INGLATERRA

O QUE É O RUSSELL GROUP: TUDO SOBRE AS MELHORES UNIVERSIDADES DO REINO UNIDO

Published

on

Universidade UK

Conheça um dos grupos de universidades mais prestigiadas da Europa e descubra como estudar em uma de suas renomadas instituições!

Talvez você já tenha se deparado com o termo Russell Group ao pesquisar sobre as melhores universidades da Europa. Considerado por muitos uma “British Ivy League” (em referência à Ivy League de universidades dos EUA, que inclui instituições de prestígio como Harvard e Yale), o Russell Group reúne 24 das mais renomadas instituições de ensino da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Fundado originalmente em 1994, o grupo nasceu com o objetivo de unir instituições com sinergia acadêmica para manter excelentes padrões de ensino e pesquisa no Reino Unido. “Prezamos por fornecer condições ideais para que estudantes e pesquisadores possam gerar impactos sociais, econômicos e culturais”, diz o Russell Group em seu site oficial.

Mas, afinal, quais instituições fazem parte do Russell Group?

Antes de listarmos algumas das universidades que compõem o grupo, aqui vai um fun fact: simplesmente 200 vencedores do prêmio Nobel são acadêmicos do Russell Group, sem contar sua extensa lista de ex-alunos notáveis, entre os quais estão nomes como Isaac Newton, Charles Darwin e Stephen Hawking.

Já as principais universidades do grupo são a Universidade de Oxford e a Universidade de Cambridge. No entanto, todas as instituições que fazem parte do Russell Group estão entre as 250 melhores do mundo, de acordo com o ranking da QS World University Rankings. Clique aqui para conhecer a lista completa.

A força do Russell Group na Europa – e no mundo!

Embora as 24 universidades do Russell Group representem apenas 15% do total de instituições do Reino Unido, seus recursos impressionam. Ao se unirem, as universidades se tornaram capazes de captar mais financiamento para pesquisa – o equivalente a dois terços de todas as bolsas de pesquisa e receitas de contratos do Reino Unido, gerando um efeito cascata: unidades muito bem equipadas para atrair os melhores professores e alunos, o que fortalece o seu prestígio acadêmico e os mantém na vanguarda de inovações em todo o mundo.

Atualmente, cerca de 40% dos professores das universidades do Russell Group vêm do exterior, enquanto 47% dos alunos dos cursos de pós-graduação são estrangeiros. As universidades do grupo também têm uma das taxas de conclusão globais mais altas para programas de graduação, comprovando o índice de satisfação de seus estudantes.

Como entrar em uma universidade do Russell Group?

Em geral, os pré-requisitos de entrada para as universidades do grupo são altos e tendem a exigir que o estudante curse algumas matérias A-Levels no ensino médio, seja no Brasil ou no High School no exterior. No entanto, os requisitos podem variar de acordo com o curso e com a instituição pretendida, por isso, o ideal é conversar com um especialista para entender como se preparar para entrar em uma universidade na Europa.

Outro recurso para a entrada em universidades do Russel Group é o Foundation, programa desenvolvido especialmente para estudantes internacionais que desejam alinhar as suas qualificações ao sistema educacional do Reino Unido. Em geral, o programa tem duração de um ano e acontece no período entre o final do ensino médio e o primeiro ano da faculdade. 

CONFIRA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O FOUNDATION

É importante lembrar que, ainda que as universidades do Russell Group sejam conhecidas por seu alto padrão acadêmico, elas não são as únicas instituições que podem oferecer uma educação de excelente qualidade no Reino Unido. Quando se trata de fazer uma faculdade no exterior, o mais importante é escolher aquela que seja adequada para você.

Que tal conversar com um dos nossos especialistas e começar a traçar o caminho ideal para a sua graduação no exterior?

Fale com o STB | Universidades!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *