo ali atrás de mim. Foto tirada na Galleria degli Uffizi

Para aguentar as altas temperaturas de Florença, só com MUITO sorvete e água!

Os italianos acreditam que tocar no focinho da estátua dá sorte!

Algumas informações úteis para viajantes sobre a cidade de Florença:

1) Dinheiro
A moeda oficial da Itália é o Euro. O Euro está disponível em notas de 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 Euros e em moedas de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 centavos de Euro, além de moedas de 1 e 2 Euros.

Existem diversos bancos em Florença e a maioria dos cartões de crédito são aceitos por aqui, mas nem sempre é bom confiar apenas no cartão. Os bancos ficam abertos das 8:30 às 13:00 e das 14:30 às 17:30 – sim, estamos na Itália e eles fecham o comércio na hora da siesta! Fique atento às altas comissões quando estiver trocando dinheiro na área da Piazza del Signoria.

2) Segurança
Assaltos são raros em Florença, porém preste atenção em seus pertences o tempo inteiro já que existem trombadinhas, muitas vezes, em bicicletas e vespas (as famosas motos italianas). Assim, quando estiver andando na rua, segure sua câmera e bolsa do lado contrário dos carros da rua, evitando atenção desses ladrões. Além disso, alguns ‘golpes’ são usados na cidade, como pessoas se fingindo de turistas e pedindo para que você tire fotos; enquanto você está distraído, outros membros da gangue aparecem e te assaltam.

Estátua na Piazza della Signoria

Estátua na Piazza della Signoria

3) Lan Houses e Internet Cafés
Existem diversos Internet Cafés em Florença. Na Itália, eles pedem seu passaporte para você poder usar a internet, já que mantém um registro dos sites que você visitou. Tem uma lan house que fica perto da Piazza Santa Croce com a Via Benci, e alguns restaurantes e cafés oferecem wi-fi gratuito!

4) Comidas & Bebidas
Em Florença você pode achar diversos lugares excelentes e baratos, onde você pode provar a maravilhosa culinária italiana. Mas para isso, lembre-se da dica mais importante: saia das principais regiões turísticas, ande nas ruas laterais e pare em um dos restaurantes por ali!

Ponte Vecchio e suas diversas lojas em seu mercado

Lojas em cima da Ponte Vecchio

5) Compras
A moda italiana é única, ultra fashion, e os designers italianos contam com um dom artístico que os difere de qualquer outro lugar do mundo. O couro é um dos principais produtos de Florença. Assim, TUDO – desde sapatos, vestidos, bolsas, acessórios, até mesmo jóias – são vendidos a preços bem mais em conta do que em qualquer outra cidade italiana. O melhor lugar para se comprar peças em couro por preços baixos são nos mercados de rua localizados no centro da cidade. Existem ótimos mercados em volta da Capela dos Médici e na Piazza Della Republica

6) Transporte
O único jeito (e melhor) de desbravar Florença é à pé, já que o tráfego nas ruas é bem limitado. Um aspecto que confunde bastante os turistas é o sistema de endereços florentino. Se você estiver tentando localizar um lugar de endereço que não conhece, preste bastante atenção nas cores dos números localizados na fachada. Números em vermelho são usados para identificar o comércio, como restaurantes e lojas. Números em azul são usados para hotéis e residências. Cada série de números segue uma ordem própria da sua cor, portanto o que pode acontecer, por exemplo, é você se deparar com o número azul 8 (residência) ao lado de um vermelho 35 (restaurante).

Coisas para ver e fazer em Florença:

1) Duomo
A entrada nessa catedral explêndida é gratuita, mas não esqueça de que se tratando de uma igreja, é necessário cobrir os ombros e pernas. Suba os 646 degraus até o domo (não tem elevador!) para uma visão incrível da cidade e dos afrescos. Se a fila estiver muito grande, você pode optar por subir a torre de Campanile, onde a vista também é excelente.
Preço: Gratuito.
Horários: Segunda a Quarta e Sextas: das 10:00 às 17:00; Quinta-Feira e Sábados: das 10:00 às 15:30; Domingos: das 13:30 às 16:30.

Duomo

2) Palácio Pitti
Esse gigantesco palácio da Renascença foi construído pela família Médici em 1549. No final do século XVIII, o palácio foi usado por Napoleão como uma das suas bases de poder. Em 1919, o palácio foi doado ao povo italiano e hoje funciona como uma das maiores galerias de arte de Florença.
Preço: Aproximadamente $9.50 Euros.
Horários: Diariamente das 8:15 às 18:50 (fechado na Segunda-Feira), último horário para entrar é às 17:00.

3) Campanile Di Giotto
Essa torre de 84 metros além de contar com uma belíssima vista da cidade, também oferece uma vista única do Duomo de Brunelleschi. Não possui elevador e conta com 414 degraus!
Preço: Aproximadamente $6 Euros.
Horários: Diariamente das 8:30 às 19:30, último horário para entrar é 40 minutos antes de fechar.

4) Accademia
A mais famosa escultura de Michelangelo, a estátua de Davi, está nesse museu de arte, além de diversas outras esculturas. As filas são normalmente longas.
Preço: Aproximadamente $11 Euros.
Horários: De Terça a Domingo das 8:30 às 19:00; Fechado às Segundas. A última entrada é às 16:45.

5) Galleria degli Uffizi
Um dos mais antigos e importantes museus do mundo. A galeria é enorme, então separe algumas horinhas para caminhar por aqui. Também conta com uma fila geralmente longa na porta. Ah, não pode tirar fotos lá dentro!
Preço: Aproximadamente $10.50 Euros.
Horários: De Terça a Domingo das 8:30 às 19:00; Fechado às Segundas. A última entrada é às 16:45.

Fila na entrada da Galeria degli Uffizi

6) Santa Croce
Nessa igreja de arquitetura gótica ficam as tumbas de muitos artistas famosos como Michelangelo, Ghiberti, Maquiavel, Dante e Galileu. Mas não esqueça de que é necessário cobrir os ombros e pernas para entrar.
Preço: Aproximadamente $5 Euros.
Horários: De Segunda a Sábado das 9:30 às 17:30, Domingos das 13:00 às 17:30.

7) Batistério de São Giovanni
O Batistério é mundialmente conhecido por seus três maravilhosos portões de bronze. Esses portões foram chamados de ‘Os Portões do Paraíso’ por conta de sua beleza e acredita-se que eles iniciaram o período da Renascença.
Preço: Aproximadamente $4 Euros.
Horários: De Segunda a Sábado das 12:15 às 19:00, Domingos das 8:30 às 14:00. A última entrada acontece 30 minutos antes de fechar.

Chat com a Baunilha, hoje às 17h30:

Vamos falar sobre minhas últimas experiências: como foi o Topdeck, as aulas de inglês na Kaplan e o início do mestrado na NYU, além de tirar dúvidas de quem tem interesse em realizar a mesma viagem ou estudar em NY! Saiba mais aqui.

Não deixe de ver os outros posts da viagem, com dicas sobre os lugares:

* De Londres para Amsterdam
* Rhine Valley e Munique
* Tirol, Áustria
* Veneza, Itália
* Roma e Vaticano, Itália

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.