Tour pela Europa com Topdeck | Parte V: Roma (Itália) e Vaticano

Published

on

 

Ainda na Europa, acompanhando o tour ‘Essential Europe’ do STB em parceria com o Topdeck no qual conheci 8 países em 12 dias! Chegando na metade dessa aventura, no 6º dia de viagem e ainda na Itália, saindo de Veneza, hoje é dia de explorar Roma! Eu e um grupo de 48 jovens-viajantes-aventureiros curtindo muito, aprendendo e conhecendo o melhor da Itália nesse tour do Topdeck com o STB.

Roma é a capital eterna da Itália e o berço do Império Romano. Nem preciso citar a importância histórica desse lugar, a cidade em si deveria ser inteiramente tombada! Roma foi uma das cidades mais especiais que eu tive o prazer de conhecer. Cada um tem sua paixão… Existem pessoas que adoram a culinária local, outras arte, ou arquitetura, história, idioma. Roma tem tudo isso em perfeita harmonia e muito mais. Andando pela cidade é como se você tivesse entrado em uma cápsula do tempo e voltasse na época imperial. Dá vontade de sair pulando, escalando os prédios ao estilo de Assassin’s Creed – e os apaixonados por videogame sabem muito bem do que eu estou falando.

Segundo o mito romano, a cidade foi fundada por volta de 753 a.C. pelos irmãos Rómulo e Remo, que foram criados por uma loba, e que são o símbolo da cidade até hoje. Uma história nada alegre já que Rómulo e Remo envolveram-se numa luta e, no final, Rómulo acabou assassinando o seu irmão Remo.

Tivemos 2 dias para explorar esse magnífico local e começamos com um tour com o grupo andando pela cidade. Um walking tour super longo, 5 horas só andando e parando nos diversos pontos turísticos como a Escadaria Espanhola, Fontana de Trevi, Piazza Navona, o antigo fórum romano, o Coliseu e muito mais.

Coliseu

Escadaria Espanhola

Garrafinha de água em uma mão e deliciosos gelatos italianos em outra, só assim para aguentar o calor de 40º Celsius e o céu azul cyan. Aliás, nunca esqueça sua garrafinha de água em Roma, pois existem diversas fontes espalhadas por toda a cidade onde você pode encher de água gratuitamente.

E moedinhas, para jogar nas fontes e ter seus pedidos realizados. Tem até uma regrinha básica: se você jogar uma moeda, vai encontrar amor em menos de um ano; duas moedas é para casar; três para ter filhos e ser feliz; e a quarta, é para quem está querendo resolver sua situação amorosa com o divórcio.

Fontana di Trevi

Panteão

No segundo dia aproveitamos para conhecer o outro país que fica dentro de Roma, a capital católica, Vaticano. A residência do Papa, o menor e um dos mais ricos países do mundo. Lá é onde fica a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro, parada obrigatória mesmo para quem não é religioso.

A melhor opção é chegar ao Vaticano bem bem bem cedinho e de preferência acompanhado com um guia local. O guia melhora sua experiência em 90% e vem preparado com walkie-talkie para você ouvir as instruções e histórias, sem ele precisar gritar. Assim, chegando no Vaticano de manhã cedo, você escapa das filas e tem o resto do dia livre para caminhar por Roma. Ah, não se esqueça de se cobrir: ombros e joelhos!!

Entrada do Vaticano

Dentro do Vaticano

Walkie-talkie para ouvir as histórias sobre o Vaticano

Pinacoteca do Vaticano

Algumas informações úteis para viajantes sobre a cidade de Roma:

1) Dinheiro

A moeda oficial da Itália é o Euro. O Euro está disponivel em notas de 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 Euros e em moedas de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 centavos de Euro, além de moedas de 1 e 2 Euros.

Existem diversos bancos e casas de câmbio em Roma. Existe um escritório da Travelex na Via Conciliazone em frente de São Pedro e um escritório da Amex perto da Escadaria Espanhola.

2) Segurança
Assaltos são até que raros em Roma, porém existem sim batedores de carteiras e bolsas, incluindo crianças (trombadinhas) em gangues ou sozinhos, com mais incidência nas áreas turísticas. Algumas precauções reduzem as chances de ter uma má experiência com esses ladrõezinhos: não carregue carteiras nos bolsos de trás da calça, particularmente dentro de ônibus e do metrô. Se você tiver bolsa ou câmera digital com alça longa, coloque-a cruzando o peito ao invés de pendurada em um ombro só. Mantenha a bolsa sempre fechada e fique de olho nela o tempo todo. Se você parar em um café ou restaurante, não deixe a bolsa no chão ou não pendure na cadeira, ao invés disso, deixe-a no seu colo, onde você consegue ter controle sobre ela. Evite mexer com grandes maços de dinheiro em público atraindo atenção. Quando estiver andando na rua, segure sua câmera e bolsa do lado contrário dos carros da rua, evitando atenção de ladrões em bicicletas ou motos. E não aceite as rosas de alguém estranho, parece que estão sendo gentis, mas eles é irão cobrar dinheiro pelo gesto!

3) Lan Houses e Internet Cafés
Existem diversos Internet Cafés em Roma. Na Itália, eles pedem seu passaporte para você poder usar a internet já que mantém um registro dos sites que você visitou.

Piazza Navona

3) Comidas & Bebidas
Jantar em Roma pode sair bem caro. Também existem diversos fumantes em Roma, então é permitido fumar dentro e fora de estabelecimentos. E você não vai querer perguntar para um italiano se ele poderia parar de fumar – melhor evitar sentando longe ou esquecer as diferenças culturais. Existem diversos bares e restaurantes onde você pode comprar pizza por pedaço/fatia. Também existem excelentes restaurantes em volta da Piazza Navona e deliciosas sorveterias em volta da Fonte de Trevi e do Panteão.

4) Compras
Para sapatos femininos ultra fashion e de boa qualidade, o melhor lugar é a Via Condotti. Eles vendem em diferentes cores e estilos e eles são super parecidos com os das lojas mais chiques e conhecidas de Roma. Cartões postais e souvenirs são vendidos em todos os cantos, então não se preocupe quanto a isso. Quanto mais perto da parte baixa da Roma Antiga, mais caras são as lojas.

5) Transporte
Roma é uma cidade bem grande, então andar por tudo leva tempo. Além disso, as ruas são quase que um labirinto, estreitas e em curva, portanto não se surpreenda se você se perder. Aliás, é uma delícia se perder entre as ruas de Roma já que é um lugar completamente diferente e muitas lojinhas, restaurantes e cafés vão aparecer na sua frente. Quando você estiver cansado de se perder, pegue o metrô (mas cuidado que o metrô fecha extremamente cedo, quando eu estava lá, fechava às 21:00). O passe de metrô que vale por um dia inteiro custa em média $4 Euros.

Coisas para ver e fazer em Roma:

1) Coliseu (inclui entrada para o Monte Palatino e o Fórum Romano)
Um dos lugares mais incríveis que você vai ver. Dica super útil: a maioria dos turistas vai direto para o Coliseu e pega uma fila gigantesca! Ao invés disso, existe uma outra bilheteria do lado de fora, perto das ruínas do Fórum Romano. Lá você compra o ingresso que vale para os três pontos pelo mesmo preço e com uma fila bem menor.
Preço: Aproximadamente $15.50 Euros. Guia em áudio: $4.50 Euros. Cidadãos da União Européia (com passaporte) entre 18 a 24 anos: $10.50 Euros.
Horários: Março a Setembro: das 8:30 às 19:00; Outubro: das das 8:30 às 18:30; Novembro a Fevereiro: das 8:30 às 16:30.

Baunilha no Coliseu

2) Panteão
O templo original foi construído em 27 a.C. Olhe dentro a pequena janela redonda no telhado. Panteão significa, literalmente, o conjunto de deuses de determinada religião. Eventualmente, o termo ‘panteão’ passou a significar tanto o conjunto de deuses quanto o templo específico a eles devotado. Atualmente, ‘panteão’ é o termo designado para um mausoléu que abriga os restos mortais de diversas pessoas notáveis.
Preço: Grátis.
Horários: Segunda a Sábado das 8:30 às 19:30, Domingos das 9:00 às 18:00; Fechado às Terças.

Panteão

3) Fontana de Trevi
Essa fonte tem 25.9 metros de altura por 19.8 metros de largura e é a maior fonte barroca da cidade. A fonte foi construída na junção de três ruas e marca o final da Acqua Vergine, um dos aquedutos que costumava fornecer água para Roma Antiga.

Fontana di Trevi

4) Capela Sistina (Museus do Vaticano)
Não se esqueça de olhar o teto!!!! As filas podem ser grandes, então planeje chegar bem cedinho na Cidade do Vaticano. Não é permitido tirar fotografias dentro da Capela Sistina!
Horários: De Segunda a Sexta das 8:30 às 18:00; Fechado aos Domingos. A última entrada é uma hora antes do fechamento.

5) Castelo de Santo Angelo
Os horários mudam constantemente, mas se você for entre as 10:00 e as 16:00, você terá mais chances de entrar nesse castelo que é um dos prédios mais antigos da cidade. De seu terraço superior, tem-se uma magnífica vista do rio Tibre, dos prédios da cidade e até mesmo do domo superior da Basílica de São Pedro.
Preço: Aproximadamente $6.00 Euros.

Castelo de Santo Angelo

6) Fórum Romano
Essa é a área central em volta do que costumava ser a Roma Imperial e onde começou o desenvolvimento da civilização romana. As estruturas mais antigas e importantes da cidade antiga estão localizadas aqui.

Preço: Tour com Guia $4.50 Euros.
Horários: Diariamente das 9:00 até uma hora antes do pôr-do-sol.

Ruínas do Fórum Romano

7) Bocca della Verità
Coloque seu braço na boca da estátua de Deus: se você for uma pessoa honesta, você ficará bem, mas se você for desonesto… você perderá seu braço.
Preço: Grátis.

8- Basílica de São Pedro
A mais famosa e importante basílica de toda a igreja católica. Passeie por ela e se surpreenda com a quantidade de detalhes e a grandiosidade arquitetônica no coração da Igreja Católica. Não se esqueça de se cobrir antes de entrar. Nas Quartas-Feiras o Papa aparece na Praça de São Pedro às 10:30 para dar a sua benção ao mundo.
Preço: Grátis. Para visitar o Domo e os Tesouros custa $6 Euros.
Horários: Diariamente das 9:00 às 18:00.

Basílica de São Pedro

Baunilha na Basílica de São Pedro

Praça do Vaticano

9) Escadaria Espanhola e Trinità dei Monti
Trinità dei Monti ou Santi Trinità dei Monti deve ser a mais fotografada das igrejas de Roma já que fica no alto da Piazza di Spagna e da monumental escadaria chamada Espanhola. A Escadaria Espanhola é a maior e mais larga escadaria da Europa. Monumentais 138 degraus até a Trinità dei Monti.
Preço: Grátis.

10) Terme di Caracalla
Esses eram os banheiros públicos do Império Romano com aproximadamente 33 acres! O complexo central suportava até 1.600 pessoas tomando banho.
Preço: $6.00 Euros.

Vaticano

E não esqueçam: na próxima sexta-feira, dia 28/10, temos um encontro marcado no Chat com o STB. O link será disponibilizado pelo Twitter e na página oficial no Facebook às 17h30! Entre os principais temas, vou esclarecer dúvidas sobre essa incrível viagem com o Topdeck pela Europa e o intercâmbio e a vida em NY. Já vão anotando suas dúvidas!

Não deixe de ver os outros posts da viagem, com dicas sobre os lugares:

 

– De Londres para Amsterdam
– Rhine Valley e Munique

– Tirol, Áustria
– Veneza, Itália

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.