INTERCÂMBIO

Quanto levar para um intercâmbio?

Reunimos tópicos importantes sobre intercâmbio que devem ser levados em consideração ao fazer o planejamento financeiro

Published

on

Ao planejar um período de estudos no exterior, uma das perguntas que vêm à mente é: quanto levar para um intercâmbio? Muitos se esquecem de que o projeto envolve outros custos além do curso e da acomodação.

Conhecendo os custos

Você já sabe os valores do seu programa, pesquisou a passagem aérea e está ciente dos gastos que terá com as documentações. Então chegou a hora de pensar sobre a quantia que terá que levar para se manter com tranquilidade durante o período de estudos no exterior. 

Para começar, verifique com a agência de intercâmbio o que exatamente faz parte do programa que você pretende adquirir. O valor do curso já inclui os materiais? A sua acomodação oferece refeições? Como será o seu deslocamento pela cidade? Faça esses questionamentos e, a partir disso, considere os seguintes gastos:

Alimentação durante o intercâmbio 

A maioria das acomodações de intercâmbio oferece algumas refeições ou toda a alimentação como parte do pacote – especialmente aquelas em que o estudante fica hospedado em uma casa de família local. Neste caso, ela aparecerá no valor total da acomodação, o que pode representar uma opção mais econômica.

Por isso, para calcular os gastos extras que eventualmente aparecerão, é importantíssimo checar exatamente o que faz ou não parte do seu programa de intercâmbio. Se ele não incluir nenhuma refeição, é recomendado separar, no mínimo, o equivalente a R$70 reais convertidos na moeda local por dia para a alimentação.

Leia também: Quanto custa um intercâmbio?

Transporte

Prefere incluir o transfer do aeroporto até a sua acomodação? Ou prefere um táxi ou o transporte público? Seja qual for a resposta, será necessário desembolsar um valor para essa finalidade. No caso de menores de idade, é importante saber que adquirir o transfer é obrigatório.

Também é importante calcular uma quantia mínima por dia para garantir o seu transporte durante o período no exterior. Com a ajuda de um consultor, procure descobrir quais são as melhores formas de transporte no destino escolhido, especialmente no trajeto da escola até a acomodação.

Não se esqueça de checar o preço dos meios de transporte na cidade, incluindo os cartões semanais e mensais (que podem compensar no preço), além de conferir se existem descontos para estudantes. O ideal é separar, no mínimo, o equivalente a R$100 reais na moeda local por mês para o transporte.

Materiais escolares

Na maioria das vezes, os materiais didáticos como livros e cadernos de atividades são fornecidos pela própria escola e incluídos no valor total do programa. Porém, em alguns casos, o estudante pode ter que pagar esses materiais à parte.

Por isso, vale a pena checar com o consultor e com a escola sobre esses valores. Caso o material não esteja incluído no custo do programa, é recomendado separar uma quantia para livros, impressões e qualquer outro material que você possa precisar durante as aulas.

Viagens, passeios e compras durante o intercâmbio

Independente de quanto você vai disponibilizar para essa viagem, quando estiver no exterior, terá vontade de explorar o destino e os seus arredores – o que, inclusive, faz parte da experiência do intercâmbio. Por isso, cheque o calendário da escola para ver quantos finais de semana e períodos de descanso você terá disponíveis para viajar e aproveitar.

Depois, pense sobre os lugares que você gostaria de conhecer durante o intercâmbio e estime quanto a mais isso vai representar no orçamento.

Muitas vezes, a própria escola organiza esses passeios e até mesmo viagens a preços superacessíveis para os estudantes. Por isso, vale a pena checar as atividades que a escola oferece e quais valores ela cobra.

Além disso, é possível que durante o seu intercâmbio você tenha de gastar com coisas pequenas e essenciais, como chip de celular, um cartão pré-pago de internet etc. Sendo assim, ao estimar os seus gastos, conte também com gastos imprevisíveis, como compras e lembrancinhas do destino.

Você pode se interessar: Como calcular o investimento do intercâmbio

Outras dicas importantes para o seu intercâmbio

Pesquise sobre o custo de vida da cidade

Saber o preço médio do transporte público e de itens de supermercado na cidade onde você vai morar pode ser útil na hora de calcular o valor que você deve levar para o intercâmbio. É interessante fazer um cálculo médio de quanto seria necessário levar por dia: inclua nesta conta itens que você considera indispensáveis, como alimentação, compras e até souvenir.

Em geral, o recomendado para todo intercâmbio é levar, no mínimo, uma quantia equivalente a 250 da moeda local por semana.

Uma ferramenta que pode ajudá-lo a ter noção do quanto custam itens específicos no destino escolhido é o site Numbeo, que, além de mostrar preços, também compara o custo de vida entre cidades, auxiliando o estudante que está em busca de um destino mais econômico.

Acompanhe a variação cambial da moeda

A quantia que você terá de desembolsar para o seu período no exterior pode variar muito dependendo da cotação da moeda. Por isso, é importante conhecer a moeda que você usará no exterior e entender a maneira como ela converte para o real. Comece a acompanhar a valorização da moeda e vá comprando-a de acordo com as melhores cotações.

Uma dica é utilizar um aplicativo conversor de moedas para sempre obter o valor atualizado sem ter que fazer matemática na sua cabeça, evitando erros de arredondamento. Em alguns países, você perceberá que o real é mais valorizado do que em outros.

Reflita sobre os seus objetivos e hábitos de consumo

Agora que já sabe o preço de tudo e entende o câmbio no seu destino de interesse, você pode usar essas informações para calcular um valor necessário para levar para o intercâmbio, estimando de acordo hábitos de consumo. Você gosta muito de sair para jantar e para se divertir com os amigos? Com qual frequência deseja ter essas experiências? Quer aproveitar seu intercâmbio para viajar e conhecer novos lugares? Vai muito a shows? Tudo isso deve ser considerado para ser mais assertivo ao calcular os gastos estimados para o seu intercâmbio.

Converse com um consultor STB e entenda mais sobre planejamento financeiro para o seu intercâmbio!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile