INTERCÂMBIO

Carreiras do futuro: quais são e como se preparar

As carreiras do futuro não serão lineares, saiba como se preparar para esse processo

Published

on

As carreiras do futuro estão em constante evolução. Se há dez anos os profissionais almejavam jornadas lineares, hoje esse cenário está mudando. O mercado de trabalho tem demonstrado a necessidade de profissionais cada vez mais adaptáveis, resilientes e flexíveis, que entendem que a jornada de aprendizado é contínua e que a atualização de habilidades é uma das ferramentas mais eficazes para manter carreiras relevantes em um disputado mercado de trabalho. 

E quando falamos dessa tendência, é preciso esclarecer que uma carreira não linear, não significa que o profissional vai mudar de emprego com frequência, sem critérios. Mas sim com escolhas intencionais, que mesmo não sendo lineares, demonstram planejamento e tem uma direção clara. 

Na edição de dezembro da revista STB em Modo Avião, falamos sobre o profissional do futuro e como o aluno pode se adaptar às necessidades do mercado atual. Clique para ler a revista

Impactado por aspectos tecnológicos, ambientais, sociais, políticos e econômicos, o mercado de trabalho demonstra cinco tendências claras para as carreiras do futuro. Conheça a seguir: 

Inteligência emocional 

Saber ouvir e falar de forma clara e objetiva, ter domínio das situações e ser resiliente é uma enorme vantagem competitiva. O profissional que desenvolve a inteligência emocional, certamente vai se destacar no mercado de trabalho.  

Construindo relações mais saudáveis, liderança eficaz, resolução eficiente de conflitos e uma tomada de decisão mais informada. Investir no desenvolvimento da inteligência emocional não apenas fortalece as habilidades individuais, mas também contribui para um ambiente mais positivo e produtivo, resultando em benefícios tanto para o profissional quanto para a organização como um todo. 

Um intercâmbio é a oportunidade perfeita para desenvolver esta soft skill, pois o aluno é desafiado diariamente não só no idioma, como nas relações interpessoais e habilidades de comunicação.  

Veja nossa seleção de cursos para de desenvolver a inteligência emocional: 

Explorando o Mundo dos Negócios e da Comunicação Internacional 

Destino: Vancouver

Duração: a partir de 4 semanas 

O programa do curso traz princípios básicos sobre fundamentos da Comunicação Interpessoal, com foco nas habilidades de comunicação do aluno, para construção de conexões sólidas dentro e fora do mundo corporativo.  

Adaptabilidade 

As empresas buscam profissionais com habilidades que ainda não existem no mercado. Pessoas flexíveis, que conseguem se adaptar às diferentes demandas propostas, estão mais preparadas para essa realidade. Seja em relação à novas tecnologias ou habilidades específicas, a necessidade é de pessoas que saibam se reinventar e se adaptem às mais diversas situações, mesmo em momentos de crise.  

Veja o curso indicado para trabalhar essa habilidade e se preparar para as carreiras do futuro: 

Programa de Férias | The School of The New York Times | Summer Academy    

Destino: Nova York 

Duração: 2 semanas 

Programa de férias individual para alunos de 15 a 17 anos, com objetivo de desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de solucionar problemas, explorando diferentes áreas de atuação, como Engenharia, Direito e Jornalismo. Busca desenvolver as habilidades de comunicação do aluno, com workshops que exploram diferentes aspectos de atuação da ONU.

Leia também: Construindo uma carreira internacional 

Trabalho em equipe 

Cada vez mais, será exigido que o profissional trabalhe em projetos híbridos, que reúnem as mais diversas pessoas e áreas de atuação. Saber lidar com as diferenças e extrair o melhor do outro em diferentes situações, será uma prática muito valorizada. O estudante que quer se destacar, deve investir em suas habilidades comportamentais e de liderança, para executar trabalhos exitosos em equipe. 

Semestre Universitário na UCLA 

Destino: Los Angeles

Duração: 2 quarters 

Programa indicado para alunos que buscam uma experiência de intercâmbio universitário em uma das melhores instituições do mundo. Localizada em Los Angeles, hub de tecnologia e entretenimento mundial, a UCLA oferece oportunidades nas mais diversas áreas de estudo, como Design, Comunicação, Engenharia e Negócios. O estudante poderá explorar a área de estudo de interesse, com possibilidade de atuar em projetos em diversos outros setores, além de explorar a capacidade de networking com pessoas do mundo todo. 

Empreender e Inovar 

Empresas inovadoras procuram profissionais dispostos a inovar, independente do diploma que possuem. Nos últimos anos, as companhias têm buscado pessoas de acordo com habilidades específicas, muito mais que só pelo currículo estudado.  

Grandes corporações estão interessadas em profissionais que estão dispostos a aprender, inovar e empreender. Essa pode ser considerada uma nova tendência do mundo corporativo por diversas razões, por ser uma ótima forma de aumentar diversidade, equidade e inclusão no ambiente de trabalho, além de atrair candidatos com trajetórias não tradicionais e autodidatas.   

Conheça nossa seleção de programas de intercâmbio com foco nessa habilidade, para te ajudar a se preparar para as carreiras do futuro: 

Diploma em Análise de Dados com Estágio  

Destino: Vancouver

Duração: a partir de 20 semanas 

O programa oferece uma experiência de aprendizado completa para quem deseja se inserir no mercado e obter oportunidades na área da tecnologia. É indicado a alunos a partir de 18 anos, que pensam em adquirir habilidades técnicas, analíticas e de negócios por meio de exercícios de análise dados, laboratórios e projetos práticos. 

A importância do Lifelong Learning 

Trajetórias profissionais não lineares demandam aprendizado contínuo e desenvolvimento de habilidades não tradicionais. A aprendizagem não termina com um diploma, e as carreiras do futuro vão exigir a atualização constante de habilidades. Essa busca pelo desenvolvimento profissional constante deve se tornar uma prática comum para aqueles que buscam se manter relevantes em um mercado de trabalho em constante transformação. 

Veja a nossa seleção de cursos para trabalhar essa habilidade e estar pronto para as carreiras do futuro: 

Experiência 45+  

Destinos: Malta, Londres, Cape Town, Nova York

Duração: a partir de 2 semanas 

Esse programa é direcionado a alunos com mais de 45 anos, que buscam ampliar a visão de mundo por meio de experiências imersivas. Além das aulas de inglês, poderão trabalhar as habilidades de comunicação no idioma, com eventos de networking e atividades desenvolvidas especificamente para o curso.  

Quer saber como desenvolver suas habilidades e se tornar um profissional do futuro? Fale com um Especialista STB e conheça o intercâmbio ideal para você!