ENSINO MÉDIO

Faça o High School nos EUA

Listamos as principais dúvidas para estudantes interessados em fazer High School nos Estados Unidos

Published

on

O aluno que pensa em fazer High School nos Estados Unidos sabe que existe uma série de exigências para este tipo de intercâmbio e muitas dúvidas podem aparecer durante o processo. Neste texto, apresentamos as perguntas mais frequentes, requisitos essenciais e insights valiosos para quem busca uma jornada educacional internacional. 

Leia também: Tudo sobre intercâmbio High School   

1) O estudante pode personalizar o programa de acordo com as suas preferências acadêmicas? 

Sim, é possível, de acordo com o programa escolhido. 

2) Consigo validar o período estudado? 

É essencial que o estudante esteja alinhado com a escola brasileira em que estuda. A indicação é de que se matricule em disciplinas similares as que estaria cursando se estivesse no Brasil. 

Normalmente, para que consiga validar o semestre ou o ano letivo ao retornar para o Brasil, as escolas e a Secretaria de Educação/ MEC determinam que sejam cursadas pelo menos uma opção de cada disciplina entre as cinco obrigatórias: língua estrangeira, matemática, estudos sociais, ciências e educação física. É de responsabilidade do estudante se inscrever nas matérias determinadas. 

3) Terei que fazer algum procedimento legal com minhas notas após o término do período escolar? 

Para ter o ano reconhecido no Brasil, é imprescindível que o aluno solicite o boletim na secretaria da escola ao final dos estudos, para que possa seguir com os procedimentos de validação no país. 

4) Quando iniciam as aulas? 

O ano letivo costuma ter início entre agosto e setembro nos Estados Unidos.  

5) Qual a duração do programa? 

A duração pode variar de acordo com as preferências do estudante e da família. No STB, oferecemos as seguintes opções: 

– 1 termo (3 meses) 

– 1 semestre letivo (entre 3 e 5 meses) 

– 1 ano letivo (até 10 meses) 

6) Em qual ano letivo o aluno vai estudar? 

O ano escolar que o estudante irá cursar é de responsabilidade da escola. Diversos fatores são levados em consideração para decidir, entre os mais importantes estão a idade e as matérias que serão cursadas pelo aluno. 

7) Posso conseguir o diploma na minha High School se eu for colocado no último ano? 

É importante que o aluno entenda que cada escola tem regras bem claras e definidas no que diz respeito à concessão de diploma para estudantes estrangeiros, além da autoridade do estado onde estudará.  

8) Como é determinada a frequência nas aulas? 

O aluno deve, obrigatoriamente, atender às aulas diariamente, pois a frequência é obrigatória para a conclusão do período letivo. Todas as faltas são apuradas com rigor e devem ser devidamente justificadas. Caso contrário, serão consideradas faltas graves e o aluno corre o risco de ser desligado do programa. 

9) Como saber se o estudante foi aceito pelo programa? 

Ao receber a documentação, a organização americana e o distrito escolar/escola vão analisar e avaliar se o aluno atende aos requisitos de idade, nível acadêmico e nível de inglês. Após análise, podem aceitar ou recusar a candidatura no programa. A maioria das escolas enviam uma carta de aceitação, chamada Acceptance Letter

Você pode se interessar: Tudo sobre High School nos EUA   

10) Quais as acomodações disponíveis no programa de High School?   

Existem dois tipos de acomodação disponíveis: 

Casa de família:  Os estudantes podem viver com famílias locais escolhidas pela instituição e mergulhar na cultura do destino escolhido. O propósito em receber o aluno é a troca cultural e, portanto, estarão acolhendo como parte da família. 

Residência estudantil/Boarding school: Essa é uma opção interessante de contato com outras culturas. A rotina é diferente da casa de família, sendo geralmente indicada para estudantes mais independentes, pois terá mais responsabilidades e maior interação com outros alunos, locais ou internacionais. As boarding schools possuem os dorm parents, que são adultos responsáveis pelos estudantes daquele determinado dormitório. Os estudantes reportam diretamente a eles, tanto os problemas, quanto solicitações de saída. 

11)  Ao chegar no destino, quem busca o estudante no aeroporto? 

Tudo deve ser combinado antecipadamente. Assim que a passagem aérea for emitida, o estudante deverá ao consultor STB sobre o voo, data e horário de chegada. Depois de receber as informações, receberá a confirmação de quem irá buscá-lo no aeroporto. Em alguns programas não é a host family nem a coordenadora quem busca o estudante no aeroporto, mas um transfer contratado. 

12) Se o estudante tem algum problema de saúde, pode aplicar para o High School? 

Tudo vai depender da condição médica e do tipo de programa. As necessidades do aluno precisam ser checadas antecipadamente por meio dos Especialistas STB, que vão contatar as instituições juntamente com um relatório médico. 

13) O seguro saúde está incluso no valor do programa? 

Em alguns programas, o seguro saúde não está incluso, mas pode ser adquirido com o STB.  

Gostou de conhecer mais sobre o programa de High School e quer saber mais? Converse com um Especialista STB e tire suas dúvidas!