IDIOMAS

INTERCÂMBIO DE ESTUDO E LAZER

Nesta modalidade de intercâmbio, você concilia aulas de idioma com a sua atividade favorita: de gastronomia a cinema

Published

on

Já pensou em praticar inglês e ainda aprender a surfar na Austrália? E aprender italiano e desenvolver as habilidades de gastronomia na Itália? Pois foi isso que a representante comercial Eunice de Freitas, de 61 anos, escolheu fazer nas férias. Desde sempre apaixonada por viagens, ela já morou fora do Brasil e viajou a diversas regiões do mundo, do Haiti a Hong Kong, mas, recentemente, descobriu uma nova paixão: estudar no exterior.

Em 2011, Eunice fechou um programa de intercâmbio e gastronomia em Roma pelo STB. Pela manhã, ela praticava o italiano na Dilit. E, no período da tarde, fazia aulas de culinária com uma professora aposentada da escola em sua própria casa. A atividade era compartilhada com outra aluna brasileira, além de uma húngara e uma suíça. “A professora ensinava alguns segredos dos molhos e temperos, dando aulas sobre comidas do dia a dia: carne, peixe e, principalmente as massas italianas. Era muito interessante! Eu já sabia cozinhar, mas aprendi uns segredinhos”, conta ela.  Essa dobradinha também a auxiliou na prática do idioma, pois ela colocava em prática o vocabulário aprendido em sala.

Homem fazendo pão, em intercâmbio na Itália com curso de gastronomia

Os benefícios do intercâmbio de estudo e lazer

Além de conhecer gente do mundo inteiro, aproximar-se de outras culturas e ter uma experiência de vida única, o intercâmbio de estudo e lazer permite desenvolver novas habilidades ou descobrir novos talentos de acordo com seus gostos e hobbies.

Para garantir que a experiência seja enriquecedora, os cursos de idioma com hobby normalmente são feitos com moradores locais. Dessa forma, os alunos conseguem fazer uma imersão completa no idioma tanto na parte gramatical em sala de aula quanto na conversação informal do dia a dia durante as atividades de lazer.

Para Eunice, essa experiência de intercâmbio de estudo e lazer foi marcante. Tanto que, um ano depois, ela foi atrás de outro desafio e decidiu estudar inglês intensivo na EC, em Toronto, oportunidade que encontrou para colocar em prática os segredos gastronômicos aprendidos em Roma: em algumas ocasiões, depois das aulas, Eunice reunia os colegas de classe em seu apartamento e cozinhava para todos.

‘O dinheiro mais bem empregado é aquele destinado a um intercâmbio”, diz Eunice. “Você volta com outra cabeça. Você se sente um cidadão do mundo. A coisa mais maravilhosa é saber que existe um mundo que não tem mais fronteiras’.

Amigos se divertindo na neve, em intercâmbio em Toronto

E como funciona o intercâmbio de estudo e lazer?

Nesses tipos de programa, os estudantes acompanham aulas do idioma que escolheram no período da manhã. E, no período da tarde ou aos finais de semana, eles têm a oportunidade de pôr em prática o que estudaram fazendo a atividade que mais gostam.

Para auxiliar na escolha do programa ideal de acordo com o perfil do aluno, o STB conta com consultores especializados em intercâmbio, que dão toda a orientação para ajudar na escolha do tipo de curso e da escola que ele queira combinar.

Amigos estudando na biblioteca

Quais atividades podem ser combinadas com o curso de idiomas?

As opções variam de acordo com cada país e suas particularidades, mas podem ser: dança (balé, flamenco, tango, salsa, jazz e hip-hop), gastronomia (francesa, italiana, espanhola e mediterrânea), arte, criatividade (animação 3D), cinema, esportes (tênis, surfe, esqui, mergulho, snowboard, golfe e yoga), design, fotografia, história, marketing e comunicação, moda e tecnologia.

Em quais países é possível aliar estudo e lazer no intercâmbio?

Os países que oferecem estes tipos de programas de intercâmbio são Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália e Japão. Os programas são disponibilizados conforme o que país pode oferecer. Por exemplo, é possível fazer um intercâmbio de inglês + surfe na Austrália ou espanhol + salsa no Chile. Gostou da ideia? Que tal aproveitar as próximas férias para fazer o que mais gosta e ainda avançar em uma nova língua?

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.