INTERCÂMBIO

O QUE É ESG E COMO SE ESPECIALIZAR

Demanda por profissionais é global e faz disparar salários na área

Published

on

Com o ESG ganhando cada vez mais espaço dentro do planejamento estratégico das empresas, a demanda por profissionais especializados na área também aumenta, transformando a área em uma excelente opção para quem pensa em dar um up no currículo e investir em uma carreira totalmente nova.  

Mas afinal, o que é ESG?

ESG é a sigla de Environmental, Social and Corporate Governance, em tradução para o português: Governança Ambiental, Social e Corporativa, referindo-se aos três principais indicadores para avaliar as medidas adotadas por empresas para melhorar seus processos e diminuir os impactos causados ao planeta.

De acordo com um relatório da PwC, é esperado que, até 2025, 57% dos ativos e fundos da Europa estejam alocados em empresas que levam em conta os princípios ESG. Em 2020, eram 15,1%, o que demonstra que, muito mais do que uma tendência, investir nessa iniciativa é uma oportunidade de atrair público e investidores para o negócio.

ESG e o mercado de trabalho

Ao mesmo tempo em que a urgência em se adequar fez com que as empresas investissem cada vez mais em comitês e até mesmo em departamentos inteiros voltados para ESG, a escassez de profissionais especializados fez com que as oportunidades e salários na área disparassem.

Além de boas propostas, especializar-se em ESG pode ainda internacionalizar o currículo. Afinal, a demanda por profissionais qualificados é global, abrindo portas para quem deseja viver uma experiência de trabalho no exterior.

Cursos para se especializar em ESG

Embora seja uma profissão relativamente nova, diversas instituições de ensino já desenvolveram programas com grades completas para formar profissionais especialistas na área. Abaixo, listamos três opções que fazem parte do portfólio do STB | Universidades:

MBA na University of Exeter

Uma das instituições que compõem o Russel Group, que reúne as principais universidades do Reino Unido, a Exeter incluiu na grade de seu programa de MBA diversos módulos voltados para ESG, entre elas matérias como Sustentabilidade nas Finanças e Governança Corporativa.

Fashion Design no LaSalle College

O curso de design de moda do LaSalle também tem a ética sustentável no centro de seu plano de ensino, integrando-a à grade criativa dos estudantes, com foco no desenvolvimento de técnicas menos nocivas ao meio-ambiente e utilização de novos materiais e boas práticas dentro do mercado da moda.

VOCÊ PODE GOSTAR: CURSO DE MODA COM FOCO EM SUSTENTABILIDADE

EU Business School

Presente na Alemanha, Espanha e Suíça, a EU Business School também incluiu módulos voltados para ESG em todos os seus programas. Entre as matérias, aparecem tópicos como revolução digital, consumo e produção, cidades sustentáveis, descarbonização e energia, entre outros.

Gostou dessas opções e quer conhecer mais opções de cursos para se tornar um profissional especialista em ESG? Fale com os nossos especialistas e descubra as nossas possibilidades!