Sem categoria

Como fazer uma viagem de Trem pela Europa

Published

on

Quase todo mundo que pensa em conhecer a Europa já se imaginou com uma mochila nas costas, embarcando num trem hipermoderno em uma grande capital, se acomodando com todo conforto numa poltrona com vista para paisagens de tirar o fôlego.

O que é mais legal desta ‘viagem mental’ (que não nega a influência de Hollywood) é que a realidade não está muito distante disso. Com uma das melhores redes ferroviárias do mundo, é mais do que possível fazer uma grande viagem de trem pela Europa, com inúmeras possibilidades de conexões para todos os cantos.

Vale lembrar que cada país pode ter condições diferentes tanto na malha ferroviária quantos nos trens: também é preciso ter espírito esportivo e alguma flexibilidade, principalmente ao viajar pelos países mediterrâneos.

E para o brasileiro que compra os passes ainda no Brasil, os custos são bem econômicos pois existem vários tipos de passes de trem para a Europa exclusivos para quem compra antecipadamente e fora da comunidade européia – muito mais baratos que comprar trecho a trecho no local.

Planejamento para viajar de trem pela Europa

Para aproveitar ao máximo sua viagem e também o seu dinheiro, vale a pena dedicar-se ao planejamento: com a ajuda dos orientadores do STB, você poderá traçar a rota mais vantajosa para conhecer todos os lugares que sempre sonhou.

passes de trem que abrangem 17 países da Europa: Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Irlanda, Espanha, Suíça e Suécia ou passes em que se pode escolher uma combinação de países fronteiriços.

É também possível escolher entre os tipos de passes: de uso livre por um período de dias corridos (15 ou 21 dias, 1, 2 ou 3 meses) ou dias alternados (5, 6, 8, 10 ou 15 dias) dentro de 2 meses.

O Eurail Pass pode ser de 1ª ou 2ª classe, com preços diferenciados para estudantes, jovens até 26 anos, grupos ou melhor idade. Veja aqui algumas opções. Você poderá, por exemplo, programar os trechos mais longos de viagem para o período noturno, economizando uma diária de acomodação ao utilizar os vagões-leito de alguns trens.

Ou, nos casos onde a paisagem é a atração, programar viagens diurnas com pequenas paradas para o almoço ou um café em cidades interessantes e que talvez nem fizessem parte do seu roteiro, mas que valem uma visita rápida.

E aproveite para reservar também com antecedência, as noites de acomodação nas cidades em que pretende ficar por uma ou mais noites, principalmente nas grandes capitais e nas cidades onde está previsto chegar no final da tarde ou à noite. Isto o poupará do estresse e de horas de procura, sem falar do risco de inesperadamente encontrar alguma cidade lotada por algum congresso ou evento desconhecido.

Planeje agora o seu intercâmbio e aproveite para fazer o seu mochilão de trem pela Europa!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.