AUSTRÁLIA

SAIBA TUDO SOBRE OS CURSOS VET NA AUSTRÁLIA

Está pensando em estudar e trabalhar na Austrália? Saiba mais sobre os cursos VET!

Published

on

Se você já começou a sua pesquisa de intercâmbio e estudar e trabalhar na Austrália está nos seus planos, provavelmente você já ouviu falar dos cursos VET. Conhecidos como cursos vocacionais, os Vocational Educational Training são perfeitos para quem tem interesse em ingressar no mercado de trabalho australiano.

Mas, afinal, o que são os cursos VET?

Extremamente populares na Austrália, os cursos VET são profissionalizantes e, por isso, de ordem bem prática. Com duração que pode variar entre seis meses a um ano, eles permitem ao estudante alcançar uma formação técnica que os torna apto para o mercado de trabalho.

Em geral, esse tipo de curso é procurado por australianos recém-graduados no ensino médio em busca de qualificação para conquistar o primeiro emprego. No caso de estudantes estrangeiros, é indicado para quem está disposto a aprender conceitos básicos de determinadas áreas e tem interesse em ficar um período maior na Austrália.

Quais são as áreas dos cursos VET?

São inúmeras – e muito variadas – as possibilidades de cursos VET. As áreas mais populares costumam ser Business, Marketing e Hospitalidade, mas é possível encontrar cursos voltados para esporte e fitness, moda, culinária, tecnologia, turismo e muito mais.

Para estudantes brasileiros, os principais requisitos são o nível de inglês entre intermediário e avançado e 2º grau completo.

Os cursos VET também podem oferecer diferentes níveis de qualificação. Eles são divididos pelas seguintes categorias: Certificados I, II, III e IV, Diploma e Advanced Diploma.

O ponto de partida acadêmico é sempre pelos Certificados, que devem ser progressivos – ou seja, do I você parte para o II, e assim por diante. Posteriormente, os estudantes podem progredir par ao Diploma, seguido pelo Advanced Diploma. Explicamos melhor no quadro abaixo:

Vocational Educational Training x Universidade na Austrália

Antes de optar por um curso VET é importante entender a diferença entre este programa e uma graduação na Austrália. Uma das principais diferenças é que, embora prepare o estudante para o mercado de trabalho e os ajude a criar oportunidades de carreira, o VET tem um caráter técnico e não acadêmico, como os cursos de educação superior.

Por isso, o curso VET não garante um diploma de educação superior reconhecido fora do território australiano. No entanto, muitos cursos VET têm parceria com universidades da Austrália, permitindo que os estudantes transfiram para a graduação e utilizem os certificados para eliminar matérias durante o curso.

Posso trabalhar enquanto faço um VET?

Uma das principais vantagens dos cursos VET é que eles foram desenvolvidos, justamente, para ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Por isso, estudantes matriculados neste tipo de programa são autorizados a trabalhar na Austrália.

Em geral, os estudantes não têm aulas todos os dias da semana para que possam se dedicar ao trabalho. O visto, nesses casos, autoriza 20 horas de trabalho por semana no período das aulas e 40 horas semanais durante as férias.

O STB conta com dois escritórios na Austrália, em Sydney e Melbourne, com consultores especialistas prontos para tirar todas as suas dúvidas sobre estudar e trabalhar no país. Quer saber mais sobre o intercâmbio na Austrália?

ENTRE EM CONTATO COM O STB!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *