INTERCÂMBIO

Intercâmbio para todos os bolsos

Existem mesmo opções de intercâmbio para todos os bolsos? Te contamos algumas dicas para escolher o programa ideal, de acordo com suas expectativas e interesses

Published

on

Será que existem programas de intercâmbio para todos os bolsos? Sabemos que estudar no exterior é um investimento, mas algumas pessoas acabam deixando essa oportunidade para depois, porque imaginam que é necessário investir muito dinheiro, que é um sonho distante. Investir em educação sempre vai valer a pena, existem diversas oportunidades e maneiras de conseguir se planejar para fazer o que tanto sonha. 

Você pode se interessar: Quanto custa um intercâmbio? 

Veja abaixo alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de iniciar a preparação para o intercâmbio:  

Planeje com antecedência 

Um dos ingredientes fundamentais para um intercâmbio de sucesso é o planejamento. É essencial que se faça uma pesquisa centrada no propósito do aluno, com antecedência. É essencial pesquisar e planejar o intercâmbio, mesmo que pretenda embarcar em dois ou três anos. Planejar com antecedência e pesquisar todas as opções disponíveis pode ajudar a encontrar programas de estudo no exterior que se adequem ao orçamento proposto. 

Não deixe a acomodação por último 

Muitas pessoas pensam que a acomodação deve ser o último ponto a ser considerado. Mas na verdade, deve ser um dos primeiros. Quem busca a acomodação com antecedência pode escolher entre as opções disponíveis, ficando com aquela que melhor se adapta ao seu bolso. Por esgotar de forma rápida em alta temporada, o estudante pode ter que escolher entre opções mais limitadas, podendo ser mais caras e mais distantes de seu planejamento inicial. 

Leia também: Como definir a melhor duração para um intercâmbio 

Busque destinos que se adequam ao seu perfil  

Ao escolher o país onde vai estudar, é importante que seja levado em conta o custo de vida do local, o que pode variar significativamente de país para país. Um destino em que o custo de vida é mais baixo, pode ajudar a reduzir os gastos durante o período de estudos. 

Trabalhar pode ajudar a pagar os custos  

Diversos países permitem que estudantes internacionais trabalhem durante o período de estudos, alguns por meio período e outros até mesmo em uma jornada completa. Assim, o aluno pode conseguir pagar os custos do intercâmbio por meio do trabalho no próprio destino. Existem opções em países como Estados Unidos, Irlanda, Austrália e até mesmo, nos Emirados Árabes

Em nosso podcast STB em Modo Avião, falamos sobre esse a importância do planejamento em uma experiência de intercâmbio. Confira: 

No STB, oferecemos diversas possibilidades de intercâmbio, com foco específico para cada perfil e objetivo. Ou seja, nossa consultoria é focada nos planos do aluno, de acordo com suas realidades e expectativas. Fale com um Especialista STB e tenha todo o auxílio necessário para realizar o seu intercâmbio.