Ao desembarcar em Dublin pela primeira vez, o viajante brasileiro vai perceber logo de cara duas características opostas – mas marcantes – que definem tão bem a cidade: as baixas temperaturas e o calor de seu povo! A capital irlandesa tem muito a oferecer. Em suas ruelas históricas eternizadas nas obras de James Joyce, a arquitetura se destaca em meio aos pubs, restaurantes, lojas e um povo animado e acolhedor. Mas não são apenas os locais que te recebem bem. A comunidade brasileira em Dublin é grande e participativa, fazendo com que em cada canto você se sinta um pouco em casa. Por isso, o Tripbox STB, em parceria com a JanSport, reuniu as melhores dicas sobre o que fazer em Dublin em um final de semana. Veja!
O que fazer em Dublin no sábado
O ponto de partida de qualquer passeio pelo centro começa no Spire of Dublin, na O’Connell Street, um monumento em formato de agulha impressionante, de 120 metros de altura! O local é o coração da cidade, com muito comércio e agitação.
Shop @O’Connell Street:
Logo cedo, hora das compras! A O’Connell Street é o local perfeito para comprar lembrancinhas, provar comidas de rua e assistir algumas performances de artistas independentes. Para iniciar a jornada em Dublin com pé direito.
Local designers @Cow’s Lane Market:
Todo sábado, das 10h às 17h, esse mercado ao ar livre promove o encontro entre os visitantes e produtos criados por designers locais. Eles costumam receber pessoalmente os clientes e contar dos seus processos de criação.
Tour @Temple Bar:
A próxima parada fica ali do lado, em uma das regiões mais conhecidas – e turísticas – de Dublin: o Temple Bar! Nesta área bastante turística, há diversas opções casas culturais, pubs e lojas. Mas a principais atrativos são as ruas estreitas e casas peculiares da vizinhança. Ótimo lugar pra tirar muitas fotos!
Arts @Temple Bar Gallery and Studios:
Seguindo pelas ruas do bairro, você vai encontrar esta galeria que é uma das principais responsáveis pelo crescimento da cena artsy que tomou conta da região.
Dinner @Fallon & Byrne:
Não é a opção mais barata, mas ainda assim é muito interessante. O Fallon & Byrne apresenta uma grande miscelânea alimentícia em quatro andares de variações gourmet, como um movimentado wine bar com tapas e um restaurante internacional.
Night club @Dicey’s Garden:
Para fechar a noite em grande estilo, a Dicey’s é uma boa pedida para quem gosta de dançar até tarde em diferentes ambientes. Let’s party hard!
O que fazer em Dublin no domingo
Depois de um sábado agitado, o domingo pode começar um pouquinho mais preguiçoso, com um brunch, seguido de um passeio por alguns must see da cidade. A nossa dica de brunch e a região das construções históricas ficam no lado oposto do Rio Liffey em que está o Spire of Dublin. Our tip: atravesse a Ha’penny Bridge, que conta com uma decoração especial, perfeita para tirar lindas fotos.
Brunch @Whitefriar Grill:
A tradição do brunch (espécie de café da manhã mais prolongado) é bem comum na Europa. Os locais costumam frequentar o Whitefriar Grill, que conta com um menu especial, DJ e um serviço bem simpático.
Architecture @Christ Church:
Voltando à margem do Rio Liffey, oposta ao Spire, entre na Parliament Street. Após aproximadamente 800 metros, vire à direita na Lord Edward Street até chegar à Christ Church Cathedral. Sua estrutura é tão impressionante que você passa por baixo dela ao andar na calçada! Além disso, é a construção mais antiga da cidade, com quase mil anos.
History @Dublin Castle:
A 350 metros da Christ Church, seguindo pela Castle Street, você chega a este ponto turístico importante de Dublin. É uma visita rápida, mas interessante, pois serve como centro administrativo de Dublin há muito tempo: desde os vikings, passando pelos normandos e chegando aos britânicos.
Lunch @Bunsen:
Hora da pausa para um late lunch! A Bunsen, uma das melhores hamburguerias da cidade, não fica muito longe e dá para ir a pé. Basta seguir pela Bride Street (passando pelo St. Patrick’s Park) até chegar na Wexford Street. Aqui, eles vão direto ao ponto: hambúrgueres clássicos sem erro, ao lado de opções glúten-free.
Park @St. Stephen’s Green:
Mas ainda tem muito o que fazer em Dublin!Depois do almoço, nada melhor que fazer a digestão caminhando por um dos parques mais agradáveis da cidade, que fica a poucos metros do restaurante.
Party @ The Temple Bar Pub:
Pra fechar a noite, a melhor pedida sobre o que fazer em Dublin é um momento descontraído no pub mais famoso da cidade, que, além dos pints das melhores cervejas da Europa, serve diversos tipos de comida. O ambiente lá é bem animado!
Depois desse monte de informação legal não há mais dúvidas, né? Que tal conhecer a capital irlandesa de perto em um intercâmbio em Dublin?