INTERCÂMBIO

Quanto custa um intercâmbio?

Reunimos dicas para que você possa planejar seus estudos no exterior e te ajudar a entender quanto custa um intercâmbio

Published

on

Quando se toma a decisão de estudar no exterior, pensar em quanto custa um intercâmbio é algo que deve ser levado em consideração. Pois não pensamos apenas no que será pago no curso escolhido, mas de tudo o que envolve o programa.

Pensando nisso, reunimos dicas de nossos especialistas para te ajudar a se planejar financeiramente para estudar no exterior.

Você pode se interessar: Como escolher a acomodação ideal?

Quanto custa um intercâmbio?

O preço de um intercâmbio varia de acordo com inúmeros fatores. Destino, tempo de permanência, tipo de curso e de acomodação são apenas alguns dos indicadores que podem fazer a diferença no custo total da viagem.

Se você está pesquisando as melhores opções, provavelmente já percebeu que as despesas podem incluir outros gastos fixos, como documentação, passagens aéreas, alimentação e transporte. Por isso, ao estimar o custo do intercâmbio, comece considerando os seguintes valores:

Curso e acomodação

O curso e a acomodação são as primeiras despesas que o estudante entrará em contato ao começar a planejar o intercâmbio. Essas taxas variam de acordo com o destino, instituição de ensino e com o tempo de permanência no país escolhido.

No caso dos cursos, os valores também podem ter alterações por conta da carga horária das aulas e devido aos períodos de alta temporada, quando pode ser cobrada uma taxa extra na matrícula.

As acomodações mais procuradas para o intercâmbio costumam ser as casas de família e as residências estudantis. A diferença de preço entre elas nem sempre é significativa, porém o custo-benefício das casas de família costuma compensar para o estudante que deseja ter a maior parte das suas refeições inclusas. Por outro lado, embora na maioria das vezes não tenham refeições como parte do pacote, as residências estudantis geralmente estão localizadas em regiões mais próximas à escola, dando ao estudante a possibilidade de economizar com o transporte. A escolha e o preço do curso e da acomodação, definitivamente, vão depender das preferências e exigências de cada estudante.

Passagem aérea de ida e volta

O valor da passagem aérea costuma ser significativo para o total da viagem. Quem quer economizar deve comprar o trecho com bastante antecedência, ficar atento a promoções e optar por embarcar nas baixas temporadas. No STB, o estudante tem a oportunidade de comprar as passagens aéreas com taxa de estudante, o que pode representar um desconto no valor total, além de trazer outros benefícios. Para ter direito a este tipo de bilhete, basta estar matriculado em um curso no exterior de pelo menos duas semanas e ter entre 12 e 34 anos. O desconto varia de companhia para companhia, partindo de 5% até 35%, dependendo da rota e da disponibilidade da passagem.

Seguro-viagem

O seguro é um dos itens essenciais para quem está planejando uma viagem ao exterior. No caso do intercâmbio, também é importante saber que a maioria dos destinos pode exigir que o estudante tenha um bom seguro de saúde para ficar no país. Isso porque, durante o período de estudos no exterior, é possível que ele precise consultar um médico, receber cuidados em um hospital ou até mesmo lidar com uma emergência inesperada.

No STB, os estudantes podem contar com o EASY, seguro-viagem operado em parceria com a OMINT – uma das maiores empresas de saúde do mundo, que garante cobertura global para proteger os viajantes contra circunstâncias imprevisíveis, além de contar com uma equipe médica que fala português e oferece atendimento 24 horas por dia.

O preço varia de acordo com o plano de seguro escolhido. É importante lembrar que um bom seguro-viagem cobre atendimentos emergenciais, mas não oferece atendimento exclusivo para prescrição de medicamentos e consultas eletivas. Por isso, é importante fazer um check-up no médico e no odontologista antes de fazer uma longa viagem de estudos no exterior.

Despesas com documentação

Como em toda viagem internacional, estar com todos os documentos em dia é obrigatório para fazer um intercâmbio. Entre eles, um dos mais importantes é o passaporte, que deve estar válido no mínimo até seis meses após a data de retorno ao Brasil. O processo de emissão do passaporte é simples e deve ser solicitado diretamente no site da Polícia Federal. Alguns destinos também exigem visto prévio para que os viajantes possam entrar no país como estudante. Nos Estados Unidos e no Canadá, todos devem ter visto para entrar no país, independentemente de serem estudantes. Este documento, é claro, também tem um preço, que varia de acordo com o país.

Carteira internacional de estudante

Um documento que não é obrigatório, mas pode fazer toda a diferença para o estudante que vai ao exterior e quer economizar e ainda ter inúmeros descontos e vantagens é a ISIC, a única carteirinha mundial do estudante reconhecida pela UNESCO. Emitida com exclusividade pelo STB, ela garante descontos em transportes, museus, lojas e restaurantes em todo o mundo. Ao todo, são mais de 15 mil benefícios em mais de 130 países.

Gostou das nossas dicas? Converse com um especialista STB e conheça também as condições exclusivas para fechar seu intercâmbio ainda este ano!