DESTINOS

MEU INTERCÂMBIO EM MALTA: QUEBRANDO BARREIRAS

O nosso viajante Eberton Bonatti conta tudo sobre a sua experiência em Malta

Published

on

O viajante Eberton Bonatti, 43 anos, nos contou como foi a sua experiência de intercâmbio em Malta com o STB. No depoimento a seguir ele narra o quanto é importante quebrar barreiras, nunca estar parado, buscar novos aprendizados e experiências.

Muito velho para isso?

Por Eberton Bianchi Bonetti

A decisão de fazer um intercâmbio foi duramente pensada, afinal não me via como o tipo de cliente para intercâmbio, que soava como algo para adolescentes, jovens ou pessoas sem experiência em viajar.

Profissional de TI (Tecnologia da Informação) com 25 anos de carreira, interrompida apenas para cumprir o serviço militar, formado em ciências da computação e pós-graduado, certificado PMP® e MCTS®, já ministrei aulas em cursos de pós graduação e nos últimos quatro anos gerenciei um projeto de TI fora do Brasil; tenho duas filhas lindas (pré-adolescentes) e vivo com minha atual esposa há pouco mais de cinco anos (em abril, oficializamos nossa união com um casamento a dois no Havaí, e todas as nossas viagem organizamos sozinhos até então.

Gostamos de passar nosso tempo com a família, assistir a seriados (depois do intercâmbio, nada de legendas em português), viajar, pedalar e surfar. Relato todo este histórico apenas para embasar minha pergunta: um intercâmbio faz sentido a essa altura da vida?

Bom, a resposta você já sabe, senão eu não estaria aqui descrevendo esta experiência, porém uma pergunta mesmo com uma resposta óbvia não pode ser desprezada, portanto: SIM. Descobri da melhor forma que faz todo o sentido ser um intercambista quando se está aberto a novas experiências, que não se trata de uma questão de idade cronológica, mas sim uma questão de estado de espírito.

No caso do STB, encontrei uma empresa que se estruturou e pensou em detalhes que não fariam parte de minha organização. Não por ser complicado, mas nessa altura da vida temos de eleger prioridades, o tempo é escasso, e dividir os preparativos tendo em conta o que para você é importante mostrou que o intercâmbio é altamente atrativo e vantajoso também para uma fase “mais madura” da vida.

Meu intercâmbio em Malta

O destino escolhido não é tão conhecido. Na verdade, quando a atendente nos falou dos destinos, tive que olhar no mapa com cuidado, senão passava batido sem ver esse pequeno conjunto de ilhas no mar Mediterrâneo (Malta), mas o clima quente, as paisagens excepcionais e a arquitetura nada comum logo me chamaram a atenção. Então claro, fiz o dever de casa, assisti a vídeos, pesquisei mais informações. Confesso que os vídeos não ajudaram muito, mas com as pesquisas não tive dúvidas que seria algo a desbravar.

Defini a data, escolhi a escola, o tipo de acomodação, o pagamento e pronto! O pessoal organizou tudo no capricho, com um app que possibilitava ter tudo a mão, e ainda mais um kit backup impresso. Não me preocupei, mas mesmo assim ainda fizeram uma reunião para esclarecer qualquer dúvida, e muito atenciosamente me atendiam pelo WhatsApp e acompanharam a viagem pelas redes sociais. Realmente foram impecáveis.

Chegando em Malta, tudo correu conforme planejado. Nos primeiros dias, um calor maior que o esperado. Você demora um pouco para se acostumar com a paisagem branca que mistura a cor das casas com a cor do solo, mas o azul do céu e do mar logo compensam e você já passa a se sentir em casa ou, se preferir, no cenário de alguns dos melhores filmes e seriados que assistiu (quem não viu: “Gladiador”, “O Conde de Monte Cristo” ou, para os mais jovens, “Game of Thrones”?).

Depois das aulas muito animadas e produtivas, com pessoas de todas as idades e diversos países, intercalava as aventuras e passeios pela região, local que descobri que está entre os dez melhores para prática de mergulho e snorkel do mundo.

Bom, difícil explicar tudo o que vivi por lá. Por isso decidi colocar neste vídeo um pouco desta viagem. Espero que inspire outros viajantes, pois com palavras é impossível dar a dimensão desta experiência. Ah, antes de terminar, um agradecimento especial e os méritos à minha esposa Deise, que embarcou nesta comigo, e também fez o intercâmbio – e acredito saber exatamente ao que me refiro. Com certeza em breve partiremos para uma próxima jornada!

Trip to Malta

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile