INGLATERRA

MELHOR INTERCÂMBIO NA INGLATERRA

Confira como foi a experiência da Larissa.

Published

on

Para participar da promoção #FreeExperience, a viajante Larissa Araujo nos contou como foi a sua experiência em Londres e seu intercâmbio na Saint Clare’s, em Oxford. Ela narra como foi conviver com pessoas de todas as nacionalidades e o que ela aprendeu durante a viagem.

Uma experiência mágica

Por  Larissa Araujo

É impossível descrever em linhas uma experiência tão mágica quanto uma viagem. Um dicionário descreve ‘viagem’ como deslocamento de um lugar distante para o outro. Mas não são palavras que viajam, são seres humanos – e com eles suas histórias, suas culturas, sua vida…

E o que mais precioso tem um lugar novo para dar do que sentido a essa vida, com novas culturas e perspectivas? Foi exatamente o que Londres/Oxford, lugares que eu escolhi para viajar com o STB, me deram! Eu ganhei muito mais que um carimbo no passaporte. Eu aprendi muito mais do que falar inglês, habilidade que melhorou indescritivelmente em apenas três semanas que permaneci no lugar que eu já sinto que posso chamar de casa. Eu fiz muito mais que colegas de sala, fiz amigos – alguns que eu até já tenho a liberdade de chamar de família. Ganhei muito mais do que histórias para contar. Ganhei a experiência de vida que poucos têm a oportunidade!

No meu primeiro dia, eu não estava tão confiante e nem me passava pela cabeça que a viagem iria ser 1/10 do que foi! O choque com uma cultura tão diferente e um lugar tão distante me deixava apreensiva, mas já no segundo dia fui me adaptando e no fim eu já me sentia uma verdadeira ‘nativa’!

Minha rotina era inexplicavelmente perfeita, o que não quer dizer sem desafios! Eu acordava cedo e pegava ônibus todos os dias, e ninguém consegue imaginar o quanto isso me deixou mais preparada para as situações corriqueiras. Eu amava ver as pessoas pegando ônibus todos os dias e prestar atenção na rotina delas, que era tão diferente da minha… Eu chegava na sala e tinha aulas de inglês na escola Saint Clare’s, local do qual eu já me sinto parte, com professoras fluentes e, mais que isso, nascidas e criadas no país – quem mais poderia ensinar um inglês tão bom quanto elas?

Eu convivi com jovens de todas as nacionalidades possíveis e imagináveis, aprendi e absorvi as melhores coisas que eu podia deles e hoje em dia tenho o prazer de saber que posso contar com grande parte dessas pessoas para o que eu precisar. Não perdi o contato com a maioria e converso com eles sempre que posso!

De tarde, quando eu não tinha aula, eu gostava de ir aos passeios da escola e conhecer todas as programações imperdíveis que a Saint Clare’s fornecia! Após o jantar, eu voltava para casa e contava todo o meu dia para a família que estava cuidando de mim lá – e com todo amor que podiam! Nunca me esquecerei deles! Não tinham filhos, mas tenho certeza de que nasceram para serem pais. Me trataram como uma filha e me davam toda a assistência e ajuda que eu precisava!

Uma das minhas melhores escolhas foi a de preferir ficar em casa de família. Graças a isso, aprendi a cultura britânica de um jeito que eu nunca aprenderia em cursos de inglês, filmes, ou de qualquer outra maneira! Mais do que aprender, eu vivi essa cultura, eu vivi todos esses costumes, eu me surpreendi com alguns e, hoje em dia, sinto falta de uns na minha atual rotina!

O que aprendi no meu intercâmbio

Aprendi que a vida não é igual para todos, aprendi que a visão que as pessoas têm do seu país nunca é a mesma que você de dentro tem! Aprendi também que conhecer culturas novas não é se esquecer da sua, é somar!

Nessa viagem, eu somei sonhos, somei amigos, somei vidas, e guardo-as todas na memória. Como eu disse, é impossível passar todas elas por um texto, é impossível descrever o que eu senti ou tudo que nunca me esquecerei desse lugar mágico!

O que é possível que eu faça é recomendar viagens desse tipo para todos que puderem e torcer para que sejam tão boas quanto a minha foi! Com certeza, não me arrependo um momento sequer de ter decidido viajar exatamente do jeito que eu viajei: com o STB, para Oxford, estudando na Saint Clare’s e ficando em casa de família. Mas independentemente de qual seja a sua escolha, eu tenho que lhe desejar toda a sorte do mundo e que você entre de cabeça nessa experiência do mesmo jeito que eu entrei – e espero continuar entrando pelo resto da minha vida!

Experiência em Oxford

 

 

 

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile