DESTINOS

VISTO DE TRABALHO APÓS O INTERCÂMBIO

A maioria dos países permite que estudantes permaneçam no exterior após os estudos; saiba mais!

Published

on

Existem diversas possibilidades para estudantes estrangeiros que desejam continuar trabalhando após fazer um curso de nível superior no exterior. Canadá, Estados Unidos, Austrália, Holanda e Reino Unido são alguns dos países que oferecem essa opção por meio de programas como PGWP e OPT, entre outros.

Sabemos que essas siglas podem causar confusão em quem está pesquisando as melhores possibilidades de cursos de graduação e pós-graduação no exterior. Por isso, explicamos neste texto um pouco mais sobre as regras de cada destino. Confira:

PGWP – Post-Graduation Work Permit, no Canadá

O PGWP é uma permissão de trabalho no Canadá que os estudantes podem solicitar uma única vez após completarem um programa de, no mínimo, oito meses de duração em uma faculdade pública ou um programa em faculdades privadas que seja designado pelo governo.

A permissão de trabalho pode ter de 8 meses até 3 anos, de acordo com a duração do curso, e não oferece restrição de horas. Ela é válida para cursos de nível superior, como colleges, especializações e pós-graduação.

VOCÊ PODE GOSTAR: DIFERENTES INTERCÂMBIOS PARA MORAR NO CANADÁ

Um dos principais benefícios do PGWP é que os cônjuges do estudante também ganham a possibilidade de estender a sua permissão de trabalho no país e podem continuar trabalhando full-time durante o período.

OPT – Optional Practical Training, nos EUA

A ideia do Optional Practical Training é dar aos estudantes internacionais a oportunidade de trabalhar nos Estados Unidos ao final de um curso de nível superior, seja ele uma graduação ou uma pós-graduação, garantindo assim experiência internacional em sua área de estudo.

Em geral, o OPT tem duração de até 12 meses. Porém, estudantes das áreas STEM, que compreende cursos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, podem estender a permissão para até 36 meses no total.  

SAIBA MAIS: PRINCIPAIS PROGRAMAS DE TRABALHO NOS EUA

O estudante pode aplicar para o Optional Practical Training a cada novo nível de ensino concluído. Isso quer dizer que, caso tenha um diploma de bacharel e faça o OPT por 12 meses após a graduação, poderá se candidatar novamente a permissão de trabalho após um curso de pós-graduação.  

Post-Study Work Stream 485, na Austrália

Estudantes que concluíram um curso de nível superior na Austrália com, no mínimo, dois anos de duração têm a possibilidade de solicitar o visto conhecido como 485. São considerados elegíveis alunos que fizeram um bacharelado, mestrado ou doutorado em uma instituição australiana registrada no CRICOS – Commonwealth Register of Institutions and Courses for Overseas Students.

O visto 485 pode ser solicitado apenas uma vez e seu tempo de duração pode variar de acordo com a região de onde o estudante aplica. Por exemplo, se aluno estiver nas chamadas áreas metropolitanas, onde ficam Melbourne, Sydney e Brisbane, o tempo de permanência concedido costuma ser de até dois anos. Já em cidades como Adelaide, Newcastle e Gold Coast a permissão pode chegar a até três anos.

VOCÊ PODE GOSTAR: TUDO SOBRE IMIGRAÇÃO PARA A AUSTRÁLIA

É possível pedir o visto 485 da Austrália até 6 meses após o término do visto de estudos e o solicitante principal precisa estar em território australiano. No entanto, o 485 contempla os familiares, como cônjuge e filhos e, durante o processo de aplicação, os outros integrantes da família não precisam estar no país.

Orientation Year, na Holanda

Alunos que terminaram um curso de graduação, que concluíram um projeto de pesquisa ou um mestrado na Holanda podem solicitar uma permissão de permanência no país chamada Orientation Year.

Considerada uma autorização de residência, ela permite que estudantes estrangeiros trabalhem por até um ano após a conclusão da experiência acadêmica, com o objetivo de adquirir experiências de trabalho que ajudem a complementar os estudos.

SAIBA MAIS: MOTIVOS PARA FAZER A FACULDADE NA HOLANDA

Graduate Route, no Reino Unido

O programa, que em tradução literal significa uma rota após a graduação, oferece aos estudantes internacionais que se formaram em instituições de ensino superior credenciadas a oportunidade de ficar e procurar um trabalho no Reino Unido após a graduação.

VOCÊ PODE GOSTAR: 3 UNIVERSIDADES NO REINO UNIDO PARA CONHECER

O objetivo é reter graduados talentosos e habilidosos para inseri-los no mercado de trabalho local. Uma das vantagens do Graduate Route é que ela não é patrocinada, isso quer dizer que o estudante não precisa ter uma oferta de emprego para se qualificar ao visto – isso também é válido para todos os vistos citados no texto.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre as possibilidades de cursos de graduação e pós-graduação no exterior? Fale com os nossos especialistas e descubra a opção de intercâmbio perfeita para você!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile