STB NO MUNDO

INTERCÂMBIO DE LUA DE MEL NO CANADÁ COM RAFAEL E LÍVIA

Intercâmbio em Casal, saiba como surgiu a ideia

Published

on

Já pensou em aproveitar sua lua de mel fazendo um intercâmbio no Canadá? Os viajantes Rafael e Lívia Pirolo escolheram ter esta experiência após o casamento e o Canadá foi o destino escolhido. Em seu depoimento, Rafael conta sobre sua história com Lívia e sobre seu intercâmbio para aprender inglês na Eurocentres. Confira!

Intercâmbio de Mel

Por Rafael Tadeu Pirolo

Nossa história começa quando éramos crianças. Nossas mães e tias são amigas desde a infância, então a Lívia e eu tivemos muitos encontros em festas de aniversário e datas comemorativas quando éramos crianças. Nos reencontramos depois de adultos e a paixão surgiu. Namoramos por dois anos, então compramos nosso apartamento e ficamos noivos por mais dois anos até casar.

O casal Rafael e Lívia Pirolo em intercâmbio de lua de mel no CanadáDesde que surgiu a oportunidade de comprarmos nosso apartamento, logo começamos a planejar nosso casamento e pensar na viagem de lua de mel. Queríamos um destino marcante para essa primeira grande viagem juntos. Pensamos muito, mas estava difícil chegar a um consenso porque a Lívia sempre sonhou em ir para Disney e eu sonhava em conhecer a Alemanha.

A ideia de fazer o ‘intercâmbio de mel’

Alguns dias se passaram até que um dia eu chamei a Lívia e falei: ‘Nós temos um orçamento limitado e nós dois estamos sendo cobrados no trabalho para aperfeiçoar nosso inglês. Então por que não fazemos um intercâmbio de mel? Podemos estudar inglês e passear aos finais de semana!’. A primeira reação dela foi fazer uma cara de surpresa (negativa) e dizer que não daria certo, pois a lua de mel era para descansar e não para estudar, mas que pensaria no assunto.

Alguns dias depois, a Lívia retomou o assunto e começamos a cogitar lugares para estudar. Pesquisamos e logo definimos o Canadá, pois somos apaixonados pela natureza e a Lívia tinha ido para Vancouver no ano passado e já tinha achado o lugar muito bonito. O próximo passo foi descobrir como chegaríamos lá, então começamos a pesquisar depoimentos de alunos e aí encontramos o STB, que tinha excelentes referências e depoimentos favoráveis de alunos que foram e adoraram a experiência, e aí marcamos uma visita na agência de intercâmbio de Santo André.

Ao chegar no STB, começamos a contar nossos planos para a Débora, que logo achou nosso plano de “intercâmbio de mel” muito legal e embarcou na nossa ideia, nos dando inúmeros conselhos e assessorando em tudo: desde montagem de roteiro, compra das passagens, seguro, hotéis, aluguel de carro etc. Fechamos todo o pacote na mesma semana e, algumas semanas depois, para completar nossa felicidade, ganhamos de presente de casamento uma viagem para Disney. E assim começamos a contagem regressiva para nossa grande viagem.

Um ano e alguns meses se passaram: nosso grande dia chegou, nos casamos no dia 24/09/2016 e, no dia seguinte, embarcamos para nosso grande sonho de viagem.

Viagem para a Disney

A Disney é incrível! Eu, particularmente, tinha curiosidade, mas nunca sonhei conhecer os parques porque achava que era coisa de criança. Chegando lá, ao sair da primeira montanha russa, eu falei: “Definitivamente isso não é para crianças” rsrs. Ficamos seis dias em Orlando. Foi incrível, mas era só o começo da nossa grande viagem de lua de mel, ou, “intercâmbio de mel” como eu gosto de chamar. No sétimo dia de férias, embarcamos para o Canadá.

Nosso intercâmbio no Canadá

Já no Canadá, a primeira impressão foi ótima. Fomos extremamente bem recebidos pela família anfitriã. Nos apresentaram à família, ao cachorrinho, mostraram a casa, as regras, o bairro e onde eram os pontos de ônibus. Enfim, nos deixaram muito à vontade e muito confiantes de que as próximas semanas seriam incríveis.

No dia seguinte, começaram nossas aulas. Na Eurocentres, tivemos uma excelente recepção, fizemos um teste de nivelamento e de cara uma grande dificuldade: “Proibido falar português dentro da escola”. Isso foi um grande desafio nos primeiros dias e ficamos ótimos na arte da mímica.

Rafael e Lívia conhecendo o Canadá em seu intercâmbio de Lua de Mel.

Ao chegar em casa na primeira noite, para nossa felicidade era o jantar de Ação de Graças (Thanksgiving Day) e nos esbaldamos com um delicioso turkey canadense.

Descobertas e novidades durante o intercâmbio no Canadá

Os dias seguintes seguiram cheios de novidades e descobertas. Tudo era muito novo, desde o idioma, a cultura local e a comida – e até mesmo a vida de casados.

Dormir e acordar todo dia juntos, aprender a cozinhar, cuidar da nossa bagunça, lavar louça depois de comer e arrumar a cama depois de levantar, acordar cedo juntos, planejar nosso dia, tomar café, almoçar e jantar juntos. Enfim, começamos uma nova etapa das nossas vidas e tudo isso foi muito marcante, pois vivemos nosso primeiro mês de casados numa casa que não era nossa, com regras e costumes de outra família. Tudo isso foi um grande desafio. Aprendemos muito, nosso inglês melhorou consideravelmente em apenas três semanas, pois não se trata apenas de uma aula de inglês de cinco horas por dia, trata-se de um dia inteiro em inglês, comprar, passear e divertir em inglês, chegar em casa e contar sobre seu dia em inglês, falar sobre assuntos diversos, hobbies, família, amigos… Foi uma experiência única que, somada às descobertas de uma nova vida a dois e aos diversos passeios que fazíamos todos os dias à tarde depois das aulas, tornou nosso intercâmbio inesquecível.

O que aprendemos no Canadá

Quando compartilhamos com nossa família anfitriã que estávamos em honeymoon, eles acharam isso incrível! Ficaram muito felizes e falaram que éramos muito corajosos em dedicar nossa lua de mel para aprender idiomas e descobrir tanta coisa nova juntos. A partir desse dia, nossa mãe canadense passou a ensinar várias coisas pra Lívia, desde dicas de cozinha e temperos, lavar e passar roupa, dicas de arrumação e limpeza da casa… Enfim, coisas simples, mas que também eram novidade para nós e que nos ajudariam quando chegássemos na nossa casa no Brasil.Rafael e Lívia com sua host family no Canadá

Três semanas se passaram e chegou o dia de ir embora. Colocamos as malas no carro da família e fomos ao aeroporto. Ao descer do carro, nos deparamos com nossas duas irmãzinhas canadenses (uma de dois e a outra de quatro anos) chorando muito. Foi neste momento que tivemos certeza de que nosso “intercâmbio de mel” foi um sucesso, pois aprendemos muito e ainda conseguimos fazer amigos!

Aperfeiçoamos muito nosso inglês, mas mais do que isso, aprendemos muito um com o outro, aprendemos muito um sobre o outro e, principalmente, aprendemos que viajar e estudar são os únicos investimentos que nos enriquecem de verdade. Já estamos ansiosos pela próxima viagem!

Intercâmbio de Mel – Rafael e Lívia

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.