Tour pela Europa com Topdeck | Parte II: Rhine Valley e Munique

Published

on

Já no segundo dia de tour ‘Essential Europe Tour’ com a Topdeck, depois de passar um primeiro e super intenso dia juntos viajando no ônibus, ferry, passeando pela cidade de Amsterdam, visitando museus, atrações, indo para bares e baladas, todos no tour já eram praticamente os MELHORES AMIGOS. Incrível!

No começo, eu estava receosa de ir sozinha e ficar ‘isolada’, mas logo isso deixou de ser uma preocupação. Descobri que a GRANDE maioria das pessoas do tour também estavam viajando sozinhas. Por conta de férias do trabalho, da faculdade, etc, a solução ideal era fazer um tour com a Topdeck: além de não precisar se preocupar com hospedagem, transporte, guias e tudo mais, também é necessário se preocupar em arrumar companhia. Instantaneamente todo mundo virou amigo já que todos queriam aproveitar ao máximo essa viagem!

E o grupo de pessoas era uma delícia, pessoas muito bacanas e de vários lugares do mundo. Austrália, Nova Zelândia, Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Escócia, País de Gales, África do Sul, Espanha, Japão, Coréia do Sul! Todos os continentes representados no nosso grupo de 48 jovens-viajantes-aventureiros.

Deixamos a Holanda no segundo dia de viagem, prontos para uma nova aventura! Dessa vez na Alemanha.

– Vale do Reno (Rhine Valley), Alemanha (Dia 2)

Viajamos pela região do Vale do Reno, sempre prestando muita atenção na paisagem. Pela janela víamos diversos vinhedos e castelos medievais. Castelos no alto de montes, românticos e inacreditáveis. Ao chegar na pequena cidadezinha, fomos para o hotel que nos serviu uma refeição típica alemã, já inclusa no pacote.

Logo após o jantar, descemos para um vinhedo para uma degustação de vinhos da região. A degustação acompanhou uma aulinha de como entender melhor o vinho, saber se ele é bom ou não, e essas outras coisinhas mais de sommelier, mas claaaro que é muito complicado para alguém leigo, então eu só curti a degustação.

– Munique, Alemanha (Dia 3)

Sabe a cerveja Bavária? Ela recebeu esse nome por conta da região da Bavária, na Alemanha. Munique é a capital desse Estado, sendo assim, é impossível não associar Munique com MUITA cerveja! Então se você adora uma gelada, essa é a cidade IDEAL.

Terra do Oktoberfest (é lá que começou e acontece o principal festival de cerveja de todo o mundo!), Munique é uma cidade encantadora. É muito fácil andar por lá, e a cidade conta com diversas praças, catedrais e monumentos, que junto com as centenas de flores vermelhas, dão graça e charme ao local.

Chegamos em Munique e fomos logo fazer um walking tour com o Topdeck pelo centrinho, conhecendo um pouco mais sobre os principais pontos da cidade e a história da região. Depois do tour, tempo livre para cada um fazer o que quisesse pela cidade.

Antes de me aventurar nas casas de cervejas, resolvi dar mais um passeio e visitar algumas das catedrais e monumentos. Fui à Torre de Glockenspiel, onde se têm uma maravilhosa vista da cidade.

Hora de comprar souvenirs! Munique é uma cidade cosmopolitana e super desenvolvida (a terceira maior cidade da Alemanha), então não pude resistir em entrar nas diversas lojas de marca que rodeiam o centrinho.

Finalmente, hora de experimentar a famosa cerveja alemã na maior e mais antiga casa de cervejas, a Hofbräuhaus! Ponto imperdível para todos que visitam Munique, lá você poderá provar iguarias do menu alemão, tomar sua primeira cerveja em copos ‘Steins’ e se divertir ao som de uma banda Oompah.

Continuando com o beer tour, junto com a galera do Topdeck fomos para um dos famosos (e diversos) beer gardens. O escolhido foi o Augustiner Keller, um jardim com mais de 100 árvores e mesas gigantescas (tipo de picnic) para 5.000 pessoas que ficam incrivelmente lotadas! Hora de jogos de beber, já que a cerveja é comprada em litro (o ‘menor’ copo – e único – contem um litro de cerveja).

Algumas informações úteis para viajantes sobre a cidade de Munique:

1) Dinheiro
A moeda oficial da Alemanha é o Euro. O Euro está disponível em notas de 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 Euros e em moedas de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 centavos de Euro, além de moedas de 1 e 2 Euros.
Existem diversos bancos, casas de câmbio e caixas eletrônicos em Munique. O Thomas Cook fica atrás a praça Peterplatz e abre de Segunda à Sexta das 9:30 as 18:00 e Sábados das 10:00 as 14:00.

2) Compras
Munique é uma cidade cosmopolitana alemã e conta com diversas das principais lojas e redes famosas de todo o mundo, como por exemplo a H&M e C&A. Dê uma andada por Kaufingerstraase e uma volta ao redor de Marienplatz. Aliás, os mercados que você vê antes de chegar na Marienplatz oferecem frutas frescas, vegetais e carnes a preços baixos.

3) Comidas & Bebidas
Munique é mais conhecida por causa dos seus agitados salões de cerveja e existem vários deles! O mais popular e famoso é o Hofbräuhaus, que fica na Am Platz. A atmosfera do lugar é super bacana, e você realmente se sente no coração da Alemanha, com performances típicos das bandas de Oom-pah. Lá, frauleins servem as cervejas no stein, que custa $5,50 euros. Não se esqueça de deixar gorjeta! Experimente também qualquer uma das refeições tradicionais da região, como knuckels de porco, bolinhos e salsichas.

4) Transporte
Os principais meios de transportes de Munique são o U-Bahn (metrô) e o S-Bahn (trem). Você pode tanto comprar um bilhete único ou múltiplo, chamados de streifenkarten. O sistema é dividido entre as zonas internas e externas e o valor do bilhete depende do número de zonas que você pretende percorrer. Mesmo assim, para toda a área interna de Munique (inner area) é cobrada uma única tarifa.

Coisas para ver e fazer em Munique:

1- Alte Pinakothek
É uma das mais antigas galerias do mundo, contando com um dos mais famosos museus de arte dos antigos mestres europeus.
Preço: Aproximadamente $7 euros, $1 euro nos Domingos.
Horários: Quarta a domingo das 10:00 às 18:00, terças até as 20:00, fechado às quartas.

2- Neue Pinakothek
O foco dessa pinacoteca é na arte européia dos séculos XVIII e XIX. É um dos mais importantes museus de arte do século XIX em todo o mundo.
Preço: Aproximadamente $7 euros, $1 euro nos Domingos.
Horários: Diariamente das 10:00 às 20:00, fechado às terças.

3- Jardins Ingleses
Um dos maiores parques do mundo e, claro, conta com seu próprio bier garten (espaço com mesas de pic nic e muita cerveja). Uma atividade particular desse parque (e que o deixou famoso) é tomar banho de sol completamente nu. Na área ao redor da trilha dos cavalos (Universität) é permitido andar pelado. Em alemão, isso é chamado de FKK (Frei Körper Kulture = Cultura do Corpo Livre).

4- Glockenspiel
Todos os dias às 11 da manhã, meio-dia e 5 da tarde (durante o verão), acontece uma apresentação de duas histórias do século XVI nas torres. O show consiste no badalar de 43 sinos e 32 bonecos (do tamanho de pessoas!).
Preço: Aproximadamente $2 para subir na Torre. E eu super indico! De lá você tem uma visão linda da cidade de Munique, da região de Marienplatz e é um ótimo ponto para tirar fotografias.
Horários: Maio a outubro – Diariamente das 10:00 às 19:00; novembro a abril – segunda a sexta das 10:00 às 17:00 e fechados nos sábados e domingos.

 

5- Museu Deutsches
Ótima escolha para os Geeks de plantão! Um gigantesco museu sobre ciência e tecnologia.
Preço: Aproximadamente $8,50 euros.
Horários: Diariamente das 9:00 às 17:00.

6- Planetário
O planetário faz parte do Museu Deutsches.
Preço: Aproximadamente $2 euros.
Horários: Diariamente das 9:00 às 20:00 no verão e das 9:00 às 17:00 no inverno.

7- Olympic Spirit
Pegue o metrô U3 até o Olympiazentrum para o complexo Olímpico de 1972. O ‘Espírito Olímpico’ é uma atração interativa sobre esportes.
Preço: Aproximadamente $5 a $15 euros.
Horários: Diariamente das 10:00 às 19:00.

8- Olympiaturm
A Torre Olímpica, maior torre de Munique com 290 metros. Você pode subir no observatório, que fica em uma plataforma a 190 metros e ter uma bela vista da cidade.
Preço: Aproximadamente $4,50 euros.
Horários: Diariamente das 9:00 às 00:00 (último elevador às 23:30).

Para encontrar mais dicas do que fazer em Munique e em outras cidades do mundo, baixe o aplicativo do STB para iPhone! É grátis, na Apple Store. Para baixá-lo, clique aqui.

Ah, além de acompanhar os detalhes das minhas férias aqui no blog, vocês podem levar um pedacinho pra casa: basta preencher o formulário aqui nesse outro post meu para receber um cartão postal de uma das fotos que tirei nessa viagem. Separei uma foto incrível de cada um dos países por qual passei (qual foto será a da Alemanha, hein?). No final, todas serão expostas para votação e a escolhida vai virar o postal! Em breve postarei mais informações sobre a votação!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.