Todo ano, no início do mês de fevereiro, casais apaixonados de diversos países do mundo se preparam para declarar o amor que sentem pelos companheiros com a chegada do Valentine’s Day, comemorado no dia 14.
Mas nem todos os países celebram na mesma data e da mesma forma. Enquanto aqui, no Brasil, utilizamos o dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, o “Santo Casamenteiro”, para demonstrar o nosso amor, algumas culturas separam outros dias especiais (ou até uma semana!) para a ocasião, cada uma da sua maneira. Enquanto umas decidem escrever os nomes de seus pares nas mangas das roupas, outras presenteiam a pessoa amada com colheres de madeira.
Como é o Valentine’s Day pelo mundo
Já imaginou vivenciar uma experiência diferente como esta em outro país? Há diversas formas de conhecer essas tradições, seja por livros ou filmes, mas nenhuma pode ser comparada a uma imersão real. Por isso, se você estiver em outro país em meio a celebrações do amor, por que não participar?
Parceiro do STB que oferece Roteiros Temáticos a pequenos grupos que procuram experiências – como conhecer o Vietnã de bike ou fazer um tour gastronômico pela Índia -, o Intrepid listou dez diferentes tradições de Valentine’s Day ao redor do mundo. Confira!
China
Se você pretende fazer uma viagem para a China, saiba que mesmo com a recente popularização do 14 de fevereiro, os chineses mantêm uma tradição de séculos. O festival Qixi recorda a lenda em que um pastor e a filha de um rei se apaixonam e são forçados a se separar. Eles só poderiam se encontrar uma vez por ano, na sétima noite da sétima lua do calendário chinês.
No festival, os casais vão aos templos e rezam por prosperidade. À noite, olham aos céus enquanto as estrelas Vega e Altair (que representam o rapaz e a moça) se aproximam uma da outra.
Noruega
Se formos traduzir para o português ao pé da letra o significado de Gaekkebrev teremos algo parecido com “cartas de piadas”. Porém, essa tradição norueguesa do século 18 é mais romântica do que parece. Admiradores secretos escrevem poemas à pessoa amada com belos recortes e fundo branco por dentro.
A ‘piada’ é a falta de assinatura na carta ou apenas uma indicação de quantas letras o nome do remetente tem. Se a garota adivinhar quem é o seu admirador secreto, ela ganhará um ovo de páscoa quando a data chegar. Se não adivinhar, é ela quem deve o presente.
Finlândia e Estônia
Nestes dois países, o 14 de fevereiro tem um significado mais leve. Para os finlandeses, a data se chama Ystävän Päivä; para os estonianos, Sõbrapäev. É uma celebração de amizade, na qual as pessoas trocam presentes e cartões e dizem “Feliz Dia do Amigo”.
Japão
No Japão, as moças presenteiam os rapazes com chocolates no dia 14 de fevereiro.
Neste caso, o tipo de chocolate faz toda a diferença: para maridos e namorados, elas oferecem chocolates da mais alta qualidade, conhecidos como honmei choco; para colegas ou conhecidos, elas dão o giri choco, um chocolate mais barato, por obrigação.
Já se você não for muito querido, poderá receber o cho-giri choco, presente obrigatório reservado apenas aos conhecidos menos populares.
No White Day, em 14 de março, os homens que receberam um honmei-choco devem retribuir o favor oferecendo às mulheres amadas presentes três vezes mais caros aos chocolates que receberam (normalmente joias ou lingeries).
Coreia do Sul
Assim como no Japão, as mulheres da Coreia do Sul presenteiam os homens com chocolates no Valentine’s Day e depois são retribuídas no mês seguinte, no White Day. Porém, os sul-coreanos inventaram uma nova data: o Black Day, em 14 de abril, para celebrar a vida de solteiro.
Nesta data, os que não têm um par se vestem de preto, se reúnem com os amigos e comem o jajangmyeon, um noodle coreano com molho de feijão preto.
Argentina
Um dia não é o suficiente para os nossos hermanos argentinos – eles dedicam uma semana inteira em julho, chamada Semana de la Dulzura, que costuma acontecer entre os dias 1 e 7 de julho. Com o lema “una golosina por un beso”, a ideia é que todos troquem doces por beijos – vale ganhar um beso na bochecha dos seus amigos e familiares!
Filipinas
Se você já sonhou em se casar junto aos seus melhores amigos, conhecidos, vizinhos e colegas, o Valentine’s Day nas Filipinas é a ocasião perfeita!
Todo dia 14 de fevereiro, milhares de casais se reúnem em locais públicos para casar em massa. Geralmente, essas celebrações são financiadas pelo governo como um serviço público, permitindo que todos realizem a cerimônia.
Eslovênia
São Valentim é o santo padroeiro da primavera na Eslovênia e 14 de fevereiro marca o primeiro dia de trabalho nos campos para o ano recém-chegado. Lá, as pessoas acreditam que é nessa data que as plantas começam a crescer e há até um provérbio que diz que “São Valentim traz as chaves das raízes”.
Há também a crença de que os pássaros pedem uns aos outros em casamento nesse dia (que marca o início da temporada de acasalamento). Para testemunhar a ocasião, você deve andar descalço pelos campos, que normalmente ainda estão congelados.
Apenas em 12 de março, no dia de São Gregório, as pessoas celebram o amor (quando o clima já está mais ameno).
África do Sul
Os sul-africanos costumam comemorar o Valentine’s Day com chocolates, flores e jantares românticos. Mas eles também seguem uma tradição que vem da Roma Antiga: as mulheres prendem um coração com o nome da pessoa amada nas mangas de suas camisas. Essa tradição é conhecida como “Lupercalia”.
País de Gales
Já imaginou receber uma colher de madeira no Dia dos Namorados? No País de Gales, além de festejarem o Valentine’s Day, é celebrada a união no dia de St. Dwynwen (o padroeiro galês do amor), em 25 de janeiro. Porém, ao invés de presentearem a pessoa amada com flores e chocolates, os galeses dão “colheres do amor” feitas de madeira. É uma tradição antiga, inspirada nos marinheiros do século 16, que deixavam artigos esculpidos à mão com as esposas enquanto navegavam.